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  • #1
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    Exclamation vibração nas alavancas e outras dúvidas de novato




    Camaradas, sou novo por aqui. Oi a todos.

    Comprei um niva (até que enfim!!! ) há duas semanas em são paulo e trouxe ele para belo horizonte esse final de semana. Ele veio até bem, fazendo 110, 120 (na subida oitentinha, vai). A viagem foi até tranquila (pelo menos perto do que eu esperava). Mas aconteceram algumas coisas que me deixaram grilado:

    1 - Parei para abastecer e quando fui ligar o carro novamente surpresa: nada acontecia. Farol funcionando, painel acendendo e sem resposta da chave. Tentei diversas vezes e nada. Quando arrumei o telefone de um eletricista e já me preparava para a facada, surpresa, sem mais nem menos, o danado pegou. Alguém tem alguma idéia do que possa ser? Motor de arranque? Ou o jipinho é mesmo temperamental?

    2 - No dia seguinte, já em belo horizonte, percebi um ruído estranho no motor (?), parecia um rolamento ou algo parecido. Passei numa oficina mecânica (Planeta Niva, alguém conhece? É confiável?) e o cara me disse que era alternador. Disse que teria que abrir e ficaria em torno de 130,00 reais. O que vocês acham? Tem ligação com a pane na ignição? O preço, se for esse mesmo o problema, está bom?

    3 - Terceira e última (por enquanto) dúvida. Alinhei e balanceei os pneus antes de viajar. Quando o niva atingia 90 km/h começava uma vibração enorme nas alavancas de trasmissão, principalmente na do bloqueio, parecia que o jipinho estava entrando em velocidade de desintegração. Essa vibração só passava quando atingia 110 km/h. O volante não vibrava nada. É normal essa vibração? O que faço?

    Ah, comprei o carro numa autorizada lada (Bomer, São Bernardo do Campo) para não ter que mexer muito no carro (leia-se: não ter muita dor de cabeça) e esperava que estivesse tudo OK.

    Grande abraço a todos.

    Gorba.

  • #2
    1- pode ser problema de osmar, os" mar contato" no miolo da chave de ignição, aconteceu comigo no mecanico, virei a chave e nada, mas as luzes acendiam.
    2- não faço idéia. (desculpe).
    3- caixa de transmissão provavelmente desalinhada

  • #3
    Colega,

    1. pode ser a bobina... verifique se ela esquenta demais... com a bobina muito quente pode significar dificuldades na hora de partida...

    2. melhor ir num auto-elétrico antes de mexer no alternador... a Bomer não te deu garantia???

    3. pode ser desalinhamento, mas quase todos os Nivas possuem essa vibração aos 90km/h... só não pode ser muito forte...

  • #4

    Thumbs down

    Citação Postado originalmente por Hervé Roberto
    1- pode ser problema de osmar, os" mar contato" no miolo da chave de ignição, aconteceu comigo no mecanico, virei a chave e nada, mas as luzes acendiam.
    2- não faço idéia. (desculpe).
    3- caixa de transmissão provavelmente desalinhada
    2 - Não leva lá não. Te falo os motivos em PVT. Quando precisar em BH tem a oficina do Hudson (33750765) ou o Zé carlos (99542779) são bons mecanicos de Niva.

  • #5
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    Hervé Roberto, Emtsuhako e Bandido: muito obrigado pelas dicas.

    Hervé, para alinhar a caixa de direção é muito complicado ($$$)? Qualquer mecânico faz ou convém procurar um cara que entende de niva?

    Emtsuhako, a idéia da bobina faz mesmo sentido, afinal isso acontece quando ando por muito tempo, e só volta a funcionar depois de um tempo parado. Vou verificar, valeu!!! Quanto a Bomer dar garantia, deu sim, de 3 meses, mas o problema é que tenho que levar lá, o que significa encarar mais 612 km e uns 150,00 reais de combustível, sem falar na chance de ficar parado no meio caminho, valendo mais a pena eu acertar isso por aqui em bh mesmo.

    Bandido, desculpe a ignorância, mas o que é PVT? Eu não fui muito com a "cara" do lugar mesmo, parecia desmanche. E além de tudo, o cara soltou a correia para ver se o barulho vinha do alternador e acho que não ajustou direito, pois agora parece que tá patinando...

    Obrigado de novo e grande abraço a todos.

    Gorba.

  • #6
    Gorba,
    não faço ideia de em qunato fica esse serviço, já que isso eu ainda não fiz no meu Niva, mas como tudo neste veículo é melhor procurar quem entenda dele.

    PVT= particular= mensagem privada

    Um abraço

  • #7
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    Gorba,

    Putz, lendo sua história me vi por completo, qd comprei o Niva em BH e trouxe para Vitória-ES.

    1 – Aconteceu a mesma coisa comigo. Na primeira parada pra abastecer o bixo não pegava....na verdade nem dava sinal. O sistema elétrico funcionava e o arranque parecia que nem estava lá. Pesquisei em vários fóruns e descobri que eu não era único, na página de dicas dos “camaradas” há um relato e sugestão sobre o caso.
    No meu caso, coloquei um relê auxiliar e revisei o arranque com troca de escovas. Funcionou por um tempo....até que voltou o problema. Depois, pensamos que era o comutador e instalamos um botão de partida tipo MB 608....nada, mesma coisa....era o carro andar no trânsito ou pegar estrada que ao parar a sorte estava lançada....ora pegava ora não. Engraçado que era esperar um tempo....tipo uns 10-15 min que ele voltava com a maior cara de sonso e pegava. Depois, seguindo recomendações troquei o cabo negativo por um tb de 608 ligando diretamente na lata do carro, pois se não me engano o original é no bloco do motor....mantive os dois. Quando tudo parecia resolvido eis que em pleno rush das 6:30 pm, deixei morrer o carro....ja era! Já estava procurando um arranque nacional para adaptar quando resolvi em conjunto com meu pai desmontar o fdp...primeira coisa q achamos a fixação estava horrível, inclusive com um dos parafusos quebrado (tvz por conta das inúmeras mexidas) que fazia com o mesmo ficasse desalinhado, na verdade ele travava antes de iniciar o movimento....depois ao desmontar verificamos que uma das escovas estava detonada (trocamos todas) e o cilindro do automático de tanto travar no início do movimento ficou com a ponta áspera...corrigimos tudo e travamos o arranque com parafusos novos, mais arruelas auto travantes. Já se foram 3 meses....e até agora nenhuma falha, aliás até p barulhinho ficou de carro ano 2006!
    No meu caso todas as vezes que ele ficava inerte era só empurrar de leve um tranco tb leve em 3ª que ele pegava q para mim indicava que o problema não estava na bobina e não estava mesmo.

    2 – Pode até ser o rolamento do alternador, mas só vai influenciar no arranque se ele não estiver carregando a bateria corretamente e esta não estiver com carga. De qualquer forma é bom verificar, pois vc pode ficar sem alternador na estrada.

    3 – Vibração em Niva é normal, mas o normal em Niva significa em 1ª e 2ª marchas, pelo descrito parece ser alinhamento de caixas de marcha e transferência. O procedimento de alinhamento delas é relativamente simples, mas há outros fatores q podem ter o mesmo sintoma, tipo a junta elástica.

    Boa sorte,

    Rones

  • #8
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    Hervé, obrigado pela dica...

    Ah, ignore a pergunta que eu enviei em PVT, era para o Bandido.

    Abraço
    Gorba

  • #9
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    Gorba,
    Putz, lendo sua história me vi por completo, qd comprei o Niva em BH e trouxe para Vitória-ES.

    1 – Aconteceu a mesma coisa comigo. Na primeira parada pra abastecer o bixo não pegava....na verdade nem dava sinal. O sistema elétrico funcionava e o arranque parecia que nem estava lá. Pesquisei em vários fóruns e descobri que eu não era único, na página de dicas dos “camaradas” há um relato e sugestão sobre o caso.
    No meu caso, coloquei um relê auxiliar e revisei o arranque com troca de escovas. Funcionou por um tempo....até que voltou o problema. Depois, pensamos que era o comutador e instalamos um botão de partida tipo MB 608....nada, mesma coisa....era o carro andar no trânsito ou pegar estrada que ao parar a sorte estava lançada....ora pegava ora não. Engraçado que era esperar um tempo....tipo uns 10-15 min que ele voltava com a maior cara de sonso e pegava. Depois, seguindo recomendações troquei o cabo negativo por um tb de 608 ligando diretamente na lata do carro, pois se não me engano o original é no bloco do motor....mantive os dois. Quando tudo parecia resolvido eis que em pleno rush das 6:30 pm, deixei morrer o carro....ja era! Já estava procurando um arranque nacional para adaptar quando resolvi em conjunto com meu pai desmontar o fdp...primeira coisa q achamos a fixação estava horrível, inclusive com um dos parafusos quebrado (tvz por conta das inúmeras mexidas) que fazia com o mesmo ficasse desalinhado, na verdade ele travava antes de iniciar o movimento....depois ao desmontar verificamos que uma das escovas estava detonada (trocamos todas) e o cilindro do automático de tanto travar no início do movimento ficou com a ponta áspera...corrigimos tudo e travamos o arranque com parafusos novos, mais arruelas auto travantes. Já se foram 3 meses....e até agora nenhuma falha, aliás até p barulhinho ficou de carro ano 2006!
    No meu caso todas as vezes que ele ficava inerte era só empurrar de leve um tranco tb leve em 3ª que ele pegava q para mim indicava que o problema não estava na bobina e não estava mesmo.

    2 – Pode até ser o rolamento do alternador, mas só vai influenciar no arranque se ele não estiver carregando a bateria corretamente e esta não estiver com carga. De qualquer forma é bom verificar, pois vc pode ficar sem alternador na estrada.

    3 – Vibração em Niva é normal, mas o normal em Niva significa em 1ª e 2ª marchas, pelo descrito parece ser alinhamento de caixas de marcha e transferência. O procedimento de alinhamento delas é relativamente simples, mas há outros fatores q podem ter o mesmo sintoma, tipo a junta elástica.

  • #10
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    Rones, obrigado pelas dicas...

    Mas agora fiquei em dúvida. O meu problema só aconteceu duas vezes, que foi quando andei muito, que foi a viagem de SP para BH, por isso achei coerente a idéia do Emtsuhako. Mas seu relato parece bem semelhante ao que aconteceu comigo. Já aconteceu com você de ele falhar com o carro frio? E tire uma dúvida de leigo: se ele pegar no tranco posso descartar a bobina como causadora do problema?

    Obrigado,

    Abraço,

    Gorba

  • #11
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    Citação Postado originalmente por gorbatchev
    Rones, obrigado pelas dicas...

    Mas agora fiquei em dúvida. O meu problema só aconteceu duas vezes, que foi quando andei muito, que foi a viagem de SP para BH, por isso achei coerente a idéia do Emtsuhako. Mas seu relato parece bem semelhante ao que aconteceu comigo. Já aconteceu com você de ele falhar com o carro frio? E tire uma dúvida de leigo: se ele pegar no tranco posso descartar a bobina como causadora do problema?

    Obrigado,

    Abraço,

    Gorba

    Sim, comigo começou a acontecer com o carro frio. Bem...eu lembro de meu fuskita que qd a bobina ficava ruim o arranque funcionava e girava...mas o motor não partia, por tal acho q o nosso problema não pode ser atribuída a ela.

  • #12

    Exclamation vibração nas alavancas e outras dúvidas de novato

    Citação Postado originalmente por gorbatchev
    Camaradas, sou novo por aqui. Oi a todos.

    Comprei um niva (até que enfim!!! ) há duas semanas em são paulo e trouxe ele para belo horizonte esse final de semana. Ele veio até bem, fazendo 110, 120 (na subida oitentinha, vai). A viagem foi até tranquila (pelo menos perto do que eu esperava). Mas aconteceram algumas coisas que me deixaram grilado:

    1 - Parei para abastecer e quando fui ligar o carro novamente surpresa: nada acontecia. Farol funcionando, painel acendendo e sem resposta da chave. Tentei diversas vezes e nada. Quando arrumei o telefone de um eletricista e já me preparava para a facada, surpresa, sem mais nem menos, o danado pegou. Alguém tem alguma idéia do que possa ser? Motor de arranque? Ou o jipinho é mesmo temperamental?

    Na próxima vez tente conversar com ele... diga suavemente: "pa-ma-gi-tie mnhie pa-ja-lu-sta aftamabilh-uska, iez-dit! (bud-tie da-bry machyna, ftchiom die-la? tb serve), e limpe e aperte os cabos/contactos do motor de arranque. NÃO DESISTA DO NIVA... ELE É DEZ! (antes que me pergunte... "ajude-me por favor carrinho, ande!" e outras expressões carinhosas)

    2 - No dia seguinte, já em belo horizonte, percebi um ruído estranho no motor (?), parecia um rolamento ou algo parecido. Passei numa oficina mecânica (Planeta Niva, alguém conhece? É confiável?) e o cara me disse que era alternador. Disse que teria que abrir e ficaria em torno de 130,00 reais. O que vocês acham? Tem ligação com a pane na ignição? O preço, se for esse mesmo o problema, está bom?

    u-kra-dien-nyi (= roubado)

    3 - Terceira e última (por enquanto) dúvida. Alinhei e balanceei os pneus antes de viajar. Quando o niva atingia 90 km/h começava uma vibração enorme nas alavancas de trasmissão, principalmente na do bloqueio, parecia que o jipinho estava entrando em velocidade de desintegração. Essa vibração só passava quando atingia 110 km/h. O volante não vibrava nada. É normal essa vibração? O que faço?

    Acontece muito com os TUPOLEV também (ontem caiu mais um na Ucrânia) em baixa criam um "estol"

    VOLTE LÁ E REFAÇA O ALINAHAMENTO E BALANCEAMENTO. NIVA NÃO VIBRA... SÓ NIVRA!

    Ah, comprei o carro numa autorizada lada (Bomer, São Bernardo do Campo) para não ter que mexer muito no carro (leia-se: não ter muita dor de cabeça) e esperava que estivesse tudo OK.

    Grande abraço a todos.

    Gorba.
    BOA SORTE COM A MÁQUINA DE COSTURA!
    DEUS ME LIVRE!...

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