x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 47 de 47

Tópico: Manta térmica

Unhappy

Cavalcante, agora vc me encucou... rsrsrs... pra mim, mesmo que tenha quase ou a mesma faixa de radiação UV, são formas diferentes de energia e, de certa forma, devem ser tratadas de forma diferente... energia térmica é dissipada pelo alumínio e a energia solar é defletida... energia térmica o alumínio dissipa (dispersa) e energia solar o alumínio deflete (desvia)... temos que consultar um Físico... rsrsrs...

Stephan, qual a manta que vc indicaria??? Faço coro com o kemramone!

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Edson,
    Na verdade é o seguinte: o alumínio é um defletor de radiação, seja ela visível ou não (uv, por exemplo). Na verdade qualquer espelho ou outro metal polido serviria para a função (só que dentre os metais o mais barato, duradouro, maleável, dúctil e leve me parece ser o alumínio, posso estar enganado, e espelhos não são muito indicados para aplicação veicular, né mesmo?). Veja o caso do peru. Pra assar direito, você deve cobrí-lo com a face brilhante do papel alumínio voltada para o peru. Assim, o calor emanado pelo peru é defletido pelo alumínio de volta pro próprio penoso. E o mínimo de calor emitido pelo forno é defletido pela face opaca do papel alumínio. E no forno a troca de calor é por radiação e convexão, nunca por condução.

Por outro lado, o alumínio não se presta a isolante térmico, muito pelo contrário. Como todos os metais, é um excelente condutor de calor.

Não, não estou ficando doido. O alumínio é excelente defletor de calor, quando polido, e ao mesmo tempo, ótimo condutor de calor. O calor não é dissipado pelo alumínio, mas sim conduzido a outro meio, dissipante. É o caso dos cooler de processador que você citou. Uma fonte geradora de calor (processador) concentrada em pequena área, cujo ar em contato é insuficiente para refrigeração adequada, é colocada em contato direto com uma peça condutora de calor (o dissipador de alumínio) com grande superfície, que em contato com muito mais ar tem condição de prover a dissipação adequada do calor. O ventilador entra na contínua circulação do ar quente, provendo mais ar frio, aumentando ainda mais a eficiência do trem.

O isolamento térmico deve imitar o princípio da garrafa térmica, onde se tem um meio isolante (no caso da garrafa térmica, o vácuo) que evita a troca de calor por condução, e paredes metálicas ou metalizadas, que evitam a troca de calor por radiação. Esse tipo de parede, idealmente, é chamada adiabática.

Em tempo, um estudante de física, a seu dispor. Instituto de Física da USP.
    []s

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Esqueci. Stephan, qual dos produtos é o indicado (a linha é grande...)?
    Outra coisa, nos catálogos não consta nenhuma especificação sobre as curvas de absorção sonora do material (só diz na página inicial que a atenuação acústica é superior a 30 dBA. Com que espessura de material? A que frequências?). Digo isso porque, elastômeros, espumas de densidades média, e lãs minerais de baixa a média densidade geralmente são bons absorventes sonoros acima dos 500 Hz, e a maior parte do ruído gerado por carros (principalmente o meu russo aqui) está abaixo disso.
    Abraços

Galera.
    Eu recomendo o AC Armaflex, em mantas 10mm, autoadesivado, pois propicia um bom efeito isolante, o auto adesivo ajuda muito na instalação.
    Quanto a absorção do som, lhe garanto que reduz muito o som do motor e outros. vou tentar achar um gráfico sonoro e posto aqui.
    PS: os produtos são auto-extinguíveis (fogo)

Cavalcante, mais uma vez, valeu pela aula!!! Aprendi pacas!!! É dose, para mim, ter faltado das aulas de Física no colegial... rsrsrs... a propósito, vc é de USP de Sampa ou da USP de São Carlos?

Stephan, poderia nos dizer o custo desse material???

Usuário Avatar de VILLE
    Entrada
    18/07/2006
    Agradecimentos: 0
    Stephan,
    eu estou preocupado pois o motor do meu niva está sendo trocado por um 1.9 Diesel, me falaram q esquenta muito e faz muito barulho.
    Você sabe algo sobre isso? Qual é a temperatura de trabalho desse motor?
    Agradeço a vc ou a quem puder me ajudar.

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    [QUOTE=emtsuhako]Cavalcante, mais uma vez, valeu pela aula!!! Aprendi pacas!!! É dose, para mim, ter faltado das aulas de Física no colegial... rsrsrs... a propósito, vc é de USP de Sampa ou da USP de São Carlos?QUOTE]

São Paulo. Se você achou legal, precisa ver as barbaridades que eu falo sobre biologia!!!

Nada, é que esse assunto ainda está fresco (ops) na minha cabeça... Fora a biblioteca pra consulta bem na minha frente.

Ville,

Qual a temperatura não sei, mas nada acima dos 110ºC.
    Mas é o seguinte, no meu jipe, o 6 bocas (4.1 MPFI) gera uma quantidade absurda de calor, diria que a maioria desse calor vem do coletor de escape e tubos de escape (como, creio, em qualquer carro). Apesar de fabricar isolantes térmicos, a primeira coisa que fiz, foi comprar fita de amianto e enrolar no coletor, fiz isso até depois do meio do cano.
    Só isso já reduziu em uns 80% o calor, é possível encostar a mão até no coletor em pleno funcionamento!

Citação Postado originalmente por Stephan
    Ville,

Qual a temperatura não sei, mas nada acima dos 110ºC.
    Mas é o seguinte, no meu jipe, o 6 bocas (4.1 MPFI) gera uma quantidade absurda de calor, diria que a maioria desse calor vem do coletor de escape e tubos de escape (como, creio, em qualquer carro). Apesar de fabricar isolantes térmicos, a primeira coisa que fiz, foi comprar fita de amianto e enrolar no coletor, fiz isso até depois do meio do cano.
    Só isso já reduziu em uns 80% o calor, é possível encostar a mão até no coletor em pleno funcionamento!

Stephan, já tinha visto amianto enrolado em escapamento em alguns carros de competição, mas não imaginava que reduzia tanto assim o calor. É fácil encontrá-lo para compra?
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

OW!!! Cavalcante, pq as barbaridades que vc fala de biologia??? Tu tb é formado em Bio??? Eu vou prestar vestibular para biologia... me formei em eng. civil, mas sempre trabalhei com meio ambiente...

Stephan, essa fita de amianto não acumula muito barro??? Não tem efeito colateral no motor, uma vez que o calor que deveria se perder ao longo do coletor de escape e do escapamento só sairá no final do escapamento???

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    As barbaridades que eu falo de biologia são absolutamente barbaridades!!!! Strictu sensu. Manjo tanto de biologia quanto de javanês arcaico. Minha formação em biologia resume-se à passagem em frente ao prédio todo santo dia.

Foi só uma brincadeira...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem