
Só que essa história de caro ou barato é muito relativa e podemos até fazer algumas contas para chegar a esta conclusão.
Digamos que originalmente o carro faça uma média de 8 km por litro e que uma adaptação qualquer diminua esta média em 1 km (o que é muito fácil de acontecer e difícil de ser constatada com precisão) e que este carro percorra 10.000 km por ano, média típica da frota brasileira.
Tomando como base a gasolina a 2,40 reais, a adaptação mal feita representa exatos 428 reais indo para o ralo, todo ano, só que isso representa uma média diária de pouco mais de 1 real, despesa extra que no dia-a-dia é praticamente impossível de ser detectada por qualquer um de nós, e facilmente passa batido.
Evidente que os valores são teóricos e servem apenas como ilustração, mas se muita gente fizer coisa do tipo pode concluir, na ponta do lápis, que o prejuízo pode ser até maior.
Tem gente que diz que fez esta ou aquela adaptação e o carro ficou mais econômico, mas chegou a esta conclusão quanto muito rodando apenas algumas centenas de quilometros, e mesmo assim sem o menor rigor na medição.
Consumo se mede com método e instrumental adequado, caso contrário só pode ter um mínimo de credibilidade após vários milhares de quilometros rodados.
Curva de avanço tem TUDO a ver com consumo. Uma adaptação de distribuidor bem feita pode até empatar com o consumo original, uma adaptação MUITO bem feita pode até - em alguns casos - melhorar alguma coisa, mas uma adaptação feita na base do tira-lá-põe-cá com toda a certeza será motivo de prejuízo, que será tanto maior quanto mais rodar com o carro, e isso não vale só para distribuidor, vale para qualquer coisa que interfira na eficiência do motor ou até em inúmeras características do carro como um todo.
Quantas tampas de distribuidor são trocadas por ano?
Quanto custa uma tampa de distribuidor de Niva?
Mais do que 428 reais?


Abraços,