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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Bom topico




    Aparentemente todos faremos o serviço sozinho, então....
    Pelo que pude entender o tal parafuso é do lado de fora, certo?
    Meu NIva fez calibragem de valvulas a pouquissimo tempo, posso abrir a tampa e mecher na corrente sem alterar as valvulas? Ou abriu tem que calibrar novamente?
    Pô achava o maximo esse barulho de diesel...... 8) , mas tudo pela saude do bichão......
    Alias, vou trocar de mecanico, o cara abre a tampa do motor, meche nas valvulas e não vê isso, de duas uma, ou é desligado ou não entende, em ambos os casos, to fora!
    Tô no aguardo.

  • #2
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Tem uma terceira alternativa aí, e eu já vi muito disso: o cara viu, sabia que tinha de fazer, mas como você não reclamou disso na hora que chegou com o carro, ele deixou do jeito que tava pra cobrar mais uma mão de obra...

  • #3
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    Na maioria das vezes tem que soltar o parafuso (se ainda me lembro é a chave 13) e dar umas pancadinhas nela para a mola soltar... bem no estilo Niva de ser.

    Isso era uma dor de cabeça no meu Niva. Troquei o esticador, a sapata que fica do outro lado... até que as engrenagens poiram de ver e foi tudo pro brejo: cabeçote, válvulas etc.

    Só resolvi esse problema quando vendi o danado! rs...

    []´s

  • #4
    Eduardo Velo,
    Fernando , o parafuso que libera o esticador fica prox. a bomba dágua olha por ali que vc vai ver ele , acima da valv. termostatica ... por ali ...

    Solta ele pra liberar a pinça e a mola empurrar o pino esticador , depois aperte novamente ...

    Se o barulho persistir , tire a tampa do comando de valvulas e olha se a guia está na posição ...
    Companeiro, desculpa a insistência, mas se vc pudar mandar uma foto indicando qual é esse parafuso pois eu tô voando ainda!

  • #5
    Usuário Avatar de Ira
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    O parafuso fica embaixo/próximo da válvula termostática. Tira-se o parafuso e ajusta martelando levemente. Veja no desenho o detalhe nº “39”. A regulagem da sapata da correntinha pode ser feita por até quatro vezes, ou seja, após quatro regulagens tem de trocar a sapata e, às vezes, a correntinha.

    [ ]

    Ira
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Barulho do motor do niva ...-regulagem_306.jpg  

  • #6
    Lewis
    Ve se voce consegue visualizar agora.
    É o de numero 2.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Barulho do motor do niva ...-p5260015_127.jpg  
    [ ] s
    Peter

  • #7
    Usuário Avatar de Ira
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    Citação Postado originalmente por Ira
    O parafuso fica embaixo/próximo da válvula termostática. Tira-se o parafuso e ajusta martelando levemente. Veja no desenho o detalhe nº “39”. A regulagem da sapata da correntinha pode ser feita por até quatro vezes, ou seja, após quatro regulagens tem de trocar a sapata e, às vezes, a correntinha.

    [ ]

    Ira
    CORREÇÃO: O parafuso fica atrás da polia da bomba dágua (mais ou menos em cima da bomba dágua) e não próximo à válvula termostática.

    Ira

  • #8
    Pode ser tb uma folga nas válvulas. Há regulagem soltando a tampa do cabeçote e reapertando uns parafuso lá.
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #9
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    Salvo engano, é a chave 13 que vais usar.

    []´s,

  • #10
    Ainda bem q tô no lugar certo.

    Vcs são os caras!
    Com explicações assim é mamão com assucar!

    Valeu galera!

  • #11
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    Galera CUIDADO,

    Posso estar falando a maior bobagem do mundo, mas muitos que apertam esse tal parafuso podem "sem querer" causar um dano bem grande no motor, principalmente aqueles que recém compraram o carro, e não sabem como está o motor por dentro. Caso do amigo Lewis.

    A guia pode estar quebrada, e tensionando mais a corrente o barulho pode até diminuir, mas pode estar pegando no cabeçote do outro lado.

    Antes de proceder com esse aperto, abra a tampa de valvulas e cheque se está tudo em ordem, se a sapada está bem presa (isso se ela ainda estiver lá!) e verifique se não existe gambiarra no parafuso do tensor (extensões). Se a guia estiver quebrada, troque, é barato. E não se preocupe, os pedaços que por ventura tiverem caído pra dentro do motor, vão pro carter e não trazem maiores problemas.

    Cheque também se a corrente não está com folga.

    Tudo isso resulta nesse barulho que alguns gostam de ouvir, mas que fatalmente pode vir a deslocar a corrente e até fundir o motor.

    segue aí anexo o que a falta da guia e do tensor com gambiarra podem causar no cabeçote (200/300 reais um novo retificado).
    Barulho do motor do niva ... Imagens Anexas Barulho do motor do niva ...-cabe_ote_175.jpg 

  • #12
    Fio,

    Ufa!
    Ainda bem q não cheguei a mexer no tal parafuso.
    Vou levar no mecânico pra ele dá uma olhada geral.
    Realmente eu ainda não conheço a real situação da VTR.

    Agradeço a atenção dos companheiros.

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