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Tópico: Apagão

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  • #1
    Usuário Avatar de gorbatchev
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    Apagão




    Caros camaradas, preciso de ajuda.

    Já relatei esse problema em outro tópico mas volto a postá-lo aqui em um tópico diferente porque o prblema persiste e aquele tópico era "genérico" demais (haviam várias dúvidas).

    Bom, é o seguinte: tem acontecido diversas vezes, depois de andar muito tempo com o Glasnost (meu niva) de quando eu o desligo, ele apaga. A parte elétrica continua funcionado perfeitamente, mas a partida, nada. Nem sinal de motor de arranque. Aí nem o capeta resolve, tem que esperar. Espero uns 15 a 20 minutos e dou no contato e pronto, tudo volta a ser como antes, como se nada tivesse acontecido.

    Vejam, isso só acontece quando ando por um longo período (uma hora ou mais). Também não é sempre, mas é muito frequente (que existe uma relação com o aquecimento parece não haver dúvida).

    No outro tópico, alguns de vocês (obrigado gente) sugeriram algumas ídéias:

    - aquecimento da bobina
    - motor de arranque
    - mal contato na ignição

    Bom, levei no mecânico (aliás, no Hudson, aqui de BH) e ele desmontou, revisou e lubrificou o motor de arranque. Segundo ele, nada de errado havia com o motor. Então acho que podemos descartar essa hipótese.

    A hipótese de mal contato faz sentido, mas por que só acontece com o carro quente?

    E a hipótese da bobina parece plausível, mas, desculpe a ignorância, ele não deveria pelo menos dar a partida?

    Obrigado a todos e abraço.

    Gorba

  • #2
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Transcrevo a dica do site dos camaradas...eu fiz e resolveu. O sintomas do seu eram os mesmo do meu.


    " vAdaptação do Relê Auxiliar de Partida



    O Nivaleta e o Mouriva tiveram o mesmo problema ao mesmo tempo, em uma viagem que fizemos a algum tempo.

    Depois de algumas análises e limpezas, com troca do miolo da chave, automático de partida e revisão nas escovas, descobri o seguinte:

    O terra direto da bateria para um dos parafusos de fixação, com cabo de 25mm2, pode ser o cabo terra do MB608, ajuda muito, conforme informado já na lista.


    O conector que liga o +15, que vem do miolo de partia deve ser substituído por um com conexão melhor, eu uso um elemento de uma barra sindal, para cabo de 2.5mm2. Esse conector, com sujeira, barro e outros derivados, quando quente, causa uma queda de tensão nos seus terminais, que pode ser medida facilmente, chega a ter de um lado 12v e do outro 8v, uma queda de tensão de 2 volts em uma conexão é muito, principalmente quando esse fio serve para acionar o automático de partida.
    No meu caso estou usando um conector melhor, com as pontas dos fios estanhadas.

    Da teoria temos, que " Nos metais, o aumento na temperatura aumenta a vibração dos átomos, isso aumenta a dificuldade que os eletrons livres encontram para paddas por entre os átomos, diminuindo a sua mobilidade. Nesta condição a resistividade do material almenta linerarmente com a temperatura." (Analise de Circuitos em corrente contínua - Editora Érica - 1990 - 93 pág 45) junte a isso a um pouquinho de barro e/ou sujeira e pronto, toca empurrar o Niva.

    Eu montei um rele auxiliar de partida que pega os 12v direto da bateria e joga no automático, isso ajuda em uma trilha e diminui o esforço do miolo de partida, veja o esquema abaixo.

    Uma revisão no motor de arranque, é aconselhavel.

    Depois dessa substituição NUNCA mais tive problema de partida no Nivaleta, quando quente ou depois de longas viagens, como era de costume.

    Existem outros conectores que substitui, pois só serviam para dar mau contato.

    José Julio

    Niva - 91 - Nivaleta 1.7 GNV
    JPX - 96 - Édizio - py2ej@ig.com.br "








    Execução da Adaptação : José Julio

  • #3

    Talking

    Citação Postado originalmente por gorbatchev
    ....Caros camaradas...........depois de andar muito tempo com o Glasnost.....
    acho q o problema eh com o pitarás...........rs

  • #4

    Wink

    ou vc tem q saci moi hui ...........
    nao sei escrever em russo, mas eh assim q pronuncia.....rs

    brincadeiras a parte.

    ele tem modulo de ignicao ? isso m parece problema no modulo.
    sei q alguns fords apresentam esse problema qdo aquecem. dah uma checada ....

    abs
    4X4 Brasil

  • #5
    Parece bobina, arruma uma emprestada para testar.
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • #6
    Gorba,
    não resolveu isso ainda? qualquer dia vai esquentar demais...
    eu continuo acreditando que seja problema de "osmar"

  • #7
    Pode ser bobina ou talvez por incrivel que pareça mais comigo aconteceu , andei com o nivusca e deixei-o ums tres dias sem ligar nada nem o motor de arranque nem o tradicional estalo do gás entrando em funcionamento , nada e a luz da bateria estava acessa no painel , imaginei de tudo ai fui na bateria a luz verde acesa ,puts pensei em tudo ai como por acaso que so Deus explica tirei o cabo da bateria e reparei que os bornes estavam pretos isso mesmo uma camada preta recobria os contatos ai peguei uma lixa e lixei e as vezes cria essa camada de novo e como ja sei eu vou la e lixo e fica tudo bem , mais eu moro perto da praia pode ser a marezia sei la .
    boa sorte e espero que consiga resolver seu problema

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