x
Convex Datacenter
Página 3 de 15 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 170

Tópico: Nivopala

  • #25
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Talking Nivopala x Hummer?! Boa heheheh




    Citação Postado originalmente por marcioidalino Ver Post
    Olá Roberto

    Esta frente ficou show, um HAMMER russo, como foi feita?
    heheheheh

    Muito boa essa comparação

    Não havíamos pensado nisso hehehehe

    Então, a grade foi feita pela Beto Kbção, que também é o mecânico que bolou o Nivopala. O email dele é beto.kbcao@gmail.com, telefone (62) 3095-2320.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #26
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Ops!

    Citação Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    pensando aqui com meus neurônios....se o cambio do chevy se adaptam perfeitamernte ao conjunto do Niva...e o motor de Tempra se encaixa ao conjunto do Niva....logo, podemos mandar um motor de Tempra com cx e diferenciais do Chevy?
    Camarada Rones, não é por aí não!

    O motor do Niva não é plug&play com o câmbio do Chevette, logo, o câmbio do Chevette não é plug&play com o motor do Tempra. No entanto, confeccionando uma flange adequada, é possível utilizar o câmbio do Chevette com o motor do Niva, e também com o motor do Tempra. Mas se tem que adaptar, porque optar por um motor que tem manutenção cara? Aí acho que os AP's são mais indicados, os quais já possuem flanges pra câmbio de Chevette.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #27
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Homocinética, cubo e rolamento VW

    Citação Postado originalmente por Demarques Ribeiro Ver Post
    Roberto,
    vc poderia fazer um pequeno relato mais detalhado sobre a colocação das homocinéticas VW e cubo de roda?
    Abs
    Camarada, a chave para essa adaptação é usinar a suporte do eixo dianteiro do Niva pra usar o rolamento blindado do VW e, se necessário, desbastar alguma coisa da caixa da homocinética da ponta de eixo VW pra não pegar na suporte do eixo dianteiro do Niva.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Nivopala-suspensao_dianteira.jpg  

  • #28
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Essa do rolamento do Santana é uma boa, e a homo. do Santana é a mesma (mesmo lado) para os dois lados do Niva?

  • #29
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Robertofs,

    Estava matutando uma coisa: você vai ficar com um Niva andando como um Opala (essa é a intenção?) Ou o que você espera dele?

    Pois tenho a seguinte dúvida:
    A caixa de transferência do Niva (quando não está acionada a redução) altera na relação entre a caixa de marchas e os diferenciais ou seja, existe alguma perda ?

  • #30
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Homocinética, cubo e rolamento VW

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Essa do rolamento do Santana é uma boa, e a homo. do Santana é a mesma (mesmo lado) para os dois lados do Niva?
    É a mesma sim.

    Seguem mais exemplos.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Nivopala-a_do_niva.jpg   Nivopala-a_do_vw_santana.jpg   Nivopala-mix_vw_santana_niva.jpg   Nivopala-homocinetica_e_rolamento_vw.jpg   Nivopala-homocineticas_vw_montados.jpg  

  • #31
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Robertofs,

    Estava matutando uma coisa: você vai ficar com um Niva andando como um Opala (essa é a intenção?) Ou o que você espera dele?

    Pois tenho a seguinte dúvida:
    A caixa de transferência do Niva (quando não está acionada a redução) altera na relação entre a caixa de marchas e os diferenciais ou seja, existe alguma perda ?
    Perda ou ganho é uma questão de qual ponto vc está vendo a ponta do revolver
    Mas a tcase do niva tem uma redução de 20% na posição direta !8-)
    Só que ai vc pode usar uns pneus 20% maiores na circunferencia e volta a ter a mesma relaçao de marchas do opala em 4ª
    Em 1ª e 2ª acho que fica um pouco mais reduzido, entau mas machas vão acabar mais rápido !
    Mas pode-se considerar que um 4ª vai ficar identico !

  • #32
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Smile Esclarecendo...

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Robertofs,

    Estava matutando uma coisa: você vai ficar com um Niva andando como um Opala (essa é a intenção?) Ou o que você espera dele?

    Pois tenho a seguinte dúvida:
    A caixa de transferência do Niva (quando não está acionada a redução) altera na relação entre a caixa de marchas e os diferenciais ou seja, existe alguma perda ?
    Bom, o Niva não é meu. Sou apenas uma espécie de colaborador do projeto, e por isso, posso esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse carro, inclusive essa.

    Consideremos o seguinte: um Niva 1.6 original de fábrica teria um motor com torque máximo a 3200 RPM, uma 5.a marcha com relação 0,82:1, uma relação de 1,2:1 em modo normal da caixa de transferência, diferenciais com relação 4,1:1 e pneus 175/80 R16, certo? Pois bem! Em rotação de torque máximo, o carro desenvolveria 102,62 km/h. Agora, veja que curioso: um Laika, que não tem caixa de transferência, e que usa pneus 175/70 R13, desenvolveria 103,20 km/h. Logo, a relação de 1,2:1 da caixa de transferência do Niva em modo normal é justamente para compensar a diferença no tamanho dos pneus, o que, em tese, faria com que um Niva e um Laika, ambos utilizando mesmo motor, câmbio e relação de diferencial, desenvolvessem mesma velocidade.

    Agora, consideramos o Opala 4 cilindros: o motor do Opala 4 cilindros desenvolve torque máximo a 2800 RPM. Adaptar apenas o motor do Opala no Niva faria com que a 2800 RPM desenvolvesse 89,80 km/h. Bom, parece algo meio incoerente, não é mesmo? Você coloca um puta motor no seu carro, e seria ultrapassado por um Niva com motor 1.6 original hehehe

    Então, o que fizemos? Adaptamos os diferenciais do Opala 4 cilindros, que tem relação 3,54:1, e a opção pelo câmbio do Chevette foi por ser um facilitador do projeto, ou seja, a caixa seca do Opala 4 cilindros que usa 5 marchas é plug&play com o câmbio do Chevette. Então, com os diferenciais do Opala e câmbio do Chevette, que tem 5.a marcha com relação 0,84:1, o Nivopala desenvolverá a 2800 RPM 101,52 km/h, o que é se equipara à velocidade alcançada em rotação de torque máximo pelo Niva 1.6 original

    Portanto, o Nivopala andara como um Niva

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #33
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    "Portanto, o Nivopala andara como um Niva "

    Mas creio que para fazer isso tudo o que se deseja é que o Niva não ande como um Niva!

    Veja meu desabafo:
    Jeep Command (versão mais nova do Cherokee):
    326 cv; 0-100 em 7,4 s; Vel. máxima 208 Km/h;
    Consumo: 7,5 Km/l
    Niva:
    Toma coro de Honda Biz na Dutra
    Consumo: 7,5 Km/l

    Entenda, apesar de tudo isso tenho 2 Nivas (acho que o problema então não é com o Niva e sim comigo! hehehehe si mata!

  • #34
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Força! Esse é o motivo

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    "Portanto, o Nivopala andara como um Niva "

    Mas creio que para fazer isso tudo o que se deseja é que o Niva não ande como um Niva!

    Veja meu desabafo:
    Jeep Command (versão mais nova do Cherokee):
    326 cv; 0-100 em 7,4 s; Vel. máxima 208 Km/h;
    Consumo: 7,5 Km/l
    Niva:
    Toma coro de Honda Biz na Dutra
    Consumo: 7,5 Km/l

    Entenda, apesar de tudo isso tenho 2 Nivas (acho que o problema então não é com o Niva e sim comigo! hehehehe si mata!
    Então, dizer que o Nivopala vai andar como um Niva, foi só pra dizer que os cálculos foram feitos pro carro ganhar muito em força, mas não perder em velocidade. Isso porque o motor do Opala desenvolve muito torque, mas é de baixa potência (baixa rotação). Então, a melhor forma de absorver melhor o potencial do motor é alongando a transmissão. Embora na rotação de torque máximo do motor do Opala 4 cilindros, que fará o Nivopala andar como um Niva original em rotação de torque máximo, o que fará toda a diferença é que serão cerca de 20 mkgf de torque, ao invés dos 12 mkgf originais do motor do Niva, e isso faz toda a diferença, ou seja, é 5.a marcha o tempo todo, subindo ou descendo, em viagens, e em trilhas é mais torque ainda com a 1.a marcha tendo relação 3,75:1, contra os 3,68:1 do câmbio original do Niva.

    Resumindo, o Nivopala andará como um Niva, em termos de velocidade (potência), no melhor caso, mas com quase o dobro de força, lembrando que torque (força) é a capacidade de realizar um trabalho, e potência (velocidade) é o quão rápido se consegue realizar esse trabalho. O motor do Niva é rápido, mas fraco, e por isso usa uma relação mais reduzida. O motor do Opala é lento, mas forte, e por isso foi usada uma relação mais longa.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #35
    Alguém me explica como se faz esse cálculo da velocidade????

  • #36
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    "ou seja, é 5.a marcha o tempo todo, subindo ou descendo, em viagens, "
    Maravilha, Roberto agora entendo o resultado dos seus cálculos.

    Gostaria de saber fazer esses calculos também, pois estou fazendo alterações de uma forma um tanto prática. Fiz e deu certo o motor do Niva com os pisões do Tempra e tô rodando com o danado. Na gasolina está uma belezura nunca mais Honda Biz me passa na rodovia Dutra, no GNV continuo enchendo o saco até dos caminhões mas creio que por falta de algumas regulagens chego lá.
    O problema é que com mais motor agora ele fica esguelando a 120 Km/h mas ainda cai nas subidas (mais que o normal ou o esperado - comparado aos carros básicos) e não acho que melhorou o suficiente para mexer nos diferenciais.
    Desconfio que a caixa de transferência do Niva está roubando muito da potência dos motores. Estou pensando em mandar fazer um cardã da caixa ao diferencial traseiro para ver como fica....
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade