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  • #1
    Usuário Avatar de robertofs
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    Thumbs up Diferencial traseiro alternativo pro Niva




    Pessoal, vejam o detalhe do diferencial do Opala montado. O lance é retirar os apoios do diferencial original e soldar no diferencial do Opala ou do Chevette. Pro diferencial do Chevette tem que usar uma flange pro cardan do Niva.

    O diferencial do Opala vai bem para motores que desenvolvem torque máximo abaixo dos 2800 RPM, já que tem relação 3,54:1 (diferencial do opala 4 cilindros), mas nesse caso, o dianteiro também deve ser substituído, como fizemos no projeto Nivopala ( http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yar...m?.dir=3559scd ).

    O do Chevette vai bem pra motor original, motor de Chevette e motores AP's até 1.8. A relação mais comum pro diferencial de Chevette é 4,10:1, o que o torna totalmente compatível com o câmbio e motor do Niva, já que muitos tem essa relação. No entanto, para o diferencial de Chevette há também outras relações, que vão desde 3,54:1 (Chevette automático) até 4,88:1 (Chevette Junior).

    []'s
    Roberto França
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    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Diferencial traseiro alternativo pro Niva-diferencial_original_1.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-diferencial_opala_montado_1.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-flange_ponta_de_eixo_opala_pra_roda_do_niva.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-flange1.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-diferencial_de_chevette_com_flange.jpg  

  • #2
    Roberto, nessa adaptação é trocado todo o eixo traseiro, certo?
    Qual a diferença de bitolas desses diferenciais (tanto do Opala, quanto do Chevette) em relação ao do NIVA?
    Você fala que para o diferencial do Chevette é necessário uma flange para o cardã... O do Opala é "plug'n'play"?

    VALEU!

    PS.
    Sabe informar se existe bloqueio disponível pra um desses diferenciais (Opala e/ou Chevette)?
    .

  • #3
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Robertofs, achei muito boa sua solução e acho que deverão surgir seguidores da idéia (eu por exemplo). Recentemente adaptei os pistões do Tempra no motor original do Niva, ficando então com 1.8 aproximadamente.
    Perguntas:
    Você acha que os diferenciais do Opala ficarão muito pesados para ele?
    Pode ser usado o câmbio também do Opala?

  • #4
    Usuário Avatar de robertofs
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    Cool Diferencial para motor 1.8

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Recentemente adaptei os pistões do Tempra no motor original do Niva, ficando então com 1.8 aproximadamente.
    Perguntas:
    Você acha que os diferenciais do Opala ficarão muito pesados para ele?
    Acho que seu motor 1.8 ainda não tem torque suficiente para trabalhar bem com uma relação de 16% mais longa. O ideal seria um motor que tivesse pelo menos uns 18 mkgf de torque máximo, algo que só se vê em AP 2.0 pra cima. Como o Nivopala usa motor de Opala, que tem torque na casa dos 21 mkgf a 2800 RPM, mas com potência máxima abaixo dos 5000 RPM, a opção de um diferencial mais longo se faz necessário para obter o máximo de rendimento do motor em termos de força, mas sem perder em velocidade.

    No seu caso, recomendaria um diferencial de Chevette com relação 3,9:1, lembrando que nesse caso você teria que trocar o dianteiro também, como fizemos no Nivopala, afinal, as relações devem ser idênticas, assim como o tamanho dos pneus.

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Pode ser usado o câmbio também do Opala?
    Não há necessidade de se usar o câmbio do Opala. Na verdade, não recomendo. A 1.a do câmbio do Opala tem relação 3,40:1, enquanto que a do Niva é 3,68:1, e a do Chevette é 3,75:1. Portanto, é melhor usar o câmbio do Chevette, que tem a 1.a mais reduzida, ideal para o Off-road.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    4X4 Brasil

  • #5
    Esse do Opala deve ficar legal também pra quem tem motor Diesel no NIVA,
    e um do Chevette (com relação do Chevette Jr 1.0) pra quem pneuzão 31"R 15 ou 7.50/16 (considerando motor original)...

    [] Cheio de idéia...
    .

  • #6

    Cool A solução é Dana 44-3

    Sei que o Roberton, vai me xingar Mas na minha opnião a melhor saida é Dana 44-3 com relação 4,27 ou 4,09, depende do seu diferencial original !

    O trabalho em colocar um diferencial destes é exatamente o mesmo do opala
    Tubo bem a bolota é maior
    Mas a bitola, pasmem, é menor que a do Niva, medidos num Niva e numa Ranger lado a lado a ranger tem 3cm a menos que o Niva (pneus e rodas originais nos dois)
    Qual a vantagem disso em contrapartida ao dana 30, bom tem os bloqueios disponiveis, a resistencia superior e a possibilidade de fazer um eixo por vez !
    Vamos lá vai, uma diferença de 4,27 para 4,30 não vai acabar com o seu carro, uma diferença dessas (menos de 1%) pode ocorrer até mesmo por diferença de calibração do pneus !
    instalo um Dana 44 na trazeira e depois com mais calma coloco na dianteira, usando a mesma receita do Prof. Roberton !
    Depois dos dois colocados troco a relação para uma 4,78 e ainda dá pra usar 2 kaiser ou um ensimec atraz e um TRPC na frente !
    Por favor não me falem na quantidde de dinheiro pra fazer tudo isso !
    Se eu fosse normal, pra começar a conversa não comprava Niva, não teria 2 Nivas, e não ficava imaginando essas babaquices !!!!!

  • #7
    Usuário Avatar de robertofs
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    Thumbs up O homem tem razão

    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Sei que o Roberton, vai me xingar Mas na minha opnião a melhor saida é Dana 44-3 com relação 4,27 ou 4,09, depende do seu diferencial original !

    O trabalho em colocar um diferencial destes é exatamente o mesmo do opala
    Tubo bem a bolota é maior
    Mas a bitola, pasmem, é menor que a do Niva, medidos num Niva e numa Ranger lado a lado a ranger tem 3cm a menos que o Niva (pneus e rodas originais nos dois)
    Qual a vantagem disso em contrapartida ao dana 30, bom tem os bloqueios disponiveis, a resistencia superior e a possibilidade de fazer um eixo por vez !
    Vamos lá vai, uma diferença de 4,27 para 4,30 não vai acabar com o seu carro, uma diferença dessas (menos de 1%) pode ocorrer até mesmo por diferença de calibração do pneus !
    instalo um Dana 44 na trazeira e depois com mais calma coloco na dianteira, usando a mesma receita do Prof. Roberton !
    Depois dos dois colocados troco a relação para uma 4,78 e ainda dá pra usar 2 kaiser ou um ensimec atraz e um TRPC na frente !
    Por favor não me falem na quantidde de dinheiro pra fazer tudo isso !
    Sem dúvida, o 4,27:1 vai bem mesmo, pra quem tem diferenciais 4,30:1, que é o meu caso. Esteticamente falando, acho que ficaria um trabolhão, mas o Roveri está certo quanto às opções de bloqueio. Na verdade, existem modelos de Dana 44 que já vem com Track-Lock embutido. É umas também, sem dúvida. Creio ser mais recomedável pra quem usa pneu grande. Assim, a bolota não fica muito próxima do chão.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #8
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Roberto, nessa adaptação é trocado todo o eixo traseiro, certo?
    Sim!

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Qual a diferença de bitolas desses diferenciais (tanto do Opala, quanto do Chevette) em relação ao do NIVA?
    O diferencial do Opala e do Chevette, de ponta a ponta, são cerca de 5cm mais estreitos, que é compensado pela flange de roda pra você usar a roda original do Niva.

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Você fala que para o diferencial do Chevette é necessário uma flange para o cardã... O do Opala é "plug'n'play"?
    Originalmente, o cardan do Chevette só vai até o meio do carro. Pra traz vai um tubo por onde passa um eixo rígido. Resumindo, o diferencial do Chevette não é convencional. A cruzeta pro diferencial do Chevette está no meio do carro. Mas o Opala tem, e é plug&play pra flange de cardan do eixo cardan do Niva.

    Tô mandando imagens dos diferenciais explodidos pra entender a diferença. Observe que não é só pegar o diferencial e colocar no lugar do Niva. Tem que tirar do diferencial do Niva as estruturas metálicas utilizadas para ancorar a suspensão, tirando também do diferencial do Opala ou Chevette, e em seguida soldar as partes do diferencial do Niva no diferencial do Opala ou Chevette, como se viu nas fotos que enviei.

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Sabe informar se existe bloqueio disponível pra um desses diferenciais (Opala e/ou Chevette)?
    Pra Opala sei que tem, pro tipo Dana 30, mas que custa um monte de dinheiro. No endereço http://www.jeep.dn.ru/axles/index.htm fala que tem bloqueio ARB para o Dana 30.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Diferencial traseiro alternativo pro Niva-dif_chevette.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-dif_opala.jpg  

  • #9

    Question upgrade nos diferenciais ou eixos do Niva

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Roberto, nessa adaptação é trocado todo o eixo traseiro, certo?
    Qual a diferença de bitolas desses diferenciais (tanto do Opala, quanto do Chevette) em relação ao do NIVA?
    Você fala que para o diferencial do Chevette é necessário uma flange para o cardã... O do Opala é "plug'n'play"?

    VALEU!

    PS.
    Sabe informar se existe bloqueio disponível pra um desses diferenciais (Opala e/ou Chevette)?
    .

    Caro Shakall,
    Voce que é um expert pode me dar uma luz se conhece ou se é possivel adaptar eixos do Jipe num Nivinha ou qual a sua ideia para um upgrade para o Niva?

    Muito obrigado

  • #10
    Citação Postado originalmente por braszil Ver Post
    " ... Caro Shakall, ... é possivel adaptar eixos do Jipe num Nivinha ou qual a sua ideia para um upgrade para o Niva? ... "
    Olha, Brasil... eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre esse tipo de adaptação . . .
    Acho que outros CAmaRAdas aqui do Forum são bem mais capacitados para tal, entre eles,
    o próprio Roberto França (autor do tópico) - que está "sumido" desde Fevereiro - ;
    o Alexandre "GALO CEGO" Roveri (que também "assina" esse tópico);
    e o CAmaRAda Flugêncio . . . SEM DESMERECER OS OUTROS!!!

    EMHO, diria que - a princípio - QUALQUER diferecial poderia ser adaptado,
    sendo uma questão "apenas" de remover os suportes dos feixes de mola (no caso do Jeep)
    e "transplantar" os suportes da suspensão 3-Link (2-Link - tirantes - com Panhard) do Niva, caso opte por ela; ou,
    já que vai mudar, partir logo para um 4-Link (veja o tópico " 4 link calculator ".

    No caso dos eixos de Jeep, vale salientar ainda, que os mesmos não eram flutuantes,
    e caso opte por eles, seria bom providenciar essa adaptação
    veja o tópico CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR !

    Outra coisa, é que a bitola dos Jeep é mais estreita, o que necessitaria de espaçadores
    (o que termina por forçar ainda mais a ponta-de-eixo).

    Uma alternativa seria os (caros) eixos de Band, mais resistentes que os Danna 44, e com a "bolota" um pouco menor (mais vão livre),
    mas também alguns (mais antigos) não eram flutuantes (os que tem a "bola" centralizada). Os da Picape Band eram Flutuantes
    e podem ser reconhecidos por terem a bola deslocada à direita.

    Lembrando ainda, que nenhum dos dois oferecia freio a disco, nem na dianteira (a Band, se não me engano, a partit de 94 tinha)

    Nesse tipo de adaptação (troca "dos eixos" do Niva) as vantagens são a resistência,
    a oferta de peças de manutenção, a variedade de relações a escolher (para os da Toyota, nem tanto) e existência de bloqueios .


    Uma dúvida: Você usaria eixo rígido na dianteira, ou "construiria" um diferencial dianteiro a partir de um traseiro?
    Indo no "sentido inverso", já vi na internet um Niva com diferenciais de Ômega,
    e - naturalmente - suspensão independente nas 4 rodas . . .
    Nas trilhas não deve oferecer muito curso, mas a estabilidade (e conforto) proporcionado para viagens,
    e mesmo competições do tipo Rally devem ter ficado "imbatíveis"...

    Uma possibilidade (na verdade, uma viagem) que me ocorreu agora, foi a de usar o eixo traseiro de Hilux;
    e na frente, a suspensão IFS completa do mesmo carro..... Será que daria ?


    Bom, desculpe não ter podido ajudar ,
    e talvez, por ter deixado ainda mais confuso . . .

    VALEU!!!!!

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Olha, Brasil... eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre esse tipo de adaptação . . .
    Acho que outros CAmaRAdas aqui do Forum são bem mais capacitados para tal, entre eles,
    o próprio Roberto França (autor do tópico) - que está "sumido" desde Fevereiro - ;
    o Alexandre "GALO CEGO" Roveri (que também "assina" esse tópico);
    e o CAmaRAda Flugêncio . . . SEM DESMERECER OS OUTROS!!!

    EMHO, diria que - a princípio - QUALQUER diferecial poderia ser adaptado,
    sendo uma questão "apenas" de remover os suportes dos feixes de mola (no caso do Jeep)
    e "transplantar" os suportes da suspensão 3-Link (2-Link - tirantes - com Panhard) do Niva, caso opte por ela; ou,
    já que vai mudar, partir logo para um 4-Link (veja o tópico " 4 link calculator ".

    No caso dos eixos de Jeep, vale salientar ainda, que os mesmos não eram flutuantes,
    e caso opte por eles, seria bom providenciar essa adaptação
    veja o tópico CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR !

    Outra coisa, é que a bitola dos Jeep é mais estreita, o que necessitaria de espaçadores
    (o que termina por forçar ainda mais a ponta-de-eixo).

    Uma alternativa seria os (caros) eixos de Band, mais resistentes que os Danna 44, e com a "bolota" um pouco menor (mais vão livre),
    mas também alguns (mais antigos) não eram flutuantes (os que tem a "bola" centralizada). Os da Picape Band eram Flutuantes
    e podem ser reconhecidos por terem a bola deslocada à direita.

    Lembrando ainda, que nenhum dos dois oferecia freio a disco, nem na dianteira (a Band, se não me engano, a partit de 94 tinha)

    Nesse tipo de adaptação (troca "dos eixos" do Niva) as vantagens são a resistência,
    a oferta de peças de manutenção, a variedade de relações a escolher (para os da Toyota, nem tanto) e existência de bloqueios .


    Uma dúvida: Você usaria eixo rígido na dianteira, ou "construiria" um diferencial dianteiro a partir de um traseiro?
    Indo no "sentido inverso", já vi na internet um Niva com diferenciais de Ômega,
    e - naturalmente - suspensão independente nas 4 rodas . . .
    Nas trilhas não deve oferecer muito curso, mas a estabilidade (e conforto) proporcionado para viagens,
    e mesmo competições do tipo Rally devem ter ficado "imbatíveis"...

    Uma possibilidade (na verdade, uma viagem) que me ocorreu agora, foi a de usar o eixo traseiro de Hilux;
    e na frente, a suspensão IFS completa do mesmo carro..... Será que daria ?


    Bom, desculpe não ter podido ajudar ,
    e talvez, por ter deixado ainda mais confuso . . .

    VALEU!!!!!

    []'s
    SHAKAL,

    Obrigado pela lembrança, mais ainda sou aluno do 1º ano, vontade de aprender tenho muita. Por isso vivo pesquisando algumas coisas.
    No meu caso, ainda pretendo comprar outro Niva e fazer umas coisinhas nele. Diferencial dianteiro de ferro, utilizando o traseiro como doador de peça e colocar uma relação original 9/40 que já tenho guardadas a algum tempo.
    Agora surgiu no Orkut um camarada fazendo o motor original passando pra 2.0 com o kit de motor da Renault Trafic 2.2 a gasolina, vai usar camisas molhas.
    Daí, num dá para parar de fazer adaptações.

  • #12
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    12/03/2014
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    Bom dia, vi nas fotos uma flange para adaptação da cruzeta no diferencial do chevette. Essa flange encontra pronta ou tenho que mandar usinar uma?

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