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Tópico: Motor Para Niva

Hybrid View

  • #1



    é bom lembrar que qq retifica pode fazer o serviço.

    esse motor das fotos q postei foi feito pelo próprio Roberto.

    P.S.: agora esse motor ta indo pro meu Niva.

  • #2
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    Só pra lembrar, segundo o programa Auto Esporte da globo, o motor turbinado dura 60% menos do que deveria durar se fosse original, portanto deve-se preparar o bolso $$$ antes de pensar nisso!!!

  • #3
    A questão de motor turbinado durar menos, depende do nível de preparação e quão pesado é o pé direito do motorista. Meu pai "herdou" um Tempra Turbo do meu irmão e o carro já está com quase 170k km e está perfeito.

    Se a pressão for moderada, usar componentes de boa procedência e qualidade, o serviço bem feito, o motor vai durar mais ou menos a mesma coisa que o original, agora se colocar 2 kg de pressão, andar arregaçando, usar óleo e gasolina vagabunda, montar o motor com um monte de sucata tirada de outros carros, sem o mínimo critério, ai sim não dura nada.

    Abrxs e sonhando com um Duratec 2.0 16V com 0,6 kg de pressão...
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • #4
    existem alguns mitos relacionados ao turbo.

    O turbo não faz milagres, não vai fazer o Niva andar na frente das Pajeros, mas vai aumentar a potencia e aproveitar melhor o desempenho do motor.
    A durabilidade não tem uma relação direta com a instalação da turbina que apenas aumenta o volume de admição de mistura e por consequencia a pressão interna do motor.
    Se o aumento de potencia e principalmente de rotação for muito grande, logicamente alguns componentes mais exigidos terão a vida util diminuida, mas não é esse tipo de preparação que se faz em um motor de Niva.
    Uma turbina pequena, com 0,5 ou 0,6 vai apenas manter o motor mais cheio e consequentemente manter o torque nas situações onde o motor é mais exigido.

    Um carro turbinado deve receber o dobro de cuidados preventivos.

  • #5
    Mas voves nao acham que compensa mais no motor do niva um compressor do tipo blower (supercharger) ja que ele aumentaria a potencia de forma significatica com muitos menos giros dos que prezisa um turbo .
    O problema do Niva e manter o torque e recuperar rotacao do motor. Estou fazendo meu laboratorio num motor Niva original, vamos a ver em que termina e mando para voces.
    -Niva 85' / -Ford Ranger 2008' / -Toyota Austral SW4 97' - 2.7 16V / Pajero Dakar 3.2 DID / Troller T4 3.0 2010
    www.australexplorers.com

  • #6
    Santiago, explica melhor esse "supercharger". Aumentar potência sem danificar motor é o ideal.

    Sou totalmente leigo nesse tópico, mas interessado nessa alteração.

    Grande abraço

  • #7
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    Olá Niveiros!

    Pretendo transformar meu Niva a alcool, e alem da troca do carburador e aumento de compresão, gostaria de saber sobre a partida. Como funciona a partida a frio?

  • #8
    a partida a frio nada mais é do q uma injeção de gasolina diretamento no carburador.
    vc precisa apenas monta um reservatório de gasolina, com uma bominha elétrica que injetaria o combustivel diretamente no carburador, acionada por um interruptor no painel.

    além disso, é aconselhevel o uso de uma valvula termostática e da veontionha eletrica, pra manter a temperatura um pouco mais alta.

  • #9
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    Dollis
    Sou novo pelo forum, valeu pelas dicas

  • #10
    Manfredi;

    tem uma materia na pagina de www.blower.com.br bem completo do assunto,

    Sds Santiago
    -Niva 85' / -Ford Ranger 2008' / -Toyota Austral SW4 97' - 2.7 16V / Pajero Dakar 3.2 DID / Troller T4 3.0 2010
    www.australexplorers.com

  • #11
    Valeu Santiago

    Grande abraço e obrigado

  • #12
    Fala pessoal.

    Realmente a ideia de colocar um blower é muito mais negócio do que um turbo. O turbo começa a trabalhar depois dos 3.000 giros (varia de carro pra carro), logo, temos que andar esticando as marchas pra CORRER, afinal este é o intuito do turbo, VELOCIDADE.

    Já o blower é muito mais negocio , ou Supercharger. è o mesmo sistema usado no Fiesta Supercharger, que consiste em um aparato para dar torque ao motor, ou seja, entregar potência a partir de 1.500 giros (varia de motor pra motor). Saiu na quatro rodas deste mes um projeto de um golf que usará um blower+Turbo, com motor 1.6 conseguirá uns 260 cv..

    Eu penso seriamente , depois que pegar meu niva (em muito breve), instalar um blower.. no motor AP deve casar muito bem, agora no 1.6 russo original nao sei como deve ficar...

    abraços

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