Quando viro a direção do meu Niva para a esquerda, sinto um calo na caixa de direção (o problema já veio com ele). Quando faço curvas mais abertas, onde o volante deveria ficar exatamente onde está o calo, ou ela fecha mais para a esquerda ou abre mais para direita, não dando a precisão que deveria ter. Somando-se isso à folga da direção, tenho um volante bobo nessas curvas mais abertas.
Vocês já tiveram problemas desse tipo? Se tiveram, como resolveram?
O volante quando centralizado tem aquela folga que dá + ou - "2 cm" de giro falso para a direita e para a esquerda. Quando chego no limite da folga no lado esquerdo, o volante endurece até ponto onde começa o esterçamento da roda. Seguindo no esterçamento, parece que há um calo nesse caminho, ou seja, há um momento que a direção endurece mais que o normal soltando rápido logo em seguida, antes de endurecer até o normal do esterçamento novamente. Isso acontece com o carro rodando.
Quando parado, não há braço que faça passar por esse calo, só soltando um pouco o carro para que ande um pouco e dê uma folga.
Tive praticamente o mesmo problema, só que o calo não era assim tão grande, permitindo girar o volante com um pouco mais de força, foram me dadas duas opções na época, retificar a caixa ou trocar a caixa, escolhi a segunda. No seu caso como o calo é muito grande, acho que retificar vai ficar dificil.
Marcelo da uma olhada na sua suspensão e ve se tem alguma coisa pegando nos pivos quando vc vira o volante, no meu caso eu levantei mais ele e agora quando viro todo o volante o pivo colide na barra estabilizadora que passa sobre ela e trava o volante virado.....parece piada né, mas ainda bem que eu estava dentro do posto....td isso pq o cara não me colocou uma bostinha de limitador.....
....Levanta a frente do niva coloca nós cavaletes e pede pra alguem ficar virando o volante e observa oque acontece.......blz
....Levanta a frente do niva coloca nós cavaletes e pede pra alguem ficar virando o volante e observa oque acontece.......blz
O mais sensato é isso que o Renato falou !
Deixa a frente erguida e vira o volante de batente a batente ! se for algo dentro da caixa, rolamento ou dentes, vc vai sentir o calo ! Se não, vai analisando terminal por terminal e a folga nas buchas do braço auxiliar ! Forçando a roda com as duas mãos nas laterais dá pra ver onde esta o problema
Uma folga como essa de + - 2 cm no raio é normal do Niva Se vc tirar ela o volante fica muito pesado e não volta sozinho depoisn das curvas
Marcelo, só para complementar as dicas dos colegas, verifique tb se não há trincas onde a caixa de direção é fixada... se vc olhar atrás das rodas dianteiras, serão três parafusos formando um triângulo em cada lado... se tiver trincas, provavelmente isso tb pode causar folga na caixa de direção... a solução é soldar um reforço em cada lado...