Luciano,
tá escrito 92. Acho q abre aos 92º. Mas, havia desde 88, 90, 92, 95. Eu to usando a original Lada....q não sei qual é a faixa. Do Omega pega, mas no meu caso o espaço não deu...
Versão Imprimível
Luciano,
tá escrito 92. Acho q abre aos 92º. Mas, havia desde 88, 90, 92, 95. Eu to usando a original Lada....q não sei qual é a faixa. Do Omega pega, mas no meu caso o espaço não deu...
CAmaRAdas, comecei a empreitada da ventoinha elétrica (e ainda nem terminei os relógios do painel :parede: )... É que levei o radiador pra "varetar", e lá eu vi uma ventoinha (usada) de Monza antigo, com um "defletor" quase do tamanho do radiador do Niva... Aí eu botei tudo "no bolo": O cara soldou duas chapinhas "em L" na lateral do radiador, para servir de suporte para a ventoinha. O defletor está um pouco amassado (dá pra ver na 1ª foto) mas não atrapalha em nada o funcionamento. Foi instalado também uma entrada para a "cebolinha" (dá pra ver na 1ª foto, e em detalhe na 2ª - foi colocada uma usada APENAS PRA TESTE). Essa entrada, vai pode também me servir como saída (dreno), pois ela foi feita ao lado do famigerado parafuso que teria essa função - não quero nem mexer com ele :mrgreen:! Falta um acabamento legal: Dar uma lixadinha no "conjunto" (desmontado) e pintar com "tinta pra alta temperatura". :dance:
PRBLEMA: Eu ja havia verificado que minha válvula termostática estava "oca", mas fui examinar esse lance do encaixe e... ELA FOI SOLDADA (ver 3ª foto)!
Mesmo que eu retire a solda e consiga abri-la, ao instalar - por exemplo - a válvula de Gol em seu interior, ela teria que ser fechada novamente com solda...
:arrow: PERGUNTA:
Isso (um p*** calor) não danificaria a válvula do Gol que estaria instalada em seu interior? :?: :pensativo:
[]'s
.
OUTRO PROBLEMA: Mesmo após o radiador ter sido aberto e "varetado", quando eu coloquei o dedo (Eita!) pelo local da tampa, verifiquei a presença de uma... :pensativo: Eu não sei nem dizer o que é! :roll: Tá impregnado, grudado nas paredes internas "da caixa" do radiador, como uma graxa de coloração marrom (vide fotos abaixo). EM TEMPO: O radiador NÃO está entupido! Essa "coisa" estava diluida na água antes (da retífica), pois passava água para o cárter (óleo "fino" e claro), e óleo para o radiador, o que deixava a água com cor de ferrugem, e achei que fosse "só" isso: ferrugem, mas, seja lá o que for, tem consistência de graxa...
Ah, antes de "encostar" pra retificar o motor, eu usei o "Radclean" da Bardhal, e essa "borra" não dissolveu toda... Parte dela sim, vi quando drenei... Até achei que tinha limpado tudo pelo "jeito" que saiu a água, mas pelo visto... :parede:
:arrow: PERGUNTA:
Alguém já passou passou por isso, ou sabe o que é isso:?: Tem como tirar:?:
[]'s começando a achar que tudo - feito pelo radiador - foi por água (suja) abaixo...
Luciano,
provavelmente é sujeira úmida do sistema. Há produtos profissionais usado em casas especilizadas que limpam tudo. Foi assim no Shrek, mas tivemos que passar umas 3 vezes o produto até ficar limpo...é o descuido de donos anteriores cobrando o preço....e q preço.
P/S - o sistema que isntalei tah funcionando tudo perfeitamente. O Shrek nunca esteve tão bem....ar gelando e temperatura constante.
Camagada Nilopolitano :concordo:, sou de Belford Roxo:mrgreen:!!!
Uma solução bem interessante é a colocação de fita de amianto ou cerâmica ou material similar no escapamento:idea:, principalmente próximo a parade corta fogo, pois segundo relatos funciona muito bem, além de diminuir o calor no cofre do motor e calor irradiado para a bobina!!
O custo da fita é de aproximadamente 15,00 reais o metros, mas tem várias opções mais em conta:razz:.
Sds
:arrow: Rones, esses produtos aos quais vc se refere são utilizados em uma "lavagem" com o radiador desmontado (o meu já está, ou melhor, AINDA está),
ou com o carro rodando (a exemplo de "RadClean Bardhal") :?: :pensativo:
Tenho medo de "botar pra rodar" desse jeito e essa sujeira impregnar nas galerias do motor recém retificado e da bomba d'água nova... :cry:,
afinal, ela (essa sugeira) gruda que nem GRAXA... :shock:
:arrow: E quanto a válvula termostática: Se eu instalar uma de Gol no interior da carcaça antiga e fechá-la com solda (já que a carcaça atualmente está "oca" e soldada),
irei danificar, ou prejudicar o funcionamento da válvula, devido ao calor gerado na operação de soldagem :?: :pensativo:
[]'s
Caro Luciano!
Use bardhal rad clean, que ficará zerado sem problemas.
Uso em todo veículo que compro e necvessita de limpeza, fica muito bom.
Essa borra que mostra, provavelmente é óleo que contaminou a água, provavelmente de alguma junta que queimou no passado e, o radiador não foi limpo quando ocerreu.
Não é nada que possa se preucupar (a não ser que volte).
Esse produto que te indico é um frasco de 100ml para um radiador/motor, independente do tamanho, usa por uma semana e drena a água, então está pronto.
Sugiro a termo da linha ford, usei em um CJ que tinha, ficou excelente e de facíl aplicação.
Abraços.
Kim.
Valeu, Kim! :concordo: Inclusive, eu já havia usado o "Rad Clean" uma vez... :wink:
Bom, tudo leva a crer que seja realmente óleo proveniente da junta queimada, pois o motor já havia passado por superaquecimento,
e estava com (além da junta queimada) os retentores de válvulas detonados, os anéis "lascados", bronzinas fu*****... O óleo era fino e claro devido a presença de água,
e a água do radiador era amarronzada e com aquelas gotículas de óleo (marrom) que não se diluem...
Antes do problema se tornar crítico, o óleo "parecia" normal, embora baixasse mais do que deveria, mas a água do radiador já apresentava os sintomas descritos.
Nesta ocasião eu usei o "Rad Clean" e pareceu resolver, mas como não havia sanado a origem do problema, ele voltou a acontecer...
Foi quando fui ao "meca" e abrimos o motor: Retífica completa! :putz:
Isso já faz algum tempo (demorei a comprar as peças por falta de tempo$$$) e o carro ficou parado. Agora que estamos na "reta final" (de motor, pelo menos), eu voltei pro radiador e mandei "varetar": Ele foi aberto e (teoricamente) limpo, sendo soldado novamente. SÓ QUE A BORRA AINDA ESTÁ LÁ!!! :parede: O problema, é que essa borra se assemelha muito mais a graxa do que óleo :shock: ... Se eu passar o dedo (como mostra as fotos), é como se eu estivesse passando o dedo em uma lata de graxa vazia (daquelas que a graxa "acaba", não dá mais pra usar, mas as paredes da lata ainda estão impregnadas). :shock: não me parece que aquilo vá "derreter" e deixar as paredes internas do radiador limpas "de verdade"... Ou será que limpa mesmo? :pensativo: Como eu já disse, o "meu medo" é que se essa "borra" dissolver parcialmete e grudar em outro canto,
vá "estragar" o motor recém retificado e minha bomba d'água nova (que não foram baratos) :parede:
[]'s
O lance da termostática é que me pareceu "mais fácil" instalar uma de Gol na carcaça da do Niva (como fez o Rones), que instalar uma da Ford, que era minha idéia inicial...
O problema é que parece que a válvula original tem sua junção fixada por pressão e a minha está soldada (o antigo dono fez isso ao retirar seu miolo e deixá-la "oca"): Ou seja, se abrir... Só soldando de novo, e não sei se a válvula nova que seria instalada em seu interior resiste a isso... :pensativo:
[]'s
Caro Luciano!
Sobre o aditivo, ele limpa mesmo, isso não resta dúvida!!
Ele dissolverá essa borra, que será eliminada na troca que fara no final do 7º dia da colocação.
Teoricamente, a borra se acumulará na parte inferior do radiador, onde o turbilhonamento da água é menor, devido às canaletas que a água tem que transpor até chegar lá. (diminui sua velocidade)
Quanto a vávula aguentar a solda, creio que não há problema, tomando um certo cuidado de soldar com a peça submergida na metade dentro da água (posição horizontal), pois a solda com estanho não é tão quente a área de solda como as outras, onde o material fica avermelhado, ou quese derretendo.
Espero ter ajudado grande companheiro forista.
Abraços.
Kim.
Luciano.
No meu tô colocando duas ventoinhas do Corsa, tá ficando assim.