x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
    Usuário
    Entrada
    05/11/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

Question Marcha Desengatando!

Olha eu travez! Seguinte: tem acontecido com certa frequência, de estar andando de quinta marcha e de repente - com a viatura em movimento - cai para neutro -vulgo ponto morto... Que será isso? É grave? Vou sobreviver? Esse negócio de ser novato é phodis!
    Valeu e inté.

A mesma coisa acontece comigo,mas a minha é a marcha à ré.. To tirando o jipe da garagem de repente dá um tranco...olho pra alavanca,e lá está ela em ponto morto...
    Certa vez quando isso aconteceu,eu engatei amarcha ré,e comoe stava escapando,segurei ela no lugar (pra tras) e comecei a acelerar, ele tava indo,tyava indo,tava indo,mas acabou não fondo!!aeuhauehauehuaeae
    Parecia que eu estava atropelando um boi,ele nao queria ir de jeito nenhum,e a ré engatada...o que pode ser isso???

Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Olá,

Galho fraco! É só mandar abrir a caixa de marcha e trocar a 5a. (que é uma bomba mesmo!). Leva num mecânico de confiança (se é que isso existe) e aproveita a mão-de-obra para dar uma olhada nas outras, principalmente a 4a. marcha que adora aprontar.

Já ouvi um papo que a caixa de marchas no Niva tinha originalmente apenas 4 marchas, e que a 5a é uma "adaptação". Bem, olhando a caixa aberta dá mesmo esta impressão.

[]´s,

Nos dois casos é o famigerado parafuso da quinta marcha !!!!
    Leva num mecanico rápidinho pra ficar baratinho !

Não espera soltar de vez

Aproveitando que estão falando de problemas no engate de marchas....eu tenho uma dificuldade tremenda para engatar a reduzida...que é a alavanquinha de cima....a debaixo que é a do bloqueio, eu acho, engata numa boa, piso na embreagem e empurro pra cima, sem problemas...agora a de cima para colocar ela pra baixo é foda...tem algum macete? alguma dica? to fazendo M3rd4 ??? hehehe.

Eu tentei umas vezes e fiz tanta força que fiquei com medo de quebrar e não mexi mais...a debaixo já estava engatada e o carro tava parado...e aí ??? Como não utilizei diversas vezes, to achando que é mais falta de prática, pq o cara que me vendeu, quando estava com ele e estavamos testando, ele engatava rapidão.

Léi,
    acho que você está confundindo... a alavanca mais perto do freio de mão é a reduzida (desativada pra trás, neutra no meio, ativa pra frente)... a mais perto do painel é o bloqueio (desativado pra frente, ativo pra tras)... pra engatar o bloqueio, que de vez em quando é meio difícil mesmo, faz assim... engata a 1a, vai soltando a embreagem devagar pro carro andar devagarinho e ao mesmo tempo puxando a alavanca do bloqueio pra tras... engata facinho assim... se tiver dificuldade pra desengatar faz o contrario, dando ré... nao use bloqueio no asfalto de jeito nenhum, só se deve usar bloqueio em solo com pouca aderencia, senao pode quebrar algo...

leomichetti seu doido!auheuhaeuae.. a alavanca de bloqueio,que é a pequenininha,tem que ficar para frente!!!!!Se ela estiver para tras (bloqueado), não dá pra engatar a reduzida (alavanca mediana)..será que não é isso que você está fazendo?
    Tomara que sua transmissão ainda esteja em ordem!hehehehehe
    Abraço

Não, Não , Não...rsrsr

A alavanca perto do frei de mão fica sempre pra trás...e a mais próxima do painel sempre pra frente.
    Quando fui tentar mexer pra ver...primeiro mexi na do freio, depois tentei a do painel e aí não consegui...e não ao contrário como vc falou.

To vendo que terei que ir num encontro de jeepeiros aqui no RJ pra fuçar nas paradas sem correr riscos de falência $$$.

Mas a alavanca perto do freio de mão é a reduzida!heheheheh

Pera aí...vamos começar denovo, agora com os nomes já identificados !!!
    Bom, com a reduzida desativada (para trás) e o bloqueio desativado(para frente) é como fica sempre...andando pela cidade.

Se eu acionar a reduzida (pra frente) o carro ganha força, perde velocidade, até aí sem novidade, o bloqueio continua desativado (pra frente).

Agora eu queria manter ele com a reduzida acionada (pra frente) e também Bloquear (pra trás), é aí que a alavanca me dá um suador...é dura demais!

Sei que isso só devo fazer em terrenos de terra ou para enfrentar obstáculos que estejam bloqueando minha passagem...tb sei que não devo bloquear o carro sem acionar a reduzida.

Foi isso mesmo que vcs entenderam ou vou precisar desenhar !!! hahahah

Valew pessoal.

Usuário Avatar de RAR
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Talking Alavancas do Niva

Leo,
    Parece que estas tendo dificuldade é em acionar o bloqueio (alavanca menor junto ao painel) e não a reduzida (alavanca maior junto ao motorista). Se não tens no seu console a placa de orientação original, existe uma placa que a "apoio 4x4" vende, conforme o anexo, para ajudar os desavisados. A reduzida tem 3 posições e é facil de ser acionada sempre com o veículo parado é em ponto morto (se fizer em movimento, mesmo com a embreagem acionada, vai arranhar as engranagens da caixa). Tem gente que deixa em posição neutra (no meio) como segurança anti-furto. O bloqueio tem um curso pequeno e as vezes é duro de ser acionado. O recurso que se utiliza é acionar a ré que ela entra fácil. Da mesma forma quando quiser retirar o bloqueio (após a realização de uma trilha por exemplo) use do mesmo expediente. Existe tambem uma luz de advertencia no painel que acende quando o bloqueio esta acionado. Boas trilhas!

Ruben Rosa
    Niva 98 1.7i
    XJ Rubicon 98
    Ilha Jeep Club
    Marcha Desengatando! Imagens Anexas Marcha Desengatando!-niva_acessorios_placa_ind_marcha.jpg 

Galera, se vcs verem o esquema do manual do mecanico niva verão que a reduzida tem um garfo e desloca a engrenagem de um lado para o outro, como no câmbio, porém sem sincronismo, daí a necessidade de se parar.

Bem eu as vezes mudo de reduzida para high andando e puxando levemente, nem aranha...mas é de preguiça mesmo. Não recomendo.

Já o bloqueio do fierencial central não atua nas planetárias como os bloqueios comuns, mas sim inibe a ação "diferencial"com o acoplamento do eixo principal diretamente. Assim, o eixo e a manga de eixo são ESTRIADOS e que caso não estejam alinhados não engata.

Sempre engato o bloqueio andando. Devagar lógico. Você puxa a alavanca para trás levemente e sentirá que ela entra na boa. O desengate funciona melhor em marcha ré.

Não há problema em andar bloqueiado se não for em reduzida, claro que vc não deve andar a 60km/h bloqueiado né...mas em um morro por exemplo que vc queira velocidade poderá por uma primeira simples e boa...mas ainda a opção segunda reduzida é melhor pois evitaria uma possível troca de marcha no meio da subida...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem