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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Thumbs up Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.




    Amigos,

    Estou fazendo várias reformas na viatura, entre elas estamos instalando um ar condicionado, e está sendo feito uma cx evaporadora sob medida para imbutir dentro do painel que também por sinal está sendo reformado e por aí vai...
    Mas o negócio é o seguinte:
    Posso acabar com a entrada de ar original que vem por cima do painel (fechar)?
    Qual seria o melhor alternador para colocar?
    Muitos dizem que ao colocar Ar Cond. o motor esquenta mais que o normal, e então como podemos resolver esse problema?
    Sei que perde um pouca a potência mas, será tão significante?
    Alguém já ouviu falar, que retirando o ventilador do motor (ventuinha) e colocando um elétrico podemos ganhar até 7 HPs a mais?
    Já fiz algumas pesquisas no forúm, mas fiquei meio em dúvida com algumas considerações e por isso juntei aqui.

    Ps: Sou do RJ e ar quente aqui nem precisa dizer né

    A Vtr tá com Weber 460, ign Elet., Bat de 60 A e alternador original.

  • #2
    CinhoRJ,
    não responderei nenhuma de suas perguntas, porque não tenho a menor ideia e ainda por cima farei uma a vc, onde esta sendo feita a instalação do ar condicionado, quanto ficou?

  • #3
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Cinho,

    tenho Ar condicionado no Shrek. Tinha uma ventuinha auxiliar que ligava sempre que eu acionava o AR. Teve que sair para colocar a bomba da DH. Quando eu ligo o AR, sinto a mesma diferença de quando ligava no Corsa 1.0. Bem percepitível, mas bem tolerável. Eu uso uma cx evaporadora universal, mas me interesso em seu projeto. Há fotos tanto do compressor, qt da cx em meu flog.
    Devo instalar uma ventuinha elétrica de Vectra, de duplo estágio, ou seja uma liga conforme o sensor do radiador, e a fase dois quando ligar o AR.
    Usando apenas a ventuinha mecânica, o Shrek tende a esquentar, chegando perto dos 95º, mas somente quando parado ou em trânsito lento. Em trânsito normal e sem muito anda e para ele volta à temperatura normal.
    No entanto, repare em uma coisa: isolamento témico do Niva. No meu, logo que saía de casa o AR gelava, mas a medida que ia andando o AR perdia eficiência. Descobri, com ajuda dos amigos do forum, que o Niva foi feito pra esquentar. Na área do câmbio e por todo assoalho, principalmente pelo lado direito esquenta muito. Estou em plena luta para diminuir o calor desta parte, que mesmo com a forração chega aos 60 - 65º nesta região. Andei com o carro sem nenhuma forração e comprovei que o maior foco de calor é nesta parte. Repare que o escape passa rente em toda lata pelo lado direito (deve ser útil para o inverso russo!!). Forrei com isolante por dentro e por fora...só não conclui o serviço ainda pq descobri umas coisinhas....que são assunto de outro tópico!

  • #4

    Thumbs up Foi mal

    Peço desculpas por não respoder antes, pois tive que dar uma parada nesta fase da instalação devido a outro problema (reduzida bloqueio etc)
    Não concluímos ainda a parte mecânica só o novo painel e a cx estaão quase... prontos
    Bom a cx evaporadora está sendo feita com fibra de vidro e o evaporador é de towner pois é quase idêntico aquele do ventilador do Niva.
    Ainda vamos verificar que compressor usar, tem alguma dica?
    Segue algumas fotos, mais ainda não finalizado.
    O serviço está sendo feito em Nilópolis RJ, inclusive o cara que tá fazendo a cx também reformou meu painel e vai adaptar os alargadores da Fiat estrada na Viatura fora alguns acabamentos internos...
    Querendo manad MP que passo o telefone do cara da fibra de vidro
    Valeu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-26-02-07_1350.jpg   Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-26-02-07_1351.jpg   Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-26-02-07_1352.jpg   Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-26-02-07_1353.jpg   Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-14-02-07_1506.jpg  

  • #5

    Thumbs up Cx do Niva

    A cx "evaporadora original" 1ª foto na 2ª foto o sist da towner não dá p/ ver legal, mas dá p/ ter uma idéia.
    Valeu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-ar-cond-sera.jpg   Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-ar-cond-towner.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Cinho, eu uso um compressor de Opala. No meu flog, lá pelas primeiras semanas, há uma foto dele e seu suporte.

  • #7
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    No entanto, repare em uma coisa: isolamento témico do Niva. No meu, logo que saía de casa o AR gelava, mas a medida que ia andando o AR perdia eficiência. Descobri, com ajuda dos amigos do forum, que o Niva foi feito pra esquentar. Na área do câmbio e por todo assoalho, principalmente pelo lado direito esquenta muito. Estou em plena luta para diminuir o calor desta parte, que mesmo com a forração chega aos 60 - 65º nesta região. Andei com o carro sem nenhuma forração e comprovei que o maior foco de calor é nesta parte. Repare que o escape passa rente em toda lata pelo lado direito (deve ser útil para o inverso russo!!).
    Eu acho que o túnel do Niva esquenta muito porque ele termina com uma parede que deve gerar alguma restrição para a saída do ar quente que vem do cofre, o que acaba concentrando calor nessa região.

    Como estou reformando meu Niva, e o assoalho será totalmente refeito, inclusive o túnel, farei com que não haja muito restrição para a saída do ar quente, acreditando que isso talvez diminua a temperatura do túnel.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.-20070505_19.jpg  

  • #8

    Lightbulb

    Camagada Nilopolitano , sou de Belford Roxo!!!

    Uma solução bem interessante é a colocação de fita de amianto ou cerâmica ou material similar no escapamento, principalmente próximo a parade corta fogo, pois segundo relatos funciona muito bem, além de diminuir o calor no cofre do motor e calor irradiado para a bobina!!
    O custo da fita é de aproximadamente 15,00 reais o metros, mas tem várias opções mais em conta.

    Sds

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