Hehehehe...
Não dá para ficar indiferente frente a um Niva: ou é caso de paixão ou de ódio!
[]s.
Bom dia amigo!
Sim, de fato, não há como ser indiferente. Certos carros marcam uma ou várias gerações, do que é exemplo universal o eterno Fusca: quem não olha para um com um ar nostálgico?
No meu caso, o Niva veio à reboque de uma situação um pouco inusitada. Eu tive a possibilidade de adquirir um Gurgel Carajás, mas o veículo acabou sendo deixado de lado pelos herdeiros e, com isso, ficará sem docs. Aí comecei a pesquisar aqui e ali apenas por curiosidade, relembrando os "jipes" antigos dos anos da década de 1990 (Samurai, Vitarinha, Hilux japonesa, etc) e topei com o projeto do X-Niva, lá de Natal (RN), e me surpreendi com a remodelada do carro. Além disso, já estava acompanha seu tópico ( De Niva, de novo) e me surpreendendo com a vitalidade do carro, que ainda roda por aí firme e forte.
Veja bem, gosto de mecânica e de tocar um projetinho, mas meu foco está nas motos, em especial nas Café Racer. Contudo, o russinho feroz foi o primeiro carro importado no qual andei (para os jovens: até 1990 o mercado era fechado e carro importado quase não existia) e o tal do X-Niva me abriu um horizonte futuro.
Enxergo o Niva como um clássico e ele, de fato, o é, não só no Brasil. Era um tanto inovador na sua época e ainda parecer ser, com suas linhas que insistem em provocar sorrisos. O fato é que eu acho que minha diversão seria garantida com um nas mãos.
Muito interessante a instalação Maurício! Parabéns pelo projeto... e Helio Gr muito legal o niva, eu tenho um a 08 anos já. Abraços, bom pra trilha, e melhor ainda pra viagem... ruim pro transito rs... abraços
Moro em Campinas, e tb devo encarar o desafio de instalar o ar condicionado no Niva. O meu tem motor AP 1.8, o que deve tornar menos sofrido. Você instalou com alguém da sua cidade? Aqui em Campinas os caras cobram os olhos da cara (tudo aqui é caro, impressionante). Se puder, por favor me mande um e-mail para falarmos (rodrigotomasf@gmail.com). Abraço