Olá Camaradas, estou escerevendo essa msg par pedir a ajuda de vcs, pois estou muito decepsionado com meu carro... vou tentar ser breve para explicar a vcs minha frustração:
A cerca de 3 meses atrás comprei um Niva que estava parado a t3 anos em uma ofocina aqui no Rio,o dono me contou que compro o carro para fazer uma gailola para competir, mas devido a um problema no braço acabou deixando o carro de lado. Fiquei sabendo do carro e fui dar uma olhada, quando cheguei o carro estava nso fundos da oficina muito sujo do tempo mas muto bom de lata, de fundo, o interio rconservado o motor berando os 80.000, notei que o carro já havia sido pintado mas estava em um estadoo de conservação muito bom com relação aos outros que eu tinha visto aqui no Rio, todos estavam muito judiados! Acertei com o dono do carro que daria R$3.000 de entrada e mais R$ 3.000 qnd ele me emtrega-se o carro prontinho com tudo funcionando, para eu vistoriar e passar para o meu nome e eu assumiria mas tres anos de documentos atrasados. Aproveitei e mandei trocar os bancos que ainda eram os originais, por bancos da Procar (mais R$ 550) em couro e trocar o forro das portas. No meio dos três meses tb troquei o comando de válvula pelo da Aerocar o que me custou mais 300 latas.
Passado os tres meses e o carro enfim ficou pronto, realmente ficou muito bom fizeram um ótimo trabalho no carro de acabamento e mecânica, tudo funcionava, ventilação, luz interna, todos os pequenos detalhes, os bancos ficaram perfeitos. Peguei o carro e algumas dicas com o dono da oficina. Sai com o carro e tive que me adaptar ao freio de resposta lenta, a embreagem dura, o acelerador com o curso pequeno, a demora no desenvolvimento e ficar feliz qnd ele chegasse aos 80km, a folga (ou féria) na diração... mas tudo isso eu já sabia e sabia que o prazer de ter um 4x4 faria esses detalhes ficarem pequenos, só que tudo mudou depois do primerio buraco, nossa me assustei qnd passei emum buraco no asfalto e o carro parecia um touro mecânico de tanto que balançava, e eu estava a 30km/h, a 60km/h dava medo de cortar qualquer carro na rua pois parecia que carro estava desgovernado, fique assustado com a falta de estabilidade e como o carro saia de traseira com tanta facilidade, levei ontem em um auto center e roquei os dois pneus dolado esquerdo que estavam completamente carecas e coloquei dois Firewalk 215/80 na frente epassei os outros dois Wrangler que estavam rasuaveis para trás, alinhei, cambei, regulei o caster (acho que é assim que se fala), reformei os aros, morri me mais 700 latas com a P... toda!!! e na primeira curva para a direita raspou no paralama, como o pneu antigo estava muito gasto não raspava o novo raspou!!! vou ter q mandar rebater o paralama...
A instabiliade aos 60km/h continuava a mesma desesperadora, não estou exagerando mais o carro bate muito na traseira em qualquer buraco em que o palio da minha noiva passa rindo, e de fcar puto!!! fora o desconforto que é o carro pular dessa forma e ficar jogando para os lados quando vc ultrapassa alguem, parece que ele vai virar, qnd eu piso muiot no aceleador ele engasga e treme todo, não sei se isso é normal se sou eu que não me acostumei com o carro ainda, sei que no momento estoou muito frustado, rodar 30km com o Niva chega a ser cansativo, sem exagero... Não estou querendo o conforto de uma Pajero, mas não vejo como normal essas características do meu Niva...
Comprei o Niva para ser meu único carro, para trabalhar todo dia e para ir para casa de praia nos fins de semana, andar um pouco na areia, nas estradinhas de terra batida e uma laminha light vez ou outra, achei que o Niva seria perfeito para isso!!!
Não sei se estou querendo exigir muito do carro, se gerei uma expectativa que o Niva não pode me atender, se no meu caso deveria ter o Niva realmente só como segundo carro e naum para o dia a dia, embora sempre quis ter um Niva desde os meu 14 anos de idade, quando vcomecei a me interessar por off road, trilha, mato, acampar... sinto que seria complicado ter somente o Niva nessas circunstâncias e teria que me desfazer dele para comprar um carro mais urbano, pois preciso de um carro no dia a dia.
por isso camaradas estou pedindo o relato e a ajuda de vcs que tem experiência tanto no dia a dia quanto nas trilhas.
Peço desculpas pelo enorme texto mas estou precisando muito da ajuda de vcs...

Abraço e grato por todas as respostas.