Postado originalmente por
alexandre roveri
Antes de eu capotar o meu Niva tinha feito 15000km apos a instalação do cambio de chevette numa boa ! Tá certo que 15000 não é lá essas coisas, mas por 300/250 reais troca-se tudo, o que me dava uma certa tranquilidade !
Bem , o problema consiste na sorte de achar um cambio inteiro do chevette por 300,00 , porque nem todos são bons .
Já, ná época do cambio original a hora que começou a escapar e 2º, todo dia que eu dirigia o carro, me arrepiava a espinha com medo que quanto ia gastar
Então , eu também tinha esse receio e pela primeira vez desmontei um cambio de niva e fiquei surpreso pela simplicidade do conjunto, esperava encontrar arruelas de calço , travinhas , pininhos e não tem nada disso .
Montar e desmontar um cambio de niva é mais facil que trocar a homocinética .
E tudo encaixa perfeitamente não permitindo errar .
Ai que tá , analisando o conjunto , chequei a conclusão que uma marcha no niva escapa só por tres motivos : Sincronizado gasto , luva gasta ou garfo gasto .Isso porque dificulta o encaixa perfeito da luva na hora do engate .
Salvo os rolamentos, claro , porque se tiverem folgas , ai tudo por dentro vibra e nada funciona bem .
Engrenagem gasta não tem nada a ver , se se estiver muito ruim .
Então do ponto de vista do seu cambio que escapava a segunda , bastava talvez trocar a luva ou o sincronizado da segunda .
Comprei um cambio usado de laika , sei lá quanto rodou , abri e vi que precisa trocar 1 rolamento e a engrenagem da quinta , o resto ta tudo bom .
O pessoal dos Cj' tá mais do que aprovando para uso com motores na faixa dos 100Cv . Até mesmo uma conceituada empresa do mundo 4x4 investiu nessa adaptação (esqueci o nome dela agora) com uma flange fixa para a t-case Willis
Ai que tá, andei vendo o tópico do CJ /cambio do chevette e conclui o seguinte , estão satisfeitos porque é melhor que o original ,( mas ja tive rural e posso afirmar que o cambio original é um terror , porque as peças paralelas são muito ruins ) ,agora, o projeto também é recente e tem um cara que ja tem a mais de tres anos o cambio no CJ , mas afirma que todo ano tem que trocar , o bichinho so aguenta um ano .
Tem um outro camarada que disse que tem uma tal arruela da ré que dá problema .... bem lá tá explicado .
Pode não ser a Dbest, mas é a mais acessivel