x
Convex Datacenter
Página 4 de 15 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 170

Tópico: Nivopala

  • #37
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por Demarques Ribeiro Ver Post
    Alguém me explica como se faz esse cálculo da velocidade????
    Demarques, o Roberto explicou direitinho... É só reler com calma que você pega.

  • #38
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Velocidade final do Niva =

    (RPM do Motor / relação transmissão da caixa de transferencia ) / (relação de transmissão do cambio ) / (Relação de transmissão do diferencial ) x (2x 3,14 x Raio do pneu em metros ) x 0,06 = velocidade em Km/h

    Ex : rpm 3000
    i da caixa de transf : 1,2
    i da quarta marcha : 1
    i do diferencial : 4,1
    Raio do pneu : 0,35 metros

    Esse niva em quarta vai estar em : 80 km /hora

  • #39
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Calculando a velocidade

    Citação Postado originalmente por Demarques Ribeiro Ver Post
    Alguém me explica como se faz esse cálculo da velocidade????
    Bom, não é tão complicado, mas meio chato de explicar. Então, achei melhor enviar uma planilha que já tem os cálculos prontos

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Nivopala Arquivos Anexos

  • #40
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Cool Desempenho do motor 1.8

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    O problema é que com mais motor agora ele fica esguelando a 120 Km/h mas ainda cai nas subidas (mais que o normal ou o esperado - comparado aos carros básicos) e não acho que melhorou o suficiente para mexer nos diferenciais.
    Desconfio que a caixa de transferência do Niva está roubando muito da potência dos motores. Estou pensando em mandar fazer um cardã da caixa ao diferencial traseiro para ver como fica....
    Bom, não sei como ficou a curva de torque e potência do seu novo motor, o que é determinado apenas em dinamômetro, mas podemos fazer uma regrinha de 3 pra chegar a valores aproximados, do tipo: o motor original do Niva 1.6, que tem pistões de 79mm de diâmetro e curso de 80mm, resultando em 1568cc, tem 73cv de potência e 12 mkgf de torque. Como a taxa de compressão é de 8,5:1, o tamanho da câmara seria 52cc. Com os pistões do Tempra de 84mm, o motor teria sua capacidade cúbica aumentada para 1773cc, e considerando o mesmo tamanho da câmara de combustão, teria ficado com taxa de compressão de 9,5:1. Em tese, o motor "cresceu" 13%. Se aplicarmos esse índice à potência e ao torque, teríamos 82,5cv e 13,5mkgf, respectivamente. Porém, o aumento da taxa de compressão resulta em um pouco mais de torque. Embora sejam cálculos simples, vale a pena observar que o Niva 1.7i, com pistões de 82mm, o que resulta em 1690cc, tem 80,2cv e 13,6mkgf. Considerando que a injeção eletrônica melhora o desempenho do motor, então creio que temos, pelos cálculos simples, dados que demonstram que seu novo motor, carburado, tem desempenho equivalente ao de um motor do Niva 1.7i, e, como sabemos, o Niva 1.7i melhorou, com certeza, mas não virou nenhum "Niva GTi" hehehe

    Outro detalhe é que como o torque máximo do motor original ocorre a 3200 RPM, acima dessa rotação o torque tende a cair, ao passo que a potência tende a aumentar. Então, a 120 km/h a rotação seria 3800RPM. Se tivéssemos um gráfico do desempenho do motor pela rotação, talvez veríamos que o torque a 3800 RPM seria inferior, o que explicaria a velocidade cair bastante nas súbidas, mas quando chegasse na rotação de torque máximo, ou seja, 3200RPM, o que representaria cerca de 100km/h, talvez a velocidade caia ainda mais em função de outros fatores, como aerodinâmica, peso da transmissão (caixa de transferência, 2 diferenciais, 4 pneus grandes) etc.

    Então, creio que para que o Niva não perca tanto em súbidas, o aumento de cilindrada não será suficiente. O melhor seria contar com um turbocompressor no motor original, ou então, com um motor de maior cilindrada e que tenha bem mais torque, caso do Nivopala.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Nivopala-niva_7_7-564-x-800-.jpg  
    4X4 Brasil

  • #41
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Vocês valem ouro!
    Analizando e brincando na planilha, não sei se concordam, mas o que está matando o carro é essa relação 1,2 da caixa de transferência.
    Sabe, quando tenho que empurrar o carro (quem têm niva faz isso de vez em quando ) passo a alavanca de transferência de normal para neutro e o carro fica bem mais leve, como um carro normal. Quando saio de casa tenho que descer 5 Km de serra, e na posição normal parece que está pisando no freio, com ele descendo, passo pro neutro e ele despenca ladeira abaixo....
    Alguem sabe de uma caixa de transferência 1:1 (willys por exemplo) ou idéia de modificar alguma engrenagem nela de forma a passa-la para 1:1?
    Vou fazer um cardã direto da caixa de marchas pro dif. traseiro e partir pra rodovia!
    4X4 Brasil

  • #42
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Cool Sei não, hein?!

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Analizando e brincando na planilha, não sei se concordam, mas o que está matando o carro é essa relação 1,2 da caixa de transferência.
    A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Sabe, quando tenho que empurrar o carro (quem têm niva faz isso de vez em quando ) passo a alavanca de transferência de normal para neutro e o carro fica bem mais leve, como um carro normal.
    Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa.

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Alguem sabe de uma caixa de transferência 1:1 (willys por exemplo) ou idéia de modificar alguma engrenagem nela de forma a passa-la para 1:1?
    Lembra que fiz a observação sobre a diferença dos pneus do Laika e do Niva? Ou seja, a redução de 20% é justamente para permitir que o conjunto motriz do Laika, usado no Niva, seja capaz de tocar pneus 20% maiores. Pela planilha é fácil você perceber isso, informando 3200 RPM, relação da caixa de marcha 1 (4.a marcha), o valor 1 para a redução da caixa de transferência, já que o Laika não tem, 4,1 para a relação do diferencial, e informando como medida de pneu 175/70 R13, daí, observe a velocidade. Depois, informe 1,2 para a redução da caixa de transferência e medida de pneu 175/80 R16, e veja a velocidade. Verá que são praticamente as mesmas.

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Vou fazer um cardã direto da caixa de marchas pro dif. traseiro e partir pra rodovia!
    Se você não tiver problemas na caixa de transferência, as chances de ficar pior sem a caixa de transferência são grandes. Isso porque a 3200 RPM, considerando os pneus originais, ou seja, 175/80 R16, você não estaria a 100 km/h, mas sim a 120 km/h. Agora, obviamente, pra chegar a essa velocidade com a mesma rotação você precisará também de mais força, mas você continua com o mesmo motor.

    Recomendo verificar sua caixa de transferência.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #43
    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.


    Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa.



    Lembra que fiz a observação sobre a diferença dos pneus do Laika e do Niva? Ou seja, a redução de 20% é justamente para permitir que o conjunto motriz do Laika, usado no Niva, seja capaz de tocar pneus 20% maiores. Pela planilha é fácil você perceber isso, informando 3200 RPM, relação da caixa de marcha 1 (4.a marcha), o valor 1 para a redução da caixa de transferência, já que o Laika não tem, 4,1 para a relação do diferencial, e informando como medida de pneu 175/70 R13, daí, observe a velocidade. Depois, informe 1,2 para a redução da caixa de transferência e medida de pneu 175/80 R16, e veja a velocidade. Verá que são praticamente as mesmas.



    Se você não tiver problemas na caixa de transferência, as chances de ficar pior sem a caixa de transferência são grandes. Isso porque a 3200 RPM, considerando os pneus originais, ou seja, 175/80 R16, você não estaria a 100 km/h, mas sim a 120 km/h. Agora, obviamente, pra chegar a essa velocidade com a mesma rotação você precisará também de mais força, mas você continua com o mesmo motor.

    Recomendo verificar sua caixa de transferência.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Roberto, esclareça pra mim por favor, se eu usar os diferenciais do chevette 3,90:1 qual a velocidade final que terei, com o motor 1.9 e cambio original ou do chevette 5 marchas?

  • #44
    Camarada Ueniri,
    pelo o que eu entendi e usando a planilha, basta mudar lá a relação que resulta numa velocidade de 64,06 km/h!!!!! Isso eu digo pq se eu não estou enganado a relação da quinta marcha do chevette é a mesma do niva. Porém essa velocidade eu calculei com 1900 rpm (eese dado eu vi em algum lugar da internet), pois esse motor tem o maior torque (21,4 Kgfm) nessa rotação. A diferença está nesse "puta" (entendam como apenas bom) torque...
    Achei mt pouco!!!!! Mas se colocar a 3000 rpm pula para 101,14km/h, mas aí a curva de torque já diminui né???
    Tá certo isso que eu falei?????

  • #45
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Post Mais informações

    Citação Postado originalmente por UENIRI Ver Post
    Roberto, esclareça pra mim por favor, se eu usar os diferenciais do chevette 3,90:1 qual a velocidade final que terei, com o motor 1.9 e cambio original ou do chevette 5 marchas?
    Para determinar a velocidade final, deve ser considerado a rotação de potência máxima do motor. Você menciona motor 1.9. É um VW 1.9D, TD ou TDi? Ou é um XUD 1.9? Tem os dados de torque máximo e potência máxima desse motor, e suas respectivas rotações? Depois, precisamos saber a medida dos pneus.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #46
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Relação da 5.a marcha do Chevette

    Citação Postado originalmente por Demarques Ribeiro Ver Post
    Camarada Ueniri,
    pelo o que eu entendi e usando a planilha, basta mudar lá a relação que resulta numa velocidade de 64,06 km/h!!!!! Isso eu digo pq se eu não estou enganado a relação da quinta marcha do chevette é a mesma do niva. Porém essa velocidade eu calculei com 1900 rpm (eese dado eu vi em algum lugar da internet), pois esse motor tem o maior torque (21,4 Kgfm) nessa rotação. A diferença está nesse "puta" (entendam como apenas bom) torque...
    Achei mt pouco!!!!! Mas se colocar a 3000 rpm pula para 101,14km/h, mas aí a curva de torque já diminui né???
    Tá certo isso que eu falei?????
    É por aí mesmo, mas só corrigindo, a relação da 5.a marcha do câmbio do Chevette é 0,84:1, ao passo que o câmbio do Niva é 0,82:1. Então, a velocidade a 1900 RPM, com diferenciais 3,9:1, pneus 175/80 R16 e 5.a marcha do Chevette seria 62,53 km/h.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #47
    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    É por aí mesmo, mas só corrigindo, a relação da 5.a marcha do câmbio do Chevette é 0,84:1, ao passo que o câmbio do Niva é 0,82:1. Então, a velocidade a 1900 RPM, com diferenciais 3,9:1, pneus 175/80 R16 e 5.a marcha do Chevette seria 62,53 km/h.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Roberto, o motor AP1.9D oriundo do AP 1.6D, outra duvida sera q vai continuar caindo nas subidas:

  • #48
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Cool AP 1.9D oriundo do 1.6D?

    Citação Postado originalmente por UENIRI Ver Post
    Roberto, o motor AP1.9D oriundo do AP 1.6D, outra duvida sera q vai continuar caindo nas subidas:
    Camarada, tô mandando em anexo os dados do AP 1.6D. Observe o diâmetro e curso dos pistões. Que diâmetro e curso teria ficado seu motor dito 1.9 agora? Ou, qual foi a receita empregada? Trocou pistões? Por quais? Trocou virabrequim? Trocou bielas?

    Com essas informações, podemos nos aproximar do que teria se tornado seu motor.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Nivopala-kombi_diesel.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade