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Convex Datacenter
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  • #25



    Citação Postado originalmente por christian govastki
    Deixa ver se eu entendi a idéia do Sukys:Retira-se do distribuir do Gol aquela espécie de "cruz", com o devido sensor Hall (que faz a leitura da posição e aciona a ruptura do primário da bobina via "módulo" permitindo desta forma a descarga do secundário da bobina) e adapta-se no corpo do distribuidor do Niva, desta forma não se mexe com a curva de avanço, tanto centrífugo como o à vácuo.
    Desta forma cai fora o platinado e o came e entra no local dele o sensor hall.
    É mais ou menos isto?
    Antes de mais nada essa idéia não é minha, há muito tempo atrás a Bosh já fez coisa do tipo, na forma de kit, e inclusive comentei isso aqui no fórum.
    Quanto à idéia, não é mais ou menos isso, é exatamente isso, apenas fixar o sensor na mesa e o disco de janelas no eixo, do mesmo jeito que se vê no distribuidor do Niva equipado originalmente com sensor Hall.
    O único ponto crítico é o alinhamento entre rotor e disco de janelas, coisa simples de ser executada, mas se o mecânico ou o eletricista não souber fazer isso - ou nem souber que isso existe - é melhor nem pensar em QUALQUER tipo de adaptação e deixar o distribuidor como está.

    Abraços,

  • #26
    Citação Postado originalmente por Cavalcante
    E a tampa do distribuidor, não muda?
    Se o corpo do distribuidor se mantém original com a tampa acontece o mesmo, e se a tampa original é cara ou difícil de se encontrar não tem jeito, ou convive com isso ou adapta outro distribuidor.

    Só que essa história de caro ou barato é muito relativa e podemos até fazer algumas contas para chegar a esta conclusão.

    Digamos que originalmente o carro faça uma média de 8 km por litro e que uma adaptação qualquer diminua esta média em 1 km (o que é muito fácil de acontecer e difícil de ser constatada com precisão) e que este carro percorra 10.000 km por ano, média típica da frota brasileira.
    Tomando como base a gasolina a 2,40 reais, a adaptação mal feita representa exatos 428 reais indo para o ralo, todo ano, só que isso representa uma média diária de pouco mais de 1 real, despesa extra que no dia-a-dia é praticamente impossível de ser detectada por qualquer um de nós, e facilmente passa batido.
    Evidente que os valores são teóricos e servem apenas como ilustração, mas se muita gente fizer coisa do tipo pode concluir, na ponta do lápis, que o prejuízo pode ser até maior.

    Tem gente que diz que fez esta ou aquela adaptação e o carro ficou mais econômico, mas chegou a esta conclusão quanto muito rodando apenas algumas centenas de quilometros, e mesmo assim sem o menor rigor na medição.
    Consumo se mede com método e instrumental adequado, caso contrário só pode ter um mínimo de credibilidade após vários milhares de quilometros rodados.


    Curva de avanço tem TUDO a ver com consumo. Uma adaptação de distribuidor bem feita pode até empatar com o consumo original, uma adaptação MUITO bem feita pode até - em alguns casos - melhorar alguma coisa, mas uma adaptação feita na base do tira-lá-põe-cá com toda a certeza será motivo de prejuízo, que será tanto maior quanto mais rodar com o carro, e isso não vale só para distribuidor, vale para qualquer coisa que interfira na eficiência do motor ou até em inúmeras características do carro como um todo.


    Quantas tampas de distribuidor são trocadas por ano?
    Quanto custa uma tampa de distribuidor de Niva?
    Mais do que 428 reais?

    Abraços,

  • #27
    Sukys

    1 - O módulo de ignição pode ser usado o da VW ou tem alguma diferença entre eles?

    2 - Dei uma olhada no site da Bosch, e este kit que você se refere é o "distribuidor com sensor hall"?

    3 - Onde se compra? Não deve ser em qualquer auto-peças.

    4 - Como é que vc avalia o consumo? e as suas variações?
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • #28
    Christian, as respostas estão intercaladas ao seu texto.

    1 - O módulo de ignição pode ser usado o da VW ou tem alguma diferença entre eles?

    Existem diferenças e a não ser que o fabricante indique opção de escolha o ideal é sempre manter o trio formado pelo sensor/módulo/bobina, e resistor Ballast, se houver.

    2 - Dei uma olhada no site da Bosch, e este kit que você se refere é o "distribuidor com sensor hall"?

    Com certeza não porque, como fiz referência, este kit era vendido há um bom tempo atrás e tem muita gente do ramo que nem conhece. Tenho um kit desses, prá Fusca, que é formado pelo sensor Hall com encaixe e fixação exatamente idênticos ao platinado, pelo rotor que atua como suporte do disco de janelas, e pelo módulo eletrônico.

    3 - Onde se compra? Não deve ser em qualquer auto-peças.

    Hoje em dia só em ferro velho e mesmo assim com muita sorte, mas é bom que se diga que o sensor talvez até encaixe no distribuidor do Niva mas o rotor não, pois o do Niva é muito específico.

    4 - Como é que vc avalia o consumo? e as suas variações?

    Eu tenho duas formas para avaliar consumo e uma é com bureta graduada, e se presta bem para determinar consumo em pequenos trajetos, já que a capacidade da bureta que tenho é de apenas 500 ml.
    Este método tem muita serventia em avaliações comparativas (por exemplo, determinar consumo em função da alteração de "giclagem", ponto de ignição, etc.) ou então em avaliações de consumo bem específicas (por exemplo, 80km/h, constante) mas por motivos óbvios não se presta para avaliar consumo médio, o que requer uma razoável quantidade de combustível.

    A outra forma é a comum, monitorando o odômetro e a quantidade de combustível no tanque, e se presta bem para determinar consumo médio, mas para ter credibilidade tem que ser feita com alguns critérios.

    -O odômetro tem que estar aferido, caso contrário sua margem de erro tem que ser conhecida para compensação nos cálculos.

    -Tanque cheio no início e fim do período de medição, mas cheio mesmo, porque tem muita bomba de abastecimento que desliga automaticamente mesmo faltando alguns litros e tem muito tanque que quando inclinado mantém bolsão de ar.

    -Se o período de medição consumir vários tanques de combustível os abastecimentos intermediários não precisam ser de tanque cheio, bastando anotar a quantidade abastecida, incluindo frações.

    -Qualidade do combustível pode interferir na medição e o ideal é sempre abastecer em postos confiáveis, de preferência sempre no mesmo.

    -Altitude, temperatura e umidade no ar também interferem no consumo. Não é necessário chegar ao rigor de anotar estes valores mas é bom lembrar destes fatores. Por exemplo, você faz uma medição no inverno e depois outra no verão (ou em dias chuvosos e outra em dias quentes) ou então no litoral e outra no planalto, e percebe que entre elas houve variação de consumo, o que não necessariamente quer dizer que a diferença ocorreu por alguma particularidade do carro.

    -Peso sobre o veículo. Para maior precisão tem que se levar em conta se o teste será com o veículo vazio, com peso máximo, com vários ocupantes, etc. Tem tanque de combustível com 60~80 litros (que equivale ao peso médio de um adulto) e até o peso do próprio combustível pode influir no consumo, ainda mais em carros com baixa relação peso/potência.

    -Pressão dos pneus. É FUNDAMENTAL manter os pneus com a pressão adequada porque pneus com baixa pressão aumentam o atrito de rolagem e podem - por si só - aumentar o consumo em 10% ou mais.

    -Aerodinâmica. A primeira vista pode parecer um excesso mas é bom lembrar que tem jipe com teto de lona e pára-brisa rebatível, e em velocidades acima de 60~70 km/h o uso - ou não - destes componentes afetam a aerodinâmica, que afeta o consumo.

    -Condições do motor. Tem que estar regulado e com filtros sempre em bom estado, e isso por motivos óbvios.

    -Forma de dirigir. De nada adianta começar o teste com pé de anjo e terminar pisando fundo, tem que haver coerência no trato do acelerador, e se a idéia é ter uma média de consumo o ideal é dirigir naturalmente, esquecendo da monitoração de consumo.

    -Condições de pista. Tem que se levar em conta o trajeto do teste e a velocidade, se por vias urbanas, estrada asfaltada, de terra, trânsito lento, congestionado, etc. e quanto maior a variação de uso maior o período de medição, e mesmo assim tem que se avaliar eventuais discrepâncias.

    -Trilha. Aí a coisa complica, e se algum maluco pensa em medir consumo em situação do tipo o melhor é fazer uso de horímetro, que pode ser encontrado em qualquer ferro-velho que tenha tratores ou motores estacionários.


    Talvez tenha esquecido de algum item mas o que está por aí já é o suficiente para determinar consumo com boa precisão, e um ou outro item pode ter maior ou menor relevância em função do tipo - e período - de monitoração de consumo.

    Abraços,

  • #29
    Usuário
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    14/09/2005
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    Agradecimentos: 0
    Achei um produto interessante no mercado livre que promete manter o sistema original com platinado, impedir o seu desgaste e melhorar o desempenho. Será que funciona?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-34029561--_JM

    Ignição Eletrônica CDI

    Ideal para Distribuidor com Platinado



    Descrição:

    Este módulo consiste num Sistema de Ignição por Descarga Capacitiva de altíssima energia

    É na verdade um módulo amplificador de ignição

    Um conversor interno eleva a tensão da bateria de 12 volts para 650 volts, tensão que é usada para carregar um banco de capacitores

    No momento de disparo da ignição, a bobina ou transformador de ignição recebe no primário a energia descarregada através deste banco de capacitores, gerando assim, altíssima energia e tensão no secundário

    Superior aos sistemas convencionais, inclusive MSD e similares importados, permitindo trabalhar com aberturas maiores no eletrodo das velas, aumentando a eficiência da queima



    Aplicação:

    Para veículos antigos e de coleção com distribuidor e platinado
    Em veículos com motores normais e preparados(aspirados ou turbinados ), para rua, arrancada e competição
    Em motores de 2 a 12 cilindros com bobina única e distribuidor ou bobinas múltiplas
    Movidos à Gasolina, Álcool e GNV
    Extremamente recomendado para veículos convertidos para GNV, onde as características desde combustível necessitam de maior energia para a queima, com o módulo CDI evita a perde de potência e torque
    Carburados ou com Injeção Eletrônica


    Vantagens:

    Produto Nacional de custo baixo - Superior aos importado de custo altíssimo sem assitência
    Ignição com platinado não haverá mais a queima e oxidação dos contatos, tendo este uma vida praticamente ilimitada(sem desgaste elétrico), pois funcionará apenas como um sensor, mantendo a regulagem do motor sempre perfeita e manter o sistema original
    Aumento de energia na bobina de ignição de mais de 300% sem causar aquecimento do mesmo
    Aumento de torque e potência do motor entre 10 a 15% (Obs.: para motores aspirados normais)

    Aumento na aceleração e retomada de velocidade

    Partidas a frio instantâneas(principalmente em veículos a álcool)

    Diminuição do consumo de combustível entre 10 a 15% (Obs.: para motores aspirados normais)

    Diminuição da emissão de gases poluentes

    Limpeza e descarbonização interna do motor

    Maior durabilidade das velas que podem chegar até 200mil km



    --------------------------------------------------------------------------------


    Tabela Comparativa:



    Módulo Voltagem de Energia de Corrente de

    Saída(Primário) Saída(Primário) Operação



    SIKLER 650 Volts 380 ~ 420 miliJoule 4 A @

    8000 rpm






    MSD 480 Volts 115~315 miliJoule 5 A @

    5000 rpm



    Gol Mi 200 Volts 80 miliJoule 6 A @

    (original) (pico) 6000 rpm



    Resultados obtidos utilizando osciloscópio e multímetro, em veículos e em bancada, ou seja, são medidas práticas e reais .



    Obs.: Dependendo da bobina ou transformador, a tensão do secundário pode chegar 60.000 volt.


    O módulo CDI SIKLER não substitui a ignição original, trabalha em conjunto amplificando a ignição. Pode manter o distribuidor com platinado e usar o módulo CDI SIKLER, onde o platinado vai funcionar apenas como um sensor e que não vai ocorrer de queimar os contatos, pois passará uma corrente baixíssima. Bobina pode manter a cilindrica ou utilizar os transformadores do Gol Mi ou Monza/Kadett Efi, onde oferece ótimo desempenho e de custo baixo. Cabos de vela, usar do tipo ?direto? de núcleo de cobre ou outro material que não seja resistivo e encapá-lo com espaguete corrugado(conduíte automotivo) para aumentar o isolamento e prevenir contra fugas de tensão. Velas de um eletrodo-massa e eletrodo central de ponta normal ou ponta fina.

  • #30
    Prezados

    Mandei uma tonelada de perguntas para o cara, vamos ver o que ele responde...

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-34946893--_JM

    Sukys, um tempo a trás vc fazia algo similiar. Estou certo ou errado?
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

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