x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18

Rebaixar Cabeçote - Motor Original

Galera,

Gostaria de informações sobre o qto pode-se rebaixar no cabeçote do motor original 1600 do Niva, visto que estarei instalando o Kit Aerocar e oportunamente pretenderia rebaixar tb o cabeçote para dar uma apimentadinha a mais. Compensa? Como deve ser feito?
    Pretendo manter ele rodando a gasolina mesmo.
    ()S

Meu colega;

Eu ja fiz varias alterações no motor do meu Niva, e si tu va a colocar o Kit da Aerocar, que tambem coloquei..... Tu so va a sentir a diferença ao motor original, quando trocar o conjunto completo (ignição eletronica, cabos de vela, velas, sistema eletrico ok, dimensionar o escapamento e troca de carburador, desborbulhador, filtro de ar)..... so ai que ele muda... E ainda vou te relatar, ja que a minha e do dia a dia.

Eu moro en Porto Belo, SC, esactamente no Morro dos Zimbros e um morro que divide a peninsula de Bombinhas de Canto Grande. Ou seja subo e deço morro todo dia, bravo, com chuva, com lama... ate para tu imaginar o verão pasado choveou tanto que deslizou no caminho uma pedra de 15 m e ficamos ilhados por uma semana.... E punk!!!
    O Niva quando original subia até minha casa em segunda marcha dando solavanco no cruze de uma ponte... hoje ele sobe em segunda e terceira marcha com o motor mas solto, reducida agora e so para brincar, o barulho ficou legal, firme mas discreto, a celeração e ultrpassagem e boa; mas a velocidade final no pasa de 100 / 110com vento a favor. Tenho pNeu original e todo em ordem.....
    Agora para obter mas velocidade estou indo a procura de um turbo compressor para instalar e troca da relação de diferencial...

Espero que a minha experiencia sirva , e possa fazer uma boa escolha na hora de começar a gastar$$$$$$$ boa sorte

Caro Santiago,

Obrigado pelas informações. Para melhor esclarecer, estou instalando o comando de válvulas da Aerocar, o Webber 460, a bobina Accel Stock, os cabos de vela Accel, o filtro de ar esportivo, as velas Champion.
    O escapamento dimensionado 4x1 e a ignição eletrônica meu Niva já possui.
    Minha intenção era a de aproveitar que eu tenho que desmontar o cabeçote (para retirar uma arruela que eu deixei cair dentro do motor qdo da retirado do filtro de ar - putz!!!) e fazer esse rebaixamento. O problema é que eu ainda não sei o qto eu teria que aplainar para rebaixá-lo para que fique com uma taxa de compressão boa e que evite a pré-detonação pois eu não vou converter meu Niva pro álcool.

Qto ao resultado desta preparação, verei neste final de semana. Espero q fique mesmo mto bom como vc relatou.

Gostaria que me falasse sobre o desborbulhador. Qual é a vantagem desta peça? Eu vi num site que vendem esta peça para se colocar na linha de entrada do carburador, é sobre esta mesmo que vc se refere? Como esta melhora a perfomance do Niva? Gostaria de mais informações sobre a mesma. Se for viável vou procurar instalá-la tb. Valeu, abraços.

Olá Fabiano!!!

Depois de ler o tópico e dar uma "carona" ontem pro Romeu tô achando que dá próxima vez que formos pra Serra eu e o Mercúrio vamos chegar uma tarde depois de você e do Romeu lá!!!! hehehe Mas tudo bem...chegando...

Se o Romeu sair do Dr.Charles antes do final de semana que tal darmos uma voltinha sábado à tarde?

Abraços....
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Agradecimentos: 0
    Galera,
    vamos lá...tb quero saber: quem rebaixou o cabeçote e manteve gasolina tirou quanto? 0,4...0,5?? Quanto custou....? Este serviço é mesmo q fazemos quando empenamos o cabeçote?

Meu caro acho que não compensa mexer no cabeçote , ja que dependendo de como for feito (angulo de valvulas, etc) voce vera outros resultados no carro, so em altos giros, aumentara o consumo de gasolina, mas voce sabe que eso não significa aumento de torque. Potencia em HP e torque som cosas diferentes. O desborbulhador colabora em evitar a entradade ar pela linha da gasolina no carburador, deixando o funcionamento da bomba mas estavel... e o retorno e ao tanque de gasolina. Vale a pena eu vi diferença na aceleração.

Santiago
    -Niva 85' / -Ford Ranger 2008' / -Toyota Austral SW4 97' - 2.7 16V / Pajero Dakar 3.2 DID / Troller T4 3.0 2010
    www.australexplorers.com

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Putz, sempre achei que rebaixar o cabeçote aumentaria o torque e não a potência, por aumento de compressão sem aumento de capacidade cúbica, fazendo com que o motor gire e responda mais rápido. Como então poderia aumentar o torque?

Camaradas,
    Segundo o Gilberto Perrela da Aerocar, deve-se rebaixar 0,7 mm no cabeçote. Desta forma, "o motor melhorará o torque, reduzirá o consumo e ficará redondinho" - palavras dele.
    ()s

Deixa eu só fechar meu raciocinio de ignorante em mecanica, ainda mais motor.
    É só "abrir" o motor, rebaixar o cabeçote em 0,7mm e fecha-lo novamente e ele "zaz" tem mais torque?
    Se for, vou nessa tb.
    Será que dava para fazer esse procedimento e ainda fazer o up-grade com os pistões de tempra que o pessoal faz?

[]´s retificados

Smile Repassando por causa da mudança

Citação Postado originalmente por boimev
    Deixa eu só fechar meu raciocinio de ignorante em mecanica, ainda mais motor.
    É só "abrir" o motor, rebaixar o cabeçote em 0,7mm e fecha-lo novamente e ele "zaz" tem mais torque?
    Se for, vou nessa tb.
    Será que dava para fazer esse procedimento e ainda fazer o up-grade com os pistões de tempra que o pessoal faz?

[]´s retificados
    Só repassando por causa da mudança do forum....

Usuário Avatar de renepeter
    Entrada
    28/06/2006
    Local
    São Paulo/SP

Exclamation Tentando ajudar

Simplesmente rebaixar uma determinada altura do cabeçote, não quer dizer muito.
    Vamos por partes:
    1 - com o cabeçote em mãos, escolhe-se uma das câmaras de combustão que esteje com as duas válvulas fechadas, coloque ele em uma superfície plana ou calce-o para que fique de cabeça para baixo e nivelado.
    2 - com um seringa graduada (isso é para quebrar galho, o certo é com uma bureta, acho que é esse o nome), meça o volume da cavidade do cabeçote (câmara de combustão), utilize óleo diesel para isso.
    3 - ainda com a seringa, meça o volume da cabeça do pistão (cavidade, que também pertence a câmara de combustão).
    4 - some os dois volumes; como a taxa de compressão do Niva é de 8,5:1 e a cilindrada real é 1.570cm3; teremos um volume unitário por cilindro de 392.5cm3, comprimindo isso 8.5 vezes, teremos que ter uma câmara de combustão com 46.18cm3 (soma da cavidado do pistão, mais a cavidade do cabeçote, e mais o volume relativo à junta do cabeçote).
    5 - devemos arbitrar uma nova taxa de compressão, em função de conhecimento e da finalidade que se quer atingir, mas vamos no exemplo utilizar uma taxa de 9.5:1, que nao seria nada absurda e com a quantidade de álcool na gasolina, nao deve dar problemas e nem afetar a durabilidade do motor de forma significativa.
    6 - então se a taxa desejada é de 9.5:1, devemos ter o seguinte volume na câmara de combustão: 1.570cm3 dividido por 4 cilindros, igual a 392,5; esse resultado dividido por 9.5 dará 41.32cm3, e esse será o novo volume da câmara de combustão.
    7 - ai entra geometria para determinar a altura a ser tirada do cabeçote.
    Fácil? sim e muito.

Boa explicação Rener eu quase entendo....auahuaha, brincadeira.
    Mas traduz uma coisinha aqui pro leigo, as cc continuam as mesmas, o que aumenta é a taxa de compressão, no real, no acelerador, o que ganho?
    Qual a diferença que vou sentir no carro? Utilizando esse seu exemplo, por exemplo.

[]´s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem