Pessoal, estou abrimdo este tópico para deixar as experiências com meu Niva e para discutir algumas alterações que estou fazendo, bem como receber dicas de vcs. Vamos ao resumo:
Comprei o niva em 10/2009 em estado de conservação muito bom, realmente raridade, encostei em uma oficina de um cara que também tem niva e é muito caprichoso.
-dei uma geral no assoalho
-retirei trinca do suporte da caixa de transferência
-retirei pontos de entrada de água
-geral no freios
-regulagem da corrente de comando
-troca de óleos e fluídos
-inspeção nos diferenciais
-etc
Comecei a rodar com o Niva quase um mês depois, até antes do Natal, rodei mais de 5mil Km, tava muito feliz, até que a primeira peça quebrou.
Depois disso, parace que a primeira peça que coloquei tava com um virus que se espalhou para as outras, ai foi:
-Motor de arranque
-Iginição (troquei platinado por eletrônica)
-Alternador
-Ventoinha (quebrou em vários pedaços danificando o capô)
-Esticador da corrente
-Burrinho de freio
e, por ultimo, a chaveta que prende a engrenagem da corrente de comando quebrou, o comando ficou parado e as válvulas foram atropelhadas. TUDO ISSO EM UMA SEMANA!
Agora eu desanimei e decidi colocar um AP2.0, sei que existem várias opiniões diferentes sobre isso no site, mas eu decidi fazer isso porque perdi a confiança no motor original.
Vou colocar na Terra e Aventura em São Paulo, pois eles me fizeram um ótimo negócio pegando parte das peças que eu tinha comprado lá e porque vi alguns carros que eles mexeram e gostei do resultado. Eles vão usar o kit do Rogério Bacelar.
Eu pretendo usar o Niva para o dia a dia e trilhas leves nos finais de semana. Estou disposto a fazer as alterações necessárias para rodar com confiança no carro. Não quero nenhum desempenho alto não, sei que o Niva é lerdão e que isso não vai mudar muito com o AP2.0,
Se alguém que já trocou o motor tiver algum conselho, alguma dica para não ter mais problemas com o Niva eu agradeço.
Se alguém tiver dicas sobre outros itens do carros que devem ser melhorados eu tb agradeço
abs
OBS: vou tentar fotografar o passo a passo da troca do motor e colocar aqui... isso deve ser util.