Peter e demais,
desculpe por não estar te respondendo, mas aproveito para fazer uma pergunta sobre como testar o velocímetro:
como frequentemente o pneu utilizado é apresenta um raio diferente do original, é muito provável que o velocimetro não marque o velocidade adequadamente. Como pode ser feita a aferição deste? É fácil regula-lo?
Obrigado
Ricardo
Ricardo, você pode ter uma idéia, "nas coxa", de quanto é o erro do seu velocímetro através do odômetro. Rode por um trecho de rodovia com identificação dos km e compare com a marcação de seu odômetro. O erro percentual no odômetro será o mesmo da velocidade.
O correto é levar o carro a uma empresa especializada em velocímetros para nova aferição. O profissional levará em conta o diâmetro dos pneus na aferição. Não tente fazê-lo. Existem equipamentos específicos para se fazer isto.
Por sinal, dependendo dos pneus, o negócio não vai durar muito. Quanto maior o diâmetro do pneu, maior o erro do velocímetro, e para menos, o que é pior. À medida que o pneu vai se desgastando, o erro vai diminuindo.
Parece bobagem, mas quando comprei meu niva, ele estava com pneus rodo rural, já razoavelmente gastos. Logo em seguida comprei o gps, e pude ver que o velocímetro marcava cerca de 10% mais que a velocidade real, o que é compatível com carros de passeio (eles marcam 100 km/h mas vc está a 90). Coloquei pneus rodorural novos, e só com isto, o velocímetro passou a marcar cerca de 10% menos, o que me rendeu 2 multas, por pura distração, porque eu já sabia da diferença.
Seis meses depois, o velocímetro já está zerado... Ao menos por enquanto.
Cavalcante,
pelo vista não seria muito útil "calibrar"corretamente o velocímetro, afinal só o desgaste do peneu já altera seu raio suficientemente . Você teria alguma outra sugestão ou o melhor seria verificar periodicamente o erro?
Peter, desculpe mais uma vez por não estar utilizando está área para responder a sua pergunta.
Ricardo, é exatamente isso. Você afere o velocímetro hoje e daqui uns tempos já tem que fazer tudo de novo. Com a grana que vc economizar, compre um GPS, é bem mais útil.
Peter, o conta-giros é um frequencímetro, com a entrada de sinal, no caso do niva, conectada ao negativo da bobina de ignição. Ele mede a quantidade de pulsos gerados pelo ruído do comutador de ignição, divide por 4 e indica esta medida, em rpm. Para testá-lo você teria de gerar uma frequência equivalente a esta com amplitude parecida. Vai precisar portanto de um gerador de onda dente de serra e um amplificador. É bom também um osciloscópio para ler primeiro o padrão gerado pelo carro e copiá-lo no gerador. Como vê, vc vai precisar de instrumentos não muito comuns em oficinas .
É mais fácil levar a uma casa especializada em instrumentos. Na barão de limeira tem duas, uma antes da duque, perto da jipebrás e outra lá embaixo, bem depois da folha de são paulo. As duas do lado direito de que vai no sentido da barra funda. A primeira meche mais com motos, mas acho que dá conta do recado.
Cavalcante,
Grande Cavacante como tem passado? Lendo este tema acabei pegando uma carona pois tenho que aferir todos os meus relogios nao so o Velocimetro. Tudo muda com a mudança do motor. sem contar na troca das rodas e pneus 31. Quando tiver ai pelo Brasa vou te ligar para nos encontrar-moa.