x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 118

Experiências c/ Niva - Troca de Motor

Pessoal, estou abrimdo este tópico para deixar as experiências com meu Niva e para discutir algumas alterações que estou fazendo, bem como receber dicas de vcs. Vamos ao resumo:

Comprei o niva em 10/2009 em estado de conservação muito bom, realmente raridade, encostei em uma oficina de um cara que também tem niva e é muito caprichoso.
    -dei uma geral no assoalho
    -retirei trinca do suporte da caixa de transferência
    -retirei pontos de entrada de água
    -geral no freios
    -regulagem da corrente de comando
    -troca de óleos e fluídos
    -inspeção nos diferenciais
    -etc

Comecei a rodar com o Niva quase um mês depois, até antes do Natal, rodei mais de 5mil Km, tava muito feliz, até que a primeira peça quebrou.

Depois disso, parace que a primeira peça que coloquei tava com um virus que se espalhou para as outras, ai foi:
    -Motor de arranque
    -Iginição (troquei platinado por eletrônica)
    -Alternador
    -Ventoinha (quebrou em vários pedaços danificando o capô)
    -Esticador da corrente
    -Burrinho de freio
    e, por ultimo, a chaveta que prende a engrenagem da corrente de comando quebrou, o comando ficou parado e as válvulas foram atropelhadas. TUDO ISSO EM UMA SEMANA!

Agora eu desanimei e decidi colocar um AP2.0, sei que existem várias opiniões diferentes sobre isso no site, mas eu decidi fazer isso porque perdi a confiança no motor original.
    Vou colocar na Terra e Aventura em São Paulo, pois eles me fizeram um ótimo negócio pegando parte das peças que eu tinha comprado lá e porque vi alguns carros que eles mexeram e gostei do resultado. Eles vão usar o kit do Rogério Bacelar.

Eu pretendo usar o Niva para o dia a dia e trilhas leves nos finais de semana. Estou disposto a fazer as alterações necessárias para rodar com confiança no carro. Não quero nenhum desempenho alto não, sei que o Niva é lerdão e que isso não vai mudar muito com o AP2.0,

Se alguém que já trocou o motor tiver algum conselho, alguma dica para não ter mais problemas com o Niva eu agradeço.
    Se alguém tiver dicas sobre outros itens do carros que devem ser melhorados eu tb agradeço

abs

OBS: vou tentar fotografar o passo a passo da troca do motor e colocar aqui... isso deve ser util.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por micross Ver Post

.....Se alguém que já trocou o motor tiver algum conselho, alguma dica para não ter mais problemas com o Niva eu agradeço.
    Se alguém tiver dicas sobre outros itens do carros que devem ser melhorados eu tb agradeço.........
    Ta ai uma coisa dificil de acontecer com qualquer jipe.

Jipes e problemas são companheiros inseparaveis, mesmo que vc gaste as burras com o carro sempre vai aparecer alguma coisa pra fazer.

Tive dois Nivas e fiz o motor dos dois, não troquei por AP, transformei os dois pra 1.8 na Status Lada de Santo André, considero esse trabalho muito bom não deixando nada a dever ao AP em questão de potencia e consumo, mas uma coisa pega no Niva, a qualidade das peças de reposição,cada vez mais se torna dificil de deixar o Niva confiavel por conta da qualidade das peças encontradas no mercado, por isso hoje talvez eu trocaria o robusto motor Russo por um AP, mas lembre-se de mexer no resto, mais potencia demanda um freio melhor, uma suspenção bem arrumada, uma direção precisa (põe hidraulica com o kit do bacelar que fica otimo) e pneus bons.

Boa sorte na empreitada e conte conosco.
    Andrehuff - Indaiatuba

Pessoal, estou abrimdo este tópico para deixar as experiências com meu Niva e para discutir algumas alterações que estou fazendo, bem como receber dicas de vcs. Vamos ao resumo:

Comprei o niva em 10/2009 em estado de conservação muito bom, realmente raridade, encostei em uma oficina de um cara que também tem niva e é muito caprichoso.
    -geral no freios
    -etc

Comecei a rodar com o Niva quase um mês depois, até antes do Natal, rodei mais de 5mil Km, tava muito feliz, até que a primeira peça quebrou.

Depois disso, parace que a primeira peça que coloquei tava com um virus que se espalhou para as outras, ai foi:
    -Motor de arranque
    -Alternador
    -Esticador da corrente
    -Burrinho de freio
    e, por ultimo, a chaveta que prende a engrenagem da corrente de comando quebrou, o comando ficou parado e as válvulas foram atropelhadas. TUDO ISSO EM UMA SEMANA!

Agora eu desanimei e decidi colocar um AP2.0, sei que existem várias opiniões diferentes sobre isso no site, mas eu decidi fazer isso porque perdi a confiança no motor original.
    Vou colocar na Terra e Aventura em São Paulo, pois eles me fizeram um ótimo negócio pegando parte das peças que eu tinha comprado lá e porque vi alguns carros que eles mexeram e gostei do resultado. Eles vão usar o kit do Rogério Bacelar.

Eu pretendo usar o Niva para o dia a dia e trilhas leves nos finais de semana. Estou disposto a fazer as alterações necessárias para rodar com confiança no carro. Não quero nenhum desempenho alto não, sei que o Niva é lerdão e que isso não vai mudar muito com o AP2.0,

Se alguém que já trocou o motor tiver algum conselho, alguma dica para não ter mais problemas com o Niva eu agradeço.
    Se alguém tiver dicas sobre outros itens do carros que devem ser melhorados eu tb agradeço

abs

OBS: vou tentar fotografar o passo a passo da troca do motor e colocar aqui... isso deve ser util.

Eu diria que você teve muito azar, aliada, talvez, a um pouco de falta de experiência. Nunca ouvi falar de uma ventoinha de Lada quebrando deste jeito, mas ela devia "avisar" antes, devia ter trincas, indicando o seu desgaste. O mesmo posso dizer da peça que prende o comando de válvulas, que deveria ter sido examinada e, eventualmente, trocada, quando foi trocado o esticador de corrente. No meu entender, você pegou um Niva que, embora estivesse em bom estado, teve uma manutenção algo precária por parte de seu(s) dono(s) anterior(es), seja por desconhecimento, seja por desleixo, o que está fazendo com que você tenha este problemas agora. Os motores Lada, embora sejam algo ineficientes e gastões, são muito robustos e, quando bem cuidados, vão longe. Meu último Niva foi vendido com 240.000 Km originais, andava muito bem e não gastava uma gota de óleo.

Os motores AP são muito bons, mas, como em toda adaptação, corremos o risco de algo não dar certo, e ficarmos com um "adaptraição" em nossas mãos, pense bem antes de mexer em uma parte tão importante do carro que, se mal instalada, irá causar vibrações e quebras prematuras de componentes do câmbio, devido a um possível desalinhamento com o mesmo. Minha experiência com Nivas equipados com motor AP é pequena, andei em três, dois estavam muitos ruins e o terceiro foi testado em um lugar aonde não foi possível perceber grande diferença entre este Niva e o meu.

Sem desmerecer o seu mecânico, pode ser que ele tenha Niva, mas não tenha longa experiência com a manutenção do mesmo. Considere a possibilidade de mandar fazer uma revisão geral em um mecânico que conheça bem os macetes do Niva, apto a enxergar problemas que um mecânico não-especializado pode deixar escapar. Eu posso recomendar o Wilson, em São Paulo, o telefone é (011) 5531.7796.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Gil, o meu Niva era de São Paulo e o mecânico que mexia nele era o Wilson. Tenho uma porrada de notas que o antigo dono me passou, todas da oficina do Wilson.

Quanto a ventoinha, tive 2 problemas, da primeira vez o prisioneiro do suporte do alternador quebrou (estava uma gambiarra ferrada no superte, com um prisioneiro quebrado, solda, etc)
    Da segunda vez, foi montada uma ventoinha nova, com as buchas de metal para não dar aperto execessivo no corpo plástico, tudo certinho, após alguns minutos de funcionamento ela se partiu em vários pedaços. Ficou claro que foi devido ao ressecamento e má qualidade do material.

Concordo com você que o motor do Niva é bom e robusto mas, como o André já disse, é difícil achar peças de reposição de qualidade.

Acredito que tive um pouco de azar mesmo, além de que o motor do carro estava com várias gambiarras.

Sei que a instalação do AP pode trazer novos problemas, mas eu andei em mais de um Niva com Ap instalado pelo pessoal da Terra e Aventura e gostei muito do resultado, estou disposto a arriscar.

Não quero entrar na discussão de se vale a penas ou não trocar o motor, tem inúmeros tópicos falando sobre isso.
    No meu caso acho que é mais uma questão pessoal mesmo, eu perdi completamente a confiança no MEU motor original e vou ficar mais tranquilo com o AP.

Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Trocando o motor (ou aumentando a potência de qualquer outra forma) sujiro que você se prepare para trocar rolamentos e possivelmente homocinéticas.
    Outra coisa, o Kit do Bacelar é muito legal mas demanda ajustes. Como você está em Sampa mesmo, talvez seja aconselhável fazer o serviço com ele, que já deve ter alguma experiência no assunto.
    Além disso, se tiver a oportunidade de instalar o suporte para o diferencial dianteiro independente do suporte do motor, faça-o.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Aproveite que o "Jake" está por aí, e coloque a caixa de marchas do chevette. Poupará dores de cabeças em adaptações no futuro. Até no Mercado Livre tem flange de adaptação do AP pra caixa do chevette e fica mais fácil esse passo. Terás que comprar apenas o adaptador da caixa para acoplar a homocinética pra CT.

Eu gosto muito do motor da Lada (apesar desses sistema de corrente de comando e tensor de baquelite), mas é bom sair dele uma vez que peças do AP tem em qualquer farmácia pra vender e é muito mais fácil regular do que o motor e carburador do Lada.

Tô doido pra comprar meu Niva e a primeira coisa é motor AP diesel e caixa de chevette.

Com o AP tens muitas opções. Coloca direto um à diesel, coloca um injetado, coloca um 1.8 a álcool e no futuro transforma pra diesel... Sei lá, mas o AP tens margem para modificar aonde no original é mais difícil...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Como o Jossano disse uma vez: "Sou contra adaptações que tiram a alma do carro, mas se for pra mexer, MEXE EM TUDO MESMO."

Expressa bem a minha opinião. Sou fã do motor original e de suas peripécias, mas "jaque" está decidido, manda ver e mostre o resultado pra gente!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Trocando o motor (ou aumentando a potência de qualquer outra forma) sujiro que você se prepare para trocar rolamentos e possivelmente homocinéticas.
    Outra coisa, o Kit do Bacelar é muito legal mas demanda ajustes. Como você está em Sampa mesmo, talvez seja aconselhável fazer o serviço com ele, que já deve ter alguma experiência no assunto.
    Além disso, se tiver a oportunidade de instalar o suporte para o diferencial dianteiro independente do suporte do motor, faça-o.
    MRaizer, obrigado pelas dicas.
    Agora me diz uma coisa, qual a vantagem de instalar o suporte para o diferencial dianteiro independente do suporte do motor::: (to sem interrogaçao no pc... hehehe

Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Agradecimentos: 0
    è a velha história do Jaque...

Jáque comecei a trocar as peças, vou trocar TUDO!
    hehehehehhehehe

passei por isso com o Ferox...

depois fica tudo bem..

"JAKE" vai colocar um AP, coloca um injetado (MI), independente de ser 1.8 ou 2.0.
    É mais caro?
    Claro, mas o que é um "peidinho" a mais para quem já está todo "Kg@do"?
    A justificativa: Se você vai sair do motor original e, como já foi "falado", está cada vez mais caro e difícil de encontrar peças originais para o motor russo, o mesmo vale para os carburadores. De qualquer carro e de qualquer nacionalidade.
    Sei que o Gil vai dizer: "numa viajem pelo interior se der um problema na injeção vai ser difícil encontrar peças, mão-de-obra, blá, blá, blá,..."
    Tenhamos paciência com aquele senhor provecto, comtemprâneo do Henry Ford . Isso acontecia há 15 ou 20 anos. Hoje todo o mundo "mexe" em IE. Mesmo aqui no c*-do-mundo, quero dizer, no sertão do Ceará.
    No mais, é o que já falaram:
    - AP combina com caixa de Chevette.
    - Refaz, repetindo: REFAZ o sistema de freios (hidrovácuo maior com cilindro mestre melhor, no Pangaré entrará os do Siena). De preferência disco na traseira com válvulas redutoras de pressão. TROQUE os dutos e flexíveis de freio e em nenhuma hipótese mantenha o fluxo cruzado original. Recondicione ou substitua as pinças dianteiras, podendo manter as originais.

- Revisão TOTAL da suspensão e rolamentos é obrigatório.
    - DH, excelente pedida.

O que não foi falado mas é óbvio (eu acho): radiador selado compatível, com eletroventiladores.

Tem dois colegas nossos (aqui do Fórum): Braszil e Walter (onde andará esse ARGHentino?) que fizeram essa receita com o Rogério Bacelar (aconselho você a fazer um orçamento ou trocar idéias com ele) e estão felicíssimos.

Eu, embora deva manter no "Pangaré" o motor original, com pistões do Tempra 2.0 8V e injeção monoponto semelhante à original do NIVA 1.7, penso, no futuro, colocar um AP MI.

Desejo $uce$$o na empreitada.
    Qualquer dúvida, grita. Teremos o maior prazer em lhe deixar com mais dúvidas.

Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Agradecimentos: 4

-geral no freios
    -etc

-Motor de arranque
    -Alternador
    -Esticador da corrente
    -Burrinho de freio

abs

Caro colega de Forum, muita calma nesta hora!!!
    Realmente, a sua experiência com o motor original do Niva me pareceu um conto de terror.
    Mas muito cuidado!!! Sei que muita gente troca o motor do Niva e fica satisfeita com o resultado. Porém, nem sempre é assim. Por vezes, trocar o motor é "sentar em cima de uma cagad@".
    Bom, considerando que você esteja decidido, vamos a algumas dicas:
    -De acordo com as palavras do próprio Rogério Bacelar, o motor AP 2.0 NÃO É O MAIS INDICADO PARA A TROCA. Segundo ele, o melhor é o motor AP1.8. Por quê? Porque o 2.0 exige mais acertos e ajuste do que o 1.8, como a troca do acoplamento elástico por uma homocinética. Além disso, devido ao aumento do torque, muitas peças da transmissão (rolamentos e acoplamentos) sofrerão esforços excessivos.
    -Cada Niva é único; assim sendo, cada troca de motor terá de passar por ajustes próprios. Não existe uma receita pronta, do tipo "Plug and Play". Assim, o que fica bom num carro, não servirá noutro. Mais uma vez, palavras do próprio Rogério Bacelar.
    -A adaptação do motor (AP 2.0, 1.8, 1.6, o que for) exigirá tempo e muitos (muitos mesmo) ajustes. Você deve ter isso em mente antes da partir definitivamente para esta empreitada.
    -Se você puder, converse com o Rogério, que tem a sua oficina aqui na zona norte de São Paulo, no bairro do Tucuruvi. Ele lhe dará dicas importantes sobre ajuste e procedimentos para que a troca seja bem feita e traga resultados satisfatórios.
    O Niva que você comprou ou veio com (graves) problemas no motor ou sofreu alguma manutenção muito mal feita. Pelo que você escreveu, parte da manutenção do seu carro foi feita pelo Wilson, mecânico honesto e confiável na manutenção de Nivas. Depois dele, mais alguém trabalhou no carro? Sem acusações prévias ou dúvidas de idoneidade. Mas conheço um caso de um mecânico que colocou arruelas e parafusos no carburador de um Niva para que seu proprietário ficasse convencido da "necessidade" da retífica do motor (que foi o diagnóstico dado por ele).
    A troca de motor não é um "bicho de sete cabeças". Mas não é algo que possa ser feito por qualquer um. Nem é "Plug and Play"...
    Boa sorte com sua escolha.
    []s.
    Maurício (Tche).

Experiências c/ Nica - Troca de Motor

meu caro.

o maior problema que um niva pode ter é não saber como foi usado pelos donos anteriores.
    repare que na maioria dos anúncios de nivas o proprietário diz que fez trocentas melhorias e colocou isso e pois aquilo e bla bla bla, bla bla bla
    se ficou tão bom porque tá vendendo???

ja tive quatro nivas, trez só me deram dor de cabeça e um só alegria. foi uma das melhores fases do 4x4 em minha vida. conheci muita gente legal e fiz muitos amigos.

sou mecânico e pela experiencia que tive, minha opinião é a seguinte:

o melhor motor pro niva é o original. eu sei e o pessoal vai falar que o AP é moderno e de facil manutenção, mais com o valor do investimento que você vai fazer, da pra deixar seu niva em exelente estado e confiavel.

outra coisa, aquela lista de peças adaptáveis em niva é meio furada. alguns itens você tem que cortar, encurtar, soldar e fazer novas furações e aí é aquela "gambiarra". na verdade, algumas adaptações sugeridas não serve pra nada e ainda tornam o processo inverssivel.

consulte um mecânico que ja tenha experiencia com o niva e explique sua cituação.

ja tive experiencia com motor AP e te digo uma coisa: "ganha-se de um lado e perde-se de outro"

faça manutenção preventiva e lembre-se que todo 4x4 tem seus limites, aprenda a respeita-los. mais se tiver mesmo empenhado a fazer a "transformação" então minha dica é a seguinte:

motor AP 2.0
    cambio do chevette com t-case willys
    eixos dianteiro e traseiro de rural com chassi acoplado ao monobloco
    aí sim valera o investimento. mais aí ja não será mais um niva (como muitos jeeps por aí que de willys só tem a lata)

outra coisa, todo "jeep" quebra até os mais novos e mais caros.

um abraço. Vanderlei

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem