O relato segue como alerta para os colegas.

No findi passado resolvi instalar um isolante térmico que ganhei de um colega gerente de uma loja de refratários. Era o resto de um grande lote e seria jogado fora. Era pouquíssimo para o comprador e suficiente para mim.

Paguei 30 contos para um capoteiro desmontar o forro e retirar todas as laterais, bancos e acabamentos e depois remontar...é claro!

Ao estudar o assoalho do carro reparei uma coisa que julgava extinto do meu carro: manta asfáltica. Eu havia pedido para retirar, mas o mágico da pintura que fez meu Niva parece ter esquecido e mandou brasa.

Pior, que já viu sabe que o assoalho do Niva possui pequenos rasgos em forma de triangulo que podem ser rebatidos para escoar água. Mas, deveriam ser voltados à posição original....e os meus não foram.

Resultado: ao começar a mexer, reparei que algumas partes da manta estavam estufadas...não me contentei e retirei um pedaço em forma de circulo (usei uma serra copo) e tomei um susto com a umidade e com a ferrugem que se aproveitava.

Então comecei a retirar toda forração...a manta saia aos pedaços...e cada vez me assustava mais....mais umidade e mais ferrugem. Com os triângulos abertos a água entrava por ali e depois a água ficava por ali, presa entre a manta e a lata, tranqüila e calma para agir enquanto eu curtia o brilho da pintura.

Eu iria retirar só a manta da parte da frente...motorista e carona. Mas, resolvi retirar tudo. A pior parte era a do carona...já tive que mandar refazer uma parte no lanterneiro.

Limpei, lixei onde pude e passei um material anti oxidante. Passei e deixei de um dia para o outro. Onde estava enferrujado ficou uma camada preta, que ao raspar voltava para a cor da lata original, apesar de ainda poroso.

Devo terminar de limpar e vou lixar, com máquina e escova de aço, antes de pintar com zarcão ou tinta de navio...se eu achar.

Fica o alerta e aceito sugestões dos colegas.