x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 51

Tópico: Bateria Ideal

  • #13



    Tá bom tá bom...
    girti vc ta certo: confiabilidade em primeiro lugar: posso até ficar atolado sim pq nao tenho pneus bons, mas nunca quebrei no meio da trilha!

    Vale a dica: compre coisas boas, de marcas ou de preferencias a peças originais ou similares nacionais de referencia, que na maioria sao melhores q originais.

    Bateria qq uma acima de 65ah, mas qto maior, mais cara é. Além disso, uma de 56ah é suficiente pra tocar o niva sim. Lembre-se que a bateria só liga o motor, mais nada, a nao ser com o motor desligado.

    Com o motor ligado o que manda é o alternador, que deve ser de 60ah no minimo. O do tempra, santana ou qq outro carro nacional com ar e desembaçador pode ser usado, desde que adaptado. O do omega por ex é de 120A.

    Eu prefireria colocar o estepe no bagageiro, acho mais legal e atrapalha menos.

  • #14
    Citação Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post
    Bom, se bateria for "qualquer uma", então...fazemos assim...pneu, ah...põe qualquer um...pastilha de freio...ah, tanto faz...qualquer uma, desde que funcione...amortecedores...também tanto faz...se estiverem funcionando...

    Infelizmente, é por isso que Niva está virando sucata...enquanto não compreenderem que adaptação (qdo. feita de forma criteriosa) é uma coisa, e gambiarra é outra, a coisa só tende a piorar...Enfim, cada qual com suas necessidades e com seus valores...se é que isso ainda existe.

    Abs
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #15
    Citação Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post
    Bom, se bateria for "qualquer uma", então...fazemos assim...pneu, ah...põe qualquer um...pastilha de freio...ah, tanto faz...qualquer uma, desde que funcione...amortecedores...também tanto faz...se estiverem funcionando...
    Infelizmente, é por isso que Niva está virando sucata...enquanto não compreenderem que adaptação (qdo. feita de forma criteriosa) é uma coisa, e gambiarra é outra, a coisa só tende a piorar...Enfim, cada qual com suas necessidades e com seus valores...se é que isso ainda existe.

    Abs
    Assino embaixo! As peças vagabundas e baratas só estão no mercado porque sempre tem alguém procurando peças mais e mais baratas (e mais vagabundas, porque milagre ninguém faz!).

    Há algum tempo, reclamei com um tradicional fornecedor de peças Lada, cujo nome vou omitir, sobre a má qualidade de algumas peças, e ele me explicou (as observações entre parênteses são minhas):

    Mantemos estas peças (mais vagabundas) em estoque, pois há muitos clientes que não aceitam os preços cobrados pelas peças de melhor qualidade, e acabam comprando de outro fornecedor (disposto a fornecer as peças vagabundas). Assim ,somos, muitas vezes, obrigados a ter mais de um tipo de peça em estoque (a boa e a vagabunda), para não perder clientes. Quem quiser qualidade, vai comprar a peça confiável, quem quer gastar pouco, vai comprar a outra (a vagabunda).

    Repetindo, para ficar claro: as peças vagabundas só estão no mercado porque há alguém disposto a comprá-las. E depois, quando quebrar, vão dizer que o carro é que não presta!

    Um exemplo concreto: alguns niveiros mais antigos vão lembrar da "crise dos pivôs", quando houve uma grande quantidade de Nivas que tiveram seus pivôs quebrados em condições de uso normal (eu fui um deles!). Houve até quem, contrariado, vendesse seu Niva, por não mais confiar nas peças. Estes pivôs apareceram no mercado a um bom preço, bem melhor do que os importados russos, e foram um grande "sucesso de vendas", até que começasse a quebradeira. Felizmente, sumiram do mercado, substituídos pelos de melhor qualidade, mas deixaram sua marca, até hoje, mesmo sem um motivo lógico, muita gente tem medo que, de uma hora para outra, algum pivô quebre.

    Resumindo: manter um carro, qualquer que seja, em ordem custa dinheiro. E se for um 4x4, submetido a condições mais duras, custa ainda mais caro. Portanto, quem quer ter um 4x4 para brincar ou para rodar Brasil afora, deve estar ciente de que isto é um luxo, e assumir esta responsabilidade, ou desistir da brincadeira e voltar para o 4x2! Sai mais barato, e o dindin que sobrar dá para comprar muuuuitas latinhas!

    Abraços
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #16
    Gil,

    você tem toda razão, estou tentando mesmo fazer isso, ir primeiro atrás das prioridades e coisas de segurança e no final se sobrar dinheiro eu enfeito o Nivolino. De vez em quando meio que saio do rumo pois fico empolgada querendo colocar adesivos e outros acessórios, mas ainda estou conseguindo me controlar, já que acabei de compar o carro, paguei razoavelmente barato e por isso imagino que terei alguns gastos com mecânica pela frente.

    Abs. e obrigada pelas dicas


    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Ana, é recomendável instalar uma bateria de 65 Ah. é um pouco mais do que o Niva precisa, o que lhe dará uma reserva para lâmpadas mais fortes 100/90W nos faróis, faróis auxiliares (recomendo os de neblina, ajudam bastante em viagens noturnas, iluminando as laterais da pista), ou algo parecido. Não economize, para não ficar na mão, use boas marcas. Eu uso a Moura há anos, nunca tive problemas, mas há outras boas marcas, como a Heliar, a Delco, a Durex, por exemplo.

    Quanto ao estepe, recomendo fortemente que você espere por algum tempo para fazer esta modificação. Ela é complicada e irá trazer alguns problemas (visibilidade, uso do porta-malas dificultado), só deve ser feita quando não houver outra possibilidade de instalação do estepe (motor maior do que o original, sem ter bagageiro, por ex.). O lugar onde o estepe está originalmente é ótimo, fica escondido (roubos mais difíceis) e serve para guardar objetos (litros de óleo de reserva, ferramentas, ou algo assim).

    Ana, espero que você entenda o que vou escrever a seguir como um conselho amigo, e não uma crítica azeda. Também deixo claro que não estou fazendo uma crítica pessoal, o que escrevo abaixo é genérico, vale para uma grande parte dos novos proprietários de Niva, que se empolgam e acabam colocando a carroça na frente do burro, invertendo prioridades de despesas com o carro.
    É muito importante que um novo proprietário se familiarize com o Niva, descubra o que há para ser feito na mecânica, elétrica e funilaria, se ele precisa de novos pneus, se os freios estão em ordem, etc... Entretanto, vejo muitos se preocuparem mais com adesivos, bagageiros, quebra-matos e faróis auxiliares, deixando de lado coisas importantes que deveriam ser feitas antes. Depois, o carro quebra, dá problemas, e a pessoa, lamentando o dinheiro gasto, põe o seu Niva à venda, e passa a maldizer todo e qualquer Niva.

    Mande fazer um cuidadoso levantamento do que será necessário providenciar para deixar o seu Niva em dia, organize uma lista destas pendências, e vá eliminando estes problemas, em ordem de importância, conforme o seu bolso o permita. Se tudo correr bem, em pouco tempo você terá um carro confiável, e vai virar mais uma "doente por Niva", como muitos de nós!

    Um abraço, boa sorte!

  • #17
    Só para constar, a bateria original do Niva é de 55Ah, 12V... No meu tem uma de 65Ah e dá conta do recado...

  • #18

    parabéns a todos que defendem a qualidade.

    Fiquei feliz com os comentários de qualidade acima de tudo.
    Já faz um bom tempo que tenho meu niva (mais ou menos na verdade).
    No começo era toda aquela empolgação: coloca isso, troca aquilo, calça, etc e mais etc....
    Só que analisando tudo isso um pouco mais criteriosamente fui verificando que quanto menos adaptações fizer, melhor fica (na sua devida proporção claro). No início já queria colocar ap e o diabo a quatro (levantar, acoplamento...) Só que fui vendo outros nivas e poucos, bem poucos mesmo tinham uma qualidade de adaptação que me satisfazia. Resultado: o meu está praticamente original pois preferi colocar peças de qualidade ou deixar como está (é menos dor de cabeça). Vou trocando conforme as peças começam a abrir o bico, e aí procuro pesar entre adaptação e original (ambas de qualidade claro). Nesse tempo todo nunca, mas nunca fiquei na mão com o niva. Não sei se é sorte ou porque quase todo fim de semana tenho saco pra dar uma verificada nele. Vejo cabo, vazamentos, óleo, folgas, coisa básica, de uns 30 minutos.
    A meu próximo passo é o acoplamento (pois agora achei um que não precisa cortar a ponta do eixo da caixa, lê-se jossano).
    Parabéns a todos que evitam que o niva tenha sua reputação mais defamada ainda.
    Ps: uso bateria de 80 amperes ajax (a partida aparentemente ficou bem mais leve com essa força)
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #19

    Cuidado com essa!

    Citação Postado originalmente por anacris1000 Ver Post
    Ficou super legal o estepe atrás, gostei
    Essa adaptação tem de ser muito, mas muito bem feita mesmo. A maioria que vi (3) estavam com problemas na fixação (trincas), pois ele vibra e não a lata que aguente essa vibração (lembe-se que o niva não tem chassi para fixar ele).
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #20
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Essa adaptação tem de ser muito, mas muito bem feita mesmo. A maioria que vi (3) estavam com problemas na fixação (trincas), pois ele vibra e não a lata que aguente essa vibração (lembe-se que o niva não tem chassi para fixar ele).
    Abraços.

    Correto! Lugar do estepe, no Niva, é no cofre (compartimento) do motor. Foi projetado para ficar ali. No máximo, em casos ímpares, coloca-se o estepe - adequadamente preso - num bagageiro (resistente) no teto do veículo. Qualquer coisa diferente disso pode causar dano à lataria ou estrutura do carro.

    Abs

  • #21
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0

    Há controvérsias

    Citação Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post
    Correto! Lugar do estepe, no Niva, é no cofre (compartimento) do motor. Foi projetado para ficar ali. No máximo, em casos ímpares, coloca-se o estepe - adequadamente preso - num bagageiro (resistente) no teto do veículo. Qualquer coisa diferente disso pode causar dano à lataria ou estrutura do carro.

    Abs
    Num todo, o projeto do Niva não é uma perfeição. Realmente a fixação do suporte de estepe na trazeira do Niva precisa ser bem feita, se não pode ocorrer algumas trincas.
    Há mais de 5 anos tenho utilizado estepes na trazeira dos meus 3 Nivas, nunca tive problemas. Mas quem fez o suporte e instalou fui eu, sendo cópia do Natal4x4.
    No atual Niva, fiz um reforço interno para dar uma maior garantia.
    Em breve posto umas fotos

  • #22
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Também concordo com você Renato , muitas daptações resolvem problemas no Niva , até porque peças Russas mesmo , originais quase não existe mais no Brasil .Apenas Italianas e Argentinas, cuja qualidade são apenas razoáveis . Um exemplo , cansei de comprar cilindro inferior de embreagem e hoje estou adaptando o Varga da Toyota Bandeirante, cujo reparo é vendido separadamente .

    Agora, claro, a adaptação é trabalhosa .

    Com relação ao estepe dentro do cofre , é um transtorno, pois so cabe o pneu original , e quando fazemos trilha , suja tudo de barro . Além do mais, não sou favorável a pneu dentro do motor , pois num princípio de incendio ele pode pegar fogo.

  • #23
    Há estilos diferentes entre os Niveiros. Precisamos levar isso em consideração.

    Eu sou um ferrenho defensor da originalidade do Niva. Claro que nem o projeto, nem as peças, nem serviços, nem desempenho dos Nivas pode ser destacado como de altíssima qualidade. Mas e de um Celta? Pode? Igualmente não! Esta discussão de que tal carro é melhor ou pior é papo de botequim que nunca chega ao término. Então, deixo de lado.

    Há niveiros que: (vejo-me no grupo 2)
    1) Defendem a originalidade 100%.
    2) Toleram adaptações inevitáveis, reversíveis e melhorias "indispensáveis".
    3) Não se opõem às adaptações, tendo-as como alternativa igualmente válida em relação às peças originais
    4) Vêem as adaptações como forma de hobbie
    5) Optam pelas adaptações por desconhecimento de outras alternativas.

    Exemplifico: Tem necessidade de fazer adaptação em cruzeta? Homocinética? Nenhuma!! Ambas as peças originais são encontradas facilmente! A homocinética tem o fator "preço", mas a adaptação certamente chegará no mesmo custo final.

    Nossas respostas são sempre influenciadas, obviamente, pelo nosso estilo na posse do Niva.

    Há também que se ressaltar estilos de atitude em relação à manutenção:

    Há niveiros que: (vejo-me no grupo 1)

    1) Fazem manutenção preventiva -da embreagem às lâmpadas-, estando com a viatura pronta pra qqer parada. (e trocando antes de quebrar, vc ainda pode deixar as peças substituídas de reserva no porta-malas pra uma emergência!)
    2) Qdo o barulho/cheiro de queimado/vibração estiverem mto fortes, vai no mecânico.
    3) "Qdo quebrar a gente arruma" (é triste, mas já ouvi isso de muuuuitos niveiros)

    Eu poderia listar tb estilos de "utilização" e estilos de "bolso do proprietário", dois grupos que me lembro agora. Mas vou deixar esta tarefa pros demais camaradas!!!


    OBS.: Estamos "escapando" do tema do tópico. Se formos continuar neste assunto, acho melhor criarmos um novo tópico para o tema.
    4X4 Brasil Razão: complementando
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #24
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Tudo depende de seu alternador e de seu consumo. Se o alternador for original e vc só tem farois e no máximo mais dois pares de milha, uma bateria de 60 Ah segura a onda legal, claro considerando que todo o sistema está na mais absoluta ordem.
    Só para ilustrar, o Uno 2007 flex completo vem com bateria de apenas 45Ah....mas tem uma alternador de 100 Ah.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade