x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Agradecimentos: 0

Relatorio de viagem - dicas e surpresas

Pessoal,

Este tópico tem a intenção de relatar as viagens de Niva, suas características e dúvidas.

Viagem Vitória-ES para Itaúnas/ES. Total asfalto 520 km, total geral 720 km.
    Média consumo ida - asfalto: 10,83 km/L a 90 km/h e usando o ar condiconado somente nos trechos com chuva, para desembaçar. Na volta ...fiquei tão feliz com o consumo na ida que desencanei com a volta!!!

Os pneus (175/80) estavam calibrados com 28 a frente e 30 traseira, pois estava com as tralhas básicas. Porém esqueci de diminuir a pressão no trecho de terra e sofri com as pancadas.

Em um dos buracos ocultos pelas poças, bateu tão forte que parou de funcionar a seta pelo lado direito, ficando acessa a mesma junto com as lanternas. Tentei futucar, desmontei tudo, mas de elétrica sou zero e estava de dia e com as lanternas apagadas as setas funcionavam.

Chegando em Itaúnas, fomos paras as dunas e de lá para Riacho Doce na Bahia, sempre por terra. Na volta pegamos uma baita chuva (u-hu!!) e cai em outro grande buraco oculto...com tudo! As setas voltaram ao normal!! Que será que aconteceu?

Além da revisão normal de óleos, freios, radiador e suspensão eu fiz:

- engraixar as cruzetas e cardans: uma das melhores coisas que fiz. Carro sem trancos, macio e fluindo na pista. Não tive a sensação de carro arrastado. Impressionante. Façam isso, não custa 10 Reais em postos de gasolina.

- instalei um prolongador no tubo de captação de ar do carburador, deixando a tomada de ar bem próxima à fenda existente na moldura da seta dianteira do lado direito. A idéia era aproveitar o fluxo forçado, além de ar mais frio para dentro do carburador. O carro pareceu andar mais, com menos reduções de marcha e algumas ultrapassagens feitas em 5ª mesmo. A média tb melhorou (10,83) comparada à viagem anterior que tinha sido de 9,4 com mesmos filtro de ar, velas e cabos. Teoria reforçada pelo fato do consumo urbano não ter melhorado muito ficando na casa dos 6,2...não há fluxo forçado! Será que faz sentido?

- A embregem parece ter perdido a regulagem e ficou bem baixa. Antes de viajar havia regulado, mas parece que falta mesmo uma contra porca na regulagem. Os de vc´s possuem contra porca?

- Os freios também parecem ter baixado, mas acho que são as dandas das lonas auto desreguláveis, já que o freio de mão parece tb estar com mais curso.

- 5 libras a menos em estradas de chão fazem muita diferença, passei a 80 km/h onde chorava a 60 km/h!

- Com o carro carregado a traseira pula nada na terra, mas vazio....

- Ainda acho que o meu Niva tende a puxar, no asfalto, pro lado inclinado da pista. Tipo assim, se anda na pista da direita ele puxa pra direita....se vou pra contra mão e ele puxa pra esquerda...se ando no meio ele tende a andar reto...por que não sinto isso com o Pálio? Se alterar a cambagem ele melhora? Lembrando que uso pneus radiais.

- Realmente os bancos originais são um pesadelo para longas viagens!

Bem é isso, espero ter contribuído para troca de experiências e aguardo as dicas para as dúvidas.

Usuário
    Entrada
    15/01/2007

São Luiz do Paraitinga

Muito boa a idéia do tópico:

Viagem São Paulo - São Luiz do Paraitinga, Total 690KM sendo 400 em asfalto de boa qualidade e o resto entre terra e asfalto ruim.

Consumo Total 95 Litros, média de +/- 7,5 Km por litro, no trecho de Ayrton Senna média de 110KM/Hora no resto teve muitos anda e para...
    Achei o consumo alto mas forcei muito a velocidade.

Pneus 215/80 com 30 nos 4 pneus (raspando na lataria algumas vezes...), 4 pessoas e muita bagagem (barracas, bebidas, comidas, etc...)

Na volta, já em São Paulo, uns 10 Km antes de casa quebrou a barra estabiliadora traseira direita , parei num posto, levantei o carro e amarrei a barra com arame, deu pra chegar em casa...

Está um rangido estranho na traseira mas suspeito que graxa resolva.

- Mesmo carregado consegui desatolar um corsa que viajava com nós e ficou preso numa rampa de grama.

- O carro não desregulou, nem teve comportamentos estranhos...

Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Fondevila,

Na última vez que viajei pra Itaúnas, estava já com os mesmos pneus, mas fui em 4, bagagens e bebidas, muitas bebidas! Tb fui rasgando (existe isso de Niva???!!!) andando 100 - 100, as vezes 120. Fiz 7,3 km/l!
    O rangido foi antes ou depois da barra? Já enngraxou os cardans e cruzetas?
    Acho que com pneus mais largos a tendência de puxar diminui...acho.

Usuário
    Entrada
    15/01/2007
    Rones,

O consumo alto foi por causa da velocidade, pelo menos foi um ótimo teste para o russinho, nunca imaginei que chegaria à velocidade que chegou....

O rangido estava acontecendo antes da barra, por volta dos 50 Km/hora (independente da marcha), mais rápido parava, não rodei muito nessa velocidade depois da quebra da barra mas acredito que parou, de qualquer maneira vou engraxar as cruzetas e os cardans.

Com os pneus que tenho a estabilidade é muito boa, porém eles raspam de leve e as vezes no lado de dentro da caixa de roda

Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Acho q no caso de nossos russos o máximo que não pegaria seriam os 205. Hj ele são fabricados no aro 16 e saem nas Hilux.

Acabei de voltar de São Thomé das Letras/MG (moro em Niterói/RJ)... total = pouco mais de 1000 Km...

Média de consumo :
    na gasolina: não sei, tanque tá sem respiro e marcador não tá legal.
    no GNV: 12 Km/m3 no plano, nas subidas e descidas não sei pq já tinha acabado o gás (só cabe 6m3, é só pra ir ao trabalho e voltar, mas um maior teria caído mto bem...)

Velocidade: chegou a 130 no plano (sério!!), nas subidas caía muito... aliás qq subidinha eu tinha que jogar a 4a e de vez em quando a 3a...

Pneus Firestone Firehawk Radiais 215/80/16 com 26 na frente e 27 atrás (2 pessoas e malas de 4 pessoas... 26/27 foi pouco? sempre rodo com isso...). Também esqueci de baixar a calibragem na terra, mas o carro se comportou bem (cheguei a 90 Km/h), tirando uma desviada de um buraco na qual eu perdi feio o controle do carro, mas depois de apontar o umas 5 vezes pra cada lado derrapando e achando que tava fudido, soltei o acelerador, alinhei com a estrada e acelerei denovo... saí quase sem perder velocidade hehehehhe... baixar a calibragem fez muita falta mesmo foi no chao de pedras grandes e mal encaixadas da cidade, mas quando me liguei já tava na hora de voltar (novato lerdo hehheheh)

"Problemas": Além das buchas do braço auxiliar que já estavam ferradas (e voltaram piores) e da coifa de pivô rasgada (que ainda não olhei o estado na volta, mas me fizeram rodar cabrero o tempo todo);

- na volta o conta giros começou a variar absurdamente (do 0 até metade da escala num pulo só) e o carro começou a "engasgar" pra kct . Parei e limpei os contatos da tampa e rotor do distribuidor e ficou tudo ok.

- também na volta o carro começou a morrer quando freiava... acho que foi sujeira no carburador (gasolina ruim + muita poeira), aí acelerei bastante a lenta e veio tranquilo. Até levei car80 pra esse caso, mas tava com pressa de voltar logo. OBS: acho que foi carburador, mas também pode ter algo a ver com hidrovácuo, pois ocorria só quando freiava, e principalmente quando freiava bruscamente... mesmo estando desengrenado... alguém sabe se tem algo a ver?

- farol baixo apontando pro céu e alto apontando pro chão. Dica: NÃO coloquem as lâmpadas do faról de cabeça pra baixo, e se o fizerem, não tenham preguiça de ajeitar ANTES de viajar hehehhe

Também engraxei cruzetas e cardãs antes de ir, e senti uma diferença fdp no carro... principalmente na velocidade final e vibração (agora tá começando aos 100 ao invés dos 90)... OBS: Não acredite se o incompetente (ou mal intencionado, o que acredito ser o caso) do mecânico (ao qual não volto), falar que suas cruzetas e cardãs não tem graxeiras... vai lá em baixo e olha!

- instalei um prolongador no tubo de captação de ar do carburador, deixando a tomada de ar bem próxima à fenda existente na moldura da seta dianteira do lado direito.
    Também vou fazer isso logo, principalmente pelo ar mais frio... o que você usou como prolongador do tubo? Tô pensando em mangueira de aspirador de piscina mesmo... tem algo melhor?

- A embregem parece ter perdido a regulagem e ficou bem baixa. Antes de viajar havia regulado, mas parece que falta mesmo uma contra porca na regulagem. Os de vc´s possuem contra porca?
    Possui sim...

- Ainda acho que o meu Niva tende a puxar, no asfalto, pro lado inclinado da pista. Tipo assim, se anda na pista da direita ele puxa pra direita....se vou pra contra mão e ele puxa pra esquerda...se ando no meio ele tende a andar reto...por que não sinto isso com o Pálio? Se alterar a cambagem ele melhora? Lembrando que uso pneus radiais.
    O meu também faz isso, apesar de ter sido alinhado e cambado a pouco tempo... talvez outros carros também puxem, mas pela direção deles ser mais leve não sintamos tanto... faz sentido? de qq jeito me avisa se resolver isso, pois chega a cansar o braço de vez em qdo...

Na volta, já em São Paulo, uns 10 Km antes de casa quebrou a barra estabiliadora traseira direita , parei num posto, levantei o carro e amarrei a barra com arame, deu pra chegar em casa...
    O meu até hoje também só "quebrou" perto de casa heheheh... adoro isso

Acho que é isso hehehhe

Rones, pneus na medida 205 R16 pegam sim na lata... meu Niva estava equipado com pneus nessa medida e raspavam na lata, chegando, algumas vezes, a comer pedaço do pneu... A medida máxima para o Niva é 195/80/R16...

Usuário
    Entrada
    28/07/2006
    11/01 a 27/01/2007 - Rio - Salvador - Recife - Salvador - Rio.

Somente asfalto.andando a 90Km/h - 9,9L. 100/110 - 7,2l .Ar desligado.
    Carro com bagagem + 3 pessoas.

Único problema superaquecimento em função de mau contato nos conectores da ventoinha. Sanado com fita isolante.

Antonio Carlos
    Niva 1.7i
    Rio de Janeiro -RJ

Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Po Antônio....passa pelo ES e nem avisa!! Caraca....mega viagem essa....já podemos pensar na trip para a Patagônia!!

Usuário
    Entrada
    28/07/2006
    Da próxima vez aviso! Foram pouco mais de 5.000Km, provando que um Niva bem cuidado pode ir a qualquer lugar. Patagônia ... pode ser!!!!!

Antonio Carlos
    Niva 1.7i
    RJ

4X4 Brasil Razão: Foto não aparece

Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES

Desta vez ...só problemas

Pessoal,

acabo de chegar de mais uma viagem...e desta vez...só dor de cabeça com o Shrek.
    Fui para divisa entre ES e MG....Caparaó e adjacências, foram 400 km entre ida e volta.

1 - Na ida, depois de uns 150 km, quase sem trânsito, subindo a serra o carro perdeu força, parecendo que tava com o escape entupido, já havia relatado este fato antes, mas nunca mais aconteceu. Balancei o escape, não parecei ter nada solto dentro dele (parecia ter grãos de areia soltos...sei lá)....tentei continuar...pelo acostamento...vazava esapace pelas emendas do coletor e tubo do resto do escape. Depois de uma fila imensa (pista única!!) atrás de mim, a PRF mandou encostar!! Parei 10 minutos...liga, desliga, balança....e pum...desentupiu! Do nada! Continuamos na boa...mas foram uma 30 km, andando a 40 Km/h....a uns 4000 - 5000 rpm´s....a gososa foi pro saco...vai ver que era o coelhinho da páscoa que ficou intalado no abafador do Shrek.

2 - Chegando na pousada, a peste do arranque soltou sua maldição! Parei o carro e não ligou mais...e olha que o carro tava frio...o desgr....empurrei e Lu jogou a terceira...pluft ...na hora...andei mais uns 20 km e antes de desligar, girei a chave e nada...apagadinho...to fazendo isso antes de parar...por que assim estaciono ladeira abaixo...

3 - Voltado todo feliz...com ar gelando....parei pra abastecer em Venda Nova - ES, posto Texaco na BR 262....FUJAM dele...abasteci com aditivada, como sempre...andei uns 50 km...o carro começeu a funcinar asperamente...e a lenta que até então estava rigorosamente e sem ocilações nos 950 rpm´s...começou a cair, cair...quase zero...tome que começa a morrer...em qualquer paradinha...e piorou o funcionamento.....vim com o afogador puxado...mas mesmo assim a rotação ocilava dos 1500 aos 500 rpm´s....ainda bem que era serra abaixo...

4 - Esta foi a pior....um mega engarramento..descendo a serra (lembram pista única!) e já nem ligava mais o ar...quando acabou a serra começou a pista plana em uma das paradas o carro morreu....o arraque apagaou....em plena BR eu a esposa empurrando o Niva pro acostamento....10 min depois a POR... do arranque funciona....deixei o afodador puxado nos 1800 rpm´s e vim embora puto...com o projetista do arranque do Niva, com FDP do dono do posto, com o número de carros na pista....to puto! MUITO Puto....amanhã farei a denuncia na ANP e vou enconstar o Niva na elétrica e dizer...joga esta porqueira fora e coloca no lugar o primeiro arranque nacional que servir pela reta...

Esse barulho de areia no abafador faz no meu também, segundo me disseram é pq ele enferrujou e esfarelou por dentro...

O que mais me deixa puto em viagens é a qualidade da maioria das gasolinas em estradas e cidades pequenas... sempre saio com o carburador bem regulado, lenta estável, é só começar a abastecer que fode tudo...

Depois posta um tutorial dessa adaptação

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem