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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Leandro Chico
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    Duvidas...1 viagem




    Boas amigos, sou novato acabei de comprar um Niva 91, esse do meu avatar, ele esta mto bom...Mas agora gostaria de virar ele no alcool, devido a mtas informaçoes q eu aj tive e todas diferentes uma da outra Eu gostaria de saber o segiuuinte:

    Que preciso fazer para roda-lo no alcool ?!!? E se alguem tem uma oficina para indicar na zona leste...

    Obrigado

    Chico

  • #2
    Trocar o carburador, válvula termostática, bomba de gasolina, velas, óleo e filtros, rebaixar o cabeçote, ajustar o ponto, colocar um sistema de partida a frio e ajustar tudo isto.

    Quando estou em são paulo, eu compro peças na alternativa 4x4, ao lado do carandiru, mas na lista nacional tem outros mecânicos.

    Boa sorte com seu novo niva.
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
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  • #3
    Usuário Avatar de Leandro Chico
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    Obrigado Christian, agora sei REALMENTE oq precisa ser feito...

    []s!


    Citação Postado originalmente por christian govastki
    Trocar o carburador, válvula termostática, bomba de gasolina, velas, óleo e filtros, rebaixar o cabeçote, ajustar o ponto, colocar um sistema de partida a frio e ajustar tudo isto.

    Quando estou em são paulo, eu compro peças na alternativa 4x4, ao lado do carandiru, mas na lista nacional tem outros mecânicos.

    Boa sorte com seu novo niva.

  • #4
    Chico

    Meu Niva tâ do jeito que você quer o seu. Dâ uma olhadas nas fotos na minha assinatura e, realmente foi feito tudo isso que o Christian falou.

    Alguns camaradas só trocam o carbura e velas mas não fica bom.

    A transformação vale a pena.

    Estaremos fazendo um encontro de Niveiros provavelmente pro final de outubro, em um findi, em uma oficina e contamos com sua presença.

    Dâ uma olhada no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13200

    Grande abraço e seja bem vindo aos CAMARADAS.

  • #5
    Usuário Avatar de Leandro Chico
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    Fala Manfredi....mto bonito seu carro, parabens, e vc fez aonde a mudança ?!?! tem ideia d $$$ +/-....Pode contar sim, com certeza estarei no encontro...

    []s!


    Citação Postado originalmente por MANFREDI
    Chico

    Meu Niva tâ do jeito que você quer o seu. Dâ uma olhadas nas fotos na minha assinatura e, realmente foi feito tudo isso que o Christian falou.

    Alguns camaradas só trocam o carbura e velas mas não fica bom.

    A transformação vale a pena.

    Estaremos fazendo um encontro de Niveiros provavelmente pro final de outubro, em um findi, em uma oficina e contamos com sua presença.

    Dâ uma olhada no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13200

    Grande abraço e seja bem vindo aos CAMARADAS.

  • #6
    Eu troquei o meu carbura 4 meses atrás e de modificação foi só a troca das velas mesmo, devo dizer que no início apanhei bastante pois o carro não rendia o desejado, mas depois de alguns testes (hoje coloco uma proporçào de 10 a 15% de gasolina junto com o alcool depende da temperatura do dia) ficou muito bom, vou pra trilha desse jeito e o Nivana está se saindo muito bem, já passei em riacho (em que precisava manter uma boa aceleração) onde a agua batia quase no meio da porta e foi na boa... inclusive nesse riacho no mesmo dia ficaram Vitara e CJ (inclusive com ocorrência de calço hidráulico no motor)...

    Acho que o ideal é trocar a bomba de combustível (use a do Uno 1.3 a alcool (+/- 140,00 reais) e velas mesmo, rebaixar o cabeçote faz parte, mas dá para rodar sem fazer todas essas modificações, se a idéia inicial é econimizar $$$ vale a pena fazer isso e terminar as modificações aos poucos, ah o Nivana está fazendo 5,5 km/l na cidade e +/- 8,0 na pista, em trilha isso cai para +/- 4,0 km/l.

    Pessoal tudo o que o Christian falou é necessário fazer mas isso poderá ser feito aos poucos... o próximo upgrade será a bomba de combustível...

    Aqui em Sorocaba o carburador Webber 460E (o mesmo do Escort a alcool) está saindo por +/- 240,00 reais instalado.

    Abraços alcoolizados ,

    Luciano Vaz

  • #7
    Só trocar o carburador não vai funcionar, pois a compressão da gasolina é muito baixa (+/- 7 a 8 )para rodar com álcool (>11), o carro vai beber que nem pinguço e não andar nada, ainda correndo o risco de lascar o motor.

    Para você ter uma idéia, o Fiesta Flex foi otimizado para rodar com álcool, a compressão dele é 11,5:1, tem termostática eletrônica que controla a temperatura em função do combustível usado, e 2 sensores de detonação (necessário para rodar com essa beleza de gasolina nacional a esta compressão).

    O motor a álcool tem que rodar mais quente que o a gasolina senão o alcool não queima direito.
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
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  • #8
    Eu troquei o meu carbura 4 meses atrás e de modificação foi só a troca das velas mesmo, devo dizer que no início apanhei bastante pois o carro não rendia o desejado, mas depois de alguns testes (hoje coloco uma proporçào de 10 a 15% de gasolina junto com o alcool depende da temperatura do dia) ficou muito bom, vou pra trilha desse jeito e o Nivana está se saindo muito bem, já passei em riacho (em que precisava manter uma boa aceleração) onde a agua batia quase no meio da porta e foi na boa... inclusive nesse riacho no mesmo dia ficaram Vitara e CJ (inclusive com ocorrência de calço hidráulico no motor)...

    Acho que o ideal é trocar a bomba de combustível (use a do Uno 1.3 a alcool (+/- 140,00 reais) e velas mesmo, rebaixar o cabeçote faz parte, mas dá para rodar sem fazer todas essas modificações, se a idéia inicial é econimizar $$$ vale a pena fazer isso e terminar as modificações aos poucos, ah o Nivana está fazendo 5,5 km/l na cidade e +/- 8,0 na pista, em trilha isso cai para +/- 4,0 km/l.

    Pessoal tudo o que o Christian falou é necessário fazer mas isso poderá ser feito aos poucos... o próximo upgrade será a bomba de combustível...

    Aqui em Sorocaba o carburador Webber 460E (o mesmo do Escort a alcool) está saindo por +/- 240,00 reais instalado.

    Abraços alcoolizados ,

    Luciano Vaz

  • #9
    Chico, no meu a mudança foi feita pelo antigo dono. Em Sorocaba. Não sei o nome da oficina. Nem o custo.
    Chutando....., deve ficar uns 2000,00 entre retífica e carbura e adaptação do injetor de gasolina.
    Grande abraço

  • #10
    Usuário Avatar de Leandro Chico
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    Muito Obrigado por todas as infos...Luciano, como estou pegando o carro agora, a ideia eh mesmo nao gastar mto $$$ entao acho q vou comprar um carbura e velas e manter o meu original guardado, assim eu posso tentar fazer o mesmo que voce e caso nao de certo eu posso voltar no original...Manfredi e Christian, eu concordo que as modificaçoes no cabeçote tem q ser feita, e pretendo faze-las o mais breve possivel, eu vou levantar os custos de fazer nesse eskema de modificaçao, alguem sabe a taxa do motor original ?! Creio que rebaixando 1mm ja eh o suficiente nao ?!!?...Mais uma vez obrigado pelas dicas e infos e mal posso esperar pelo proximo encontro para conhece-los. Eu estarei sempre na cantareira (pq ja fazia trilha de moto la) caso alguem tb ande sempre por la, podemos marcar, eu tenho um niva bco com o numero 83 na porta, quase sempre estou junto com um CJ militar original....

    []s!

    Chico

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