puxa.... mas um motor decente tem a obrigacao de roda no minimo 100.000km antes de retifica... os 15.000km do seu chevette até agora nao sao parametro..
se ai em GO nao reclamam do motor de chevette é pq o povo nao exige dele... pq aqui, ele é mal falado sim... obvio que depende muito de como se toca... se quiser uma tocada mais esportiva, com giro alto, ele abre o bico mesmo...
eu alem de jipeiro, sempre gostei tb de arrancadas e tal ( hoje tenho uma saveiro turbo tb) e sempre vivenciei isso... quem tinha chevette com motor originais pondo p/ ralar em pegas, era questao de pouco tempo, o motor nao aguenta... comeca a fumar e bater rapido. isso sem falar que em desempenho nem mesmo o 1.6/S era melhor que um AP600. cheveteiro se bobeasse tomava pau de fiat 147 1300... chevette em pegas so prestava p/ arrancar com outro chevette ou p/ dar cavalo de pau. ( quem já foi rachador sabe do que eu estou falando)
Como parei o meu Niva pra reforma, e tinha acabado de restaurar um Chevette tubarão 76, fiz o transplante do motor e câmbio de chevette do meu Niva pro meu chevette, já que esse estava sem motor e câmbio, e não tenho perdoado. Quando passa playboy tirando onda, abro as duas goelas do Solex 2E e a resposta é rápida. É normal eu botar mais de 5500 RPM no motor, e até agora, sem problemas. Porém, foi como falei: eu comprei o motor usado e o retifiquei completamente, colocando peças novas, então, é um motor antigo, mas não é um motor velho. Voltando a pergunta, o que você tem de histórico contra o motor do Chevette? Cabeçote? Válvulas? Virabrequim? Bronzinas? O que "abre o bico" pra você? Se há um problema congênito, em avise que vou realizar uma manutenção preventiva

cabecote, retentor de valulas e valvulas..... e quebras em aneis tb é comum... continua acelerando o seu sempre acima de 4000rpm... adote uma conducao esportiva.... daqui uns meses vc me fala se ele tá fumando ou nao....
A título de informação, eu prezumo, através de cálculos simples, baseando no 1.6/s a álcool, que tem 81cv de potência e 12,8mkgf de torque, eu prezumo que o meu, que é a álcool, tenha ficado com uns 86cv e o 13,6mkgf de torque, o que não é como um AP 1.8, mas que somados ao câmbio cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o aproxima ainda mais do desempenho de um AP 1.8 a gasolina com câmbio de Niva original. Pelo menos, em termos de desempenho, já fica um pouco mais eficiente que o original 1.7i.
tá... já entendi que o seu motor tem numeros adequados p/ carregar um niva, mas EXCETO pelo preco vc ainda nao conseguiu me provar onde o motor de chevette seria uma melhor opcao frente a um AP1.6 num niva...
no seu caso que vc ja tinha o motor e cx , otimo.. use o que tem e tire o maximo de proveito ( como vc fez passando- p/ 1.7) mas p/ um cara que acabou de fundir o motor original do niva, na minha opniao, a menos que ele pague 500,00 num motor de chevette ( que na melhor das hipoteses vai ter 15 anos de uso) perfeito ( sem precisar de retificar), vale mais a pena pagar 2.500,00 num AP1.6 MI ( injetado, nem preciso enumerar as vantegens sobre carburador néh?) que basta procurar, ele pode comprar um motor semi-novo ( um golzinho de 2007 PT que tem aos montes em desmanches)
isso tudo qeu falei sobre niva, se aplica tb ao samurai.... motor de samurai quando funde, é no minimo 2500,00 a retifica.... a galera prefere instalar AP, é um AP1.6MI é o casamento perfeito no samurai...
concorda?
T+
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.[/QUOTE]