É uma observação válida, sem dúvida!
Você acha que se o eixo do tirante fosse soldado ao olhal seria mais resistente à ruptura?
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Versão Imprimível
Tentas esse link aqui ;)
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Links/
É... pra americano é tudo fácil... mas pra nós, a coisa é diferente. Essas junções esféricas são caras pacas! Foi por isso que resolveu-se fazer da forma como está sendo feito os tirantes.
Acho que vou propor aos caras fazer um teste de flexão em prensa hidráulica, aplicando uma pressão X e depois aliviar pra ver se tudo volta como era antes, ou seja, se ocorre deformação elástica ou se só plástica.
Testar torção vai ver complicado, assim como um teste de tração pra medir a carga necessário pra ocorrer ruptura.
Não ter ferramentas adequadas é cruel :-(
Mas seguem mais fotos do tirante original que não se rompeu, que tirei hoje em modo macro. Recomendo a todos fazerem uma análise dos seus tirantes.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Estas peças estavam no Nivopala?:pensativo:
Roberto
Desmontei toda a suspensão traseira(graças a voce?,no bom sentido)
Lixei,escovei e pintei todas as barras traseiras,e não tinha nenhum podre.Ainda bem!!!
So uma delas ao balançar tinha um ruido , de leve,de particulas.(ferrugem ??,não sei e nem vou cortar para ver).
Passei massa ant-ruido em todas elas,assim fecha aquelas frestas,evitando entrada de agua, e redução do barulho quando batem pedrinhas(sera?),e pintei.
Analizando esses braços ,não seria melhor fazer com um tubo achatando as pontas,furando estas e soldando uma bucha torneada para colocação das borrachas?
Eu tentaria fazer isto!!!!!
Ou seja, fazer como o original. Eu concordo. Só não conseguimos ainda determinar se da forma que foi feita será pior. Rolaram muitas opiniões, e todas foram válidas. O dono do carro foi alertado por mim sobre as opiniões de niveiros que conhecem mais de ferro (no bom sentido, claro) deram. Nossa preocupação agora é com ruptura, que foi o que aconteceu com o tirante original. Se acontecer torção, e nisso ocorrer deformação plástica, menos mal. Só esperamos é que não ocorra ruptura, porque outro susto desse nem pensar hehehe
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
No meu mesmo estando os tirantes em ordem vou colocar uma cinta como nos cardãs dos caminhões ,alias tambem vou colocar no cardã .
Camaradas,
uma vez eu dobrei um tirante desses por causa de uma pedra. Claro, precisei troca-lo e aproveitei a oportunidade para corta-lo no meio. o cano é muito fino... nao seria interessante colocar canos mais grossos??
abracos
Jossano