Pessoal,
Este tópico tem a intenção de relatar as viagens de Niva, suas características e dúvidas.
Viagem Vitória-ES para Itaúnas/ES. Total asfalto 520 km, total geral 720 km.
Média consumo ida - asfalto: 10,83 km/L a 90 km/h e usando o ar condiconado somente nos trechos com chuva, para desembaçar. Na volta ...fiquei tão feliz com o consumo na ida que desencanei com a volta!!!
Os pneus (175/80) estavam calibrados com 28 a frente e 30 traseira, pois estava com as tralhas básicas. Porém esqueci de diminuir a pressão no trecho de terra e sofri com as pancadas.
Em um dos buracos ocultos pelas poças, bateu tão forte que parou de funcionar a seta pelo lado direito, ficando acessa a mesma junto com as lanternas. Tentei futucar, desmontei tudo, mas de elétrica sou zero e estava de dia e com as lanternas apagadas as setas funcionavam.
Chegando em Itaúnas, fomos paras as dunas e de lá para Riacho Doce na Bahia, sempre por terra. Na volta pegamos uma baita chuva (u-hu!!) e cai em outro grande buraco oculto...com tudo! As setas voltaram ao normal!! Que será que aconteceu?
Além da revisão normal de óleos, freios, radiador e suspensão eu fiz:
- engraixar as cruzetas e cardans: uma das melhores coisas que fiz. Carro sem trancos, macio e fluindo na pista. Não tive a sensação de carro arrastado. Impressionante. Façam isso, não custa 10 Reais em postos de gasolina.
- instalei um prolongador no tubo de captação de ar do carburador, deixando a tomada de ar bem próxima à fenda existente na moldura da seta dianteira do lado direito. A idéia era aproveitar o fluxo forçado, além de ar mais frio para dentro do carburador. O carro pareceu andar mais, com menos reduções de marcha e algumas ultrapassagens feitas em 5ª mesmo. A média tb melhorou (10,83) comparada à viagem anterior que tinha sido de 9,4 com mesmos filtro de ar, velas e cabos. Teoria reforçada pelo fato do consumo urbano não ter melhorado muito ficando na casa dos 6,2...não há fluxo forçado! Será que faz sentido?
- A embregem parece ter perdido a regulagem e ficou bem baixa. Antes de viajar havia regulado, mas parece que falta mesmo uma contra porca na regulagem. Os de vc´s possuem contra porca?
- Os freios também parecem ter baixado, mas acho que são as dandas das lonas auto desreguláveis, já que o freio de mão parece tb estar com mais curso.
- 5 libras a menos em estradas de chão fazem muita diferença, passei a 80 km/h onde chorava a 60 km/h!
- Com o carro carregado a traseira pula nada na terra, mas vazio....
- Ainda acho que o meu Niva tende a puxar, no asfalto, pro lado inclinado da pista. Tipo assim, se anda na pista da direita ele puxa pra direita....se vou pra contra mão e ele puxa pra esquerda...se ando no meio ele tende a andar reto...por que não sinto isso com o Pálio? Se alterar a cambagem ele melhora? Lembrando que uso pneus radiais.
- Realmente os bancos originais são um pesadelo para longas viagens!
Bem é isso, espero ter contribuído para troca de experiências e aguardo as dicas para as dúvidas.