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Convex Datacenter
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  • #1
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    Barra da suspensão?




    Pessoal,

    Voltando da minha primeira viagem (700Km de ida/volta sem nenhum problema...) com o Bob, já aqui em São Paulo ouvi um estalo na traseira e logo depois a traseira ficou boba...
    Quebrou aquela barra que sai do eixo traseiro (ao lado do suporte inferior do amortecedor) e prende no asoalho na altura dos pés do banco de trás...

    Essa é a tal da barra estabilizadora ou é a barra tensora?

    A troca parece ser relativamente fácil (um parafuso na frente e outro atrás, porém tem que soltar o amortecedor), é facil mesmo ou estou viajando...

    Alguém ja teve este problema??

    Obrigado

  • #2
    É só isso mesmo.

  • #3
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    Nivoide,

    Mas como chama a peça: Barra estabilizadora mesmo?

    Existe algum similar nacional ou tem que ser a original?

    Grato

  • #4
    Fondevila,
    é a barra estabilizadora... não sei se existe nacional, mas onde quebrou a sua? Pq não solda ela? Aliás, pq não aproveita que vai soldar e põe logo aquele parafuso no meio pra se a qualquer momento tu quiser levantar (ou rebaixar... o que duvido muito... hehehhe) a suspenção?

  • #5
    Pode soldar sem medo...o nome dela é pernhad...ou coisa assim...se tiver levantado a suspensáo siga o conselho do gustavo.

  • #6
    Usuário Avatar de kemramone
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    < Camarada Fondevila pode soldar sem medo e se o camarada se enteresar pelo prolongador caso queira levantar o Niva veja esse link e veja como é fácil e simples de fazer!! http://www.natal4x4.com.br/barra.htm abraços!!

  • #7
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    A barra que quebrou não é a panhard (que é paralela ao eixo), a que quebrou é transversal ao eixo,

    Acho dificil soldar pois o pedaço que ficou preso ao eixo (quebrou bem no meio, deve ter sido alguma pedra...) bateu no chão e foi pra trás do eixo e nesse processo deu uma entortada,vai dar um bom trabalho pra alinhar, além disso achei a peça por $$50,00 o que ainda cabe no orçamento...

    Gostei da idéia do prolongador mas ele é necessário nas barras transversais tb??

  • #8
    O prolongador se usa na panhard para compensar o levante da suspensão (para que ela não fique deslocada para um dos lados (para a direita) e force todas as outras buxas. Já que achou uma barra transversal por esse valor, fique com ela, pois pra arrumar a sua vai gastar uns 30 conto (solda e prensa para desempenar) e vai ficar uma peça com ponto de solda, ou seja, enfraquecida.
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #9
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Shuther, além da panhard, tem de compensar as diferenças também nas estabilizadoras, senão elas "puxam" o eixo pra frente, provocando torções desagradáveis. O modo mais fácil que vi de fazer essa compensação é trocar os pontos de fixação das barras originais por outros com o mesmo formato, mas com o ponto de fixação da barra alongado de uma distância igual ao da elevação da suspenção. O mesmo vale pra panhard e pro equalizador de freio.

  • #10

    Boa lembrada, mas.....!

    Entendo que desloque a suspensão pra frente sim (pelo menos fica bilateral e não como a panhard que fica puxado pro lado) Mas é uma boa já compensar!
    Agora não pode ser o mesmo tanto que se levanta a suspensão não, pois aí vai deslocar ela muito pra trás, pois se aumentarmos em 5cm a suspensão, não podemos aumentar 5cm na barra. Temos de fazer o cálculo correto, de preferência com o carro com a suspensão origi para termos o ângulo correto.
    Confirma???
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #11
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Não shuther, eu disse aumentar o suporte, e não a barra, que continua a mesma. Como ela está presa ao monobloco e ao eixo, se aumento a altura entre o monobloco e o eixo de X, distancio o ponto de fixação da barra ao monobloco de X na mesma direção e sentido contrário, e tá tudo certo. Claro que pra isso tem de ser feito um novo suporte.

  • #12

    Tb tô querendo entender direito...

    ...pois não fiz isso no meu e tá fazendo sentido heheheh

    É a peça 18 na 1a figura (a que pintei de vermelho na 2a) que deve ser mudada de posição certo? Deve ser afastada do fundo do carro verticalmente para baixo na mesma distância que a suspenção foi levantada?




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