Powered by vBulletin

SOLUÇÃO: Iluminação dos mostradores do Niva

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/08/2007, 10:02
    Fábio Neves
    Alguns Nivas no Frota 4x4

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...highlight=niva:palmas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...highlight=niva:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...highlight=niva:D

O meu tá precisando fazer alguns serviços de lanternagem, pra ser inesrido nesse seleto grupo:discordo:
  • 02/08/2007, 16:26
    REnato Martins
    vixeeeeee!!!!!
    eu estou no seleto grupo!!!!! iiiiiiaaaaarrrrruuuuuuuuu
    tenho saudades do niva pelo seu conforto, o samurai pula pra carai.

O Niva é show de carro, vc tem q saber lidar com ele, do resto é so alegria, conservar e fazendo uma BOA manutenção, nao tem que reclamar do russinho.

É ISSO VIVA OS CAMARADAS QUE TEM NIVA!!!!!!!

:mrgreen::dance::mrgreen:
  • 03/08/2007, 01:14
    Cesar Rocha
    LEDs
    Bom,
    Aproveitando o topico sobre iluminação do painel gostaria de saber se alguem sabe me dizer qual o resistor certo para leds de alto brilho usando a mesma alimentação das luzes do painel, esxiste um calculo para isso, confere?
    Vi isso em um outro topico, já faz um tempo, mas como o assunto é iluminação do painel achei que estaria no contexto!
  • 03/08/2007, 02:39
    Sukys
    Cesar,

Existe calculo sim, e deve ser aplicado pra qualquer tipo de led, não apenas os de alto brilho, e pra facilitar a compreensão vou fazer uso deste datasheet, mas poderia ser qualquer outro, assim ficará mais fácil identificar os termos: http://www.lc-led.com/products/500tsw4df.html

1° identificar a tensão de alimentação do led (reverse voltage) que no exemplo é de 5V

2º identificar a corrente suportada pelo led (DC forward current) que no exemplo é de 30mA, ou 0,03A

3° identificar a tensão da fonte de alimentação, que se for variável deverá ser considerada em seu valor máximo, e no caso de automóvel é 14V

4° para saber qual será a queda de tensão proporcionada pelo resistor, subtrair da tensão de alimentação a tensão reversa do led (14-5=9)

5° para saber o valor do resistor, dividir a queda de tensão pelo valor da corrente direta sobre o led (9/0,03=300) e o valor encontrado para o resistor é de 300 Ohm

6° para determinar a potência que será dissipada pelo resistor, multiplicar a queda de tensão pela corrente (9*0,03=0,27) e a potência dissipada pelo resistor é de 0,27W

Chegamos então a um resistor com valor de 300 Ohm com dissipação de 0,27W, mas como os resistores tem valores padronizados, o mais próximo disso, com erro por excesso, é 320 Ohm 0,5W (ou 1/2W, termo mais utilizado).

Led tem polaridade, e uma inversão de polaridade em circuito de baixa tensão normalmente não causa danos, mas devido ao ruído do circuito de alta tensão da ignição é uma boa prática sempre alimentar o led (ou conjunto de led's) com um diodo retificador (tipo 1N4001, por exemplo, que tem capacidade para até 1A) assim, mesmo quando polaridado adequadamente, qualquer eventual pico negativo de tensão não atingirá os led's, mas não esquecer, nos calculos acima, de considerar a queda de tensão proporcionada por este diodo, que é de 0,7V. Ou seja, ao invés de considerar a tensão de alimentaçao como 14V, considerar como 13,3V.

Sds,
    Sukys
  • 03/08/2007, 12:15
    Cesar Rocha
    Obrigado!
    Saudações Sukys,

Muito obrigado pela aula!! Depois dessa não resta mais duvidas, é só por a mão na massa!!

De novo, Muito obrigado!
  • 04/08/2007, 11:58
    Luciano SHAKALL
    Citação:

Postado originalmente por Fábio Neves Ver Post
    "...preferi abrir um novo, pois este estava com as informações mais organizadas..."

Beleza Fábio, não esquenta não. Mas realmente, a sugestão do CAmaRAda Otávio de postar lá no "Frota" é legal... :dance:
    Citação:

Postado originalmente por Fábio Neves Ver Post
    "... www.manutencaoniva.hpg.com.br ..."

Putz, eu conheço esse site... Só não tinha me ligado que era teu... :putz: :mrgreen: Tem muita coisa legal lá, cara... Vc não devia deixá-lo (pra usar suas palavras) abandonado não :discordo:

Citação:

Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    "...Se ele não colocar, em breve colocarei do meu..."

Flugêncio, MESMO QUE ELE COLOQUE (Ops!), bota o Cangaceiro lá também... :concordo:

Citação:

Postado originalmente por Sukys Ver Post
    " ... Existe calculo sim, e deve ser aplicado pra qualquer tipo de led, não apenas os de alto brilho ... Led tem polaridade, e uma inversão de polaridade em circuito de baixa tensão normalmente não causa danos ... é uma boa prática sempre alimentar o led (ou conjunto de led's) com um diodo retificador ... "

Grande Sukys, sempre "salvando" a galera com suas aulas... :palmas: :palmas: :palmas:

[] a todos...
  • 14/08/2007, 13:44
    Fábio Neves
    Estou enviando este correio para dizer que enviei o material que faltava das pequenas melhorias que fiz no meu niva, veja em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=442286#post442286
  • 13/05/2008, 21:17
    Nivaléria
    Cara gostei muito da sua idéia. Vou tentar fazer a mesma coisa. Não entendi bem o item 9, no que se refere a deixar dois pequenos bicos.
    Você fala também em colocar lâmpadas brancas da philiphs ou osram. Posso colocar tudo destas? Você diria que houve um ganho de quantos % na visibilidade?grato
  • 14/05/2008, 15:36
    Fábio Neves
    Flávio, vc pode colocar todos de ilimininação, as de simples controle, como indicativo de bateria e outras, deixe comum mesmo... Osram ou phillips tanto faz
  • 15/05/2008, 00:45
    Luciano SHAKALL
    Citação:

Postado originalmente por Nivaléria Ver Post
    "... Não entendi bem o item 9, no que se refere a deixar dois pequenos bicos ..."

Flavio, pelo que entendi :pensativo: , o CAmaRAda Fábio "recortou" as bordas dos mostradores (são de alumínio, e relativamente maleáveis - dá pra cortar na tesoura).
    No entanto; os "aros azuis" que dissipam a iluminação são encaixados nos "discos dos mostradores" (Quando vc desmontar vc vai perceber :mrgreen: ).
    Então, quando (e se) vc for recortar, deve deixar umas "pontas" (bicos, como ele falou) nos encaixes desses aros para poder "prende-los" novamente, beleza :concordo: ?

[]'s
  • 16/05/2008, 20:45
    Nivaléria
    Pessoal, beleza. Obrigado pela ajuda. Agora mãos à obra.
  • 22/05/2008, 14:17
    Nivaléria
    Trabalho executado. Tive um pouco de dificuldade ao montar. Alguns vacilos causaram conexões erradas. Aproveitei e coloquei leds brancos, pois não achei a lâmpada branca da philips que o amigo mencionou. Mas com os leds ficou clarinho. Para quem for fazer a mexida, sugiro anotar, fotografar e ter muita atenção. Cheguei a deixar um vidro do mostrador de combustível cair e quebrar. Por sorte eu tinha um filtro uv 49mm (usado em fotográfia) que eu desmontei e utilizei no monstrador. Deu certinho. Boa sorte para quem se animar a fazer. Digo que vale a pena. Aos colaboradores obrigado.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:02.