O motor da cheroka é 6cilindros 4 litros, um pouquinho só maior que o do Niva ! Isso quer dizer que ele vai durar um pouco mais que o original! Se o original dura 2 trocas de oleo esse vai durar 3 ou no máximo 4 trocas !
Similares por um preço mais barato : fiat 147 e Tipo
Além da rosca a tamanho é preciso ver a capacidade que o o modelo tem para filtrar.
Quanto a troca de óleo e filtro, é uma economia tão boba e a importância deste ítem é tão grande que não vale a pena prologar a troca do filtro. Normalmente eu troco óleo e filtro a cada torca.
o mesmo filtro usado nos 147, Uno/Premio/Elba/Fiorino 1.0/1.3 e 1.5
filtros para motores maiores costumam oferecer maior resistencia/restrição ao fluxo do óleo, forçando a bomba e dificultando a circulação.
usar um filtro projetado para motor menor pode fazer o filtro saturar antes e duram menos do que o esperado.
como o filtro é barato, custando as vezes menos q o litro do óleo, vale a pena trocar a cada vez q se troca o óleo.
eu uso o filtro FRAM usado nos Fiat, com óleo barato de segunda linha.
mas troco óleo e filtro em 3 mil km ou se o carro ficar muito tempo parado, troco com 6 meses, mesmo q não tenha feito os 3k.
Só um detalhe. Qto mais sujo o filtro, mais impureza ele segura...pois particulas mais finas são presas nele, por isso q ele vai vai até saturar, ou seja, tem de ser muito fino para poder passar nele...dai, a vávula abre e o fluxo fica direto, no caso do cara jamais trocar o filtro ne....rs
assim eu sigo o recomendado por todos: a cada 2 trocas de oleo, uma do filtro.
Agora cuidado ao trocar o filtro, tive um probleminha com o gol do meu pai, ano 88 com apenas 27.000 Km originais. Fui trocar o óleo e filtro num posto e por sorte logo depois parei no mercado extra ( tijuca ) havia um rastro de óleo, enquanto manobrava na vaga começou o barulho de ferro, desliguei o motor. vazou todo o óleo ! pela borracha de vedação do óleo. Das duas umas, ou o frentista não colocou direito ou estava com defeito de fabricação.
Então fica a dica, trocou o filtro, passe óleo na borracha de vedação do filtro e deixe trabalhar um tempo antes de sair com o carro.
"...Agora cuidado ao trocar o filtro, tive um probleminha..."
Falando em probleminha ao trocar o filtro de óleo, lembrei que, logo que eu peguei o NIVAder, uma das primeiras coisas que fiz foi trocar TODOS os óleos e fluidos (caixas, diferenciais, motor, embreagem e freio), além dos filtros (gasolina, ar e óleo). Pois bem, ao colocar o óleo novo e verificar o nível, este estava muito acima do limite máximo da vareta... Quando eu estava me perguntando se a vareta era original , o "meca" deu umas batidinhas no filtro de óleo e ouvimos "aquele som de lata vazia"...
Não sei se, por instalação inadequada por parte do "meca" ou não, o óleo não havia "passado pelo filtro" e ficava acima do limite no cárter . Bom, por irresponsabilidade dele ou não, ainda bem que ele percebeu a tempo e "deu um jeito" (desrosqueou e apertou novamente o filtro), senão nem quero pensar no que poderia ter acontecido ao motor...
Isso aconteceu comigo com um Gol Bolinha Mi. O que ocorreu foi que o sujeito tirou o filtro antigo e a borracha que veda ficou presa ao motor. Quando ele tascou o filtro novo, ficou um ring contra o outro. Pronto... espirou óleo pra tudo quanto é lado e lambança que derreteu até o chicote!