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Convex Datacenter
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  • #1

    Várias dúvidas ... leiam por favor !




    Camaradas,

    to com algumas dúvidas sobre nossas (na verdade a minha) viaturas:

    1 - a mola do pedal de embreagem está frouxa (eu acho) porque quando vai se usando o a embreagem normalmente, o pedal vai descendo ... até um ponto que ele cola no assoalho e fica sem embreagem de vez .... para evitar isso de tempos em tempos eu puxo o pedal de embreagem pra cima e fica uma maravilha .... DUVIDA: existe alguma mola que possa adaptar ?? sera que pode ser um problema no acionamento da embreagem hidraulica ??

    2 - Meu carro tem o carburador do escort WD 460 se nao me engano, de uns tempos pra ca ele fica apagando quando desacelera, ou seja, fica sem marcha lenta e morre .... mas as vezes ele funciona OK ... alguem teria alguma dica ??? ou so mecanico mesmo ?


    3 - existe alguma borracha que sirva na porta do Niva (fora a original) ?? comprei um jogo de chevette (ou 147) nao me lembro, mas elas ficaram muito grossas ... a porta nem fecha direito..... alguem sabe me dizer como faço pra saber se uma borracha de porta é original ou não, porque eu acho que uma das portas ainda é original ... uma vez que ela fecha na boa . será que alguem teria uma foto que desse pra ver em detalhes uma borracha original !??? que abuso hein ... heheheh

    4 - no esguicho do lavador do farol a mangueira tinha uma extremidade livre (um "T" onde uma ponta entrava, na outra vai para os farois e a outra fica solta) e ai quando jogava agua ele "cospe" agua por esta ponta livre, alem de jogar pros farois .... experimentei isolar esta ponta solta, MAS depois que jogava agua nos farois ele continuava esguichando agua!!! pelo que entendi pelo fato de que os farois estão mais baixos que o reservatorio e uma vez pressurizada ele nao parava mais .... igual quando se sopra no tanque pra tirar gasolina pela mangueira .... a duvida é : o correto é isso mesmo ? fica esta ponta solta ? ou tem alguma valvula ou coisa parecida ??

    obrigado a todos

    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    1 - A emgreagem do Niva é servo-assistida, logo você deve estar com problemas no acionamento da embreagem (um cilindro semelhante ao servo-freio, e outras tranqueiras).

    2 - Pode ser marcha lenta, excesso de ar na regulagem, giclês, carburador com entrada de ar, enfim, um monte de coisas...

    3 - Se alguém souber, agradeço a resposta. Estou com o mesmo problema.

    4 - Pelo jeito a sua bomba de lavador não é original, que bombeia a água para cima. Você tem razão quanto ao fluxo de água: uma vez acionada a bomba, como o reservatório está em um nível mais alto que o da saída de água, forma-se um sistema de vasos comunicantes e a água sai sem parar (o que estava segurando a água antes do acionamento da bomba era a coluna de ar na mangueira). A solução é utilizar uma "válvula de mão única" (com certeza este não é o nome da válvula, mas quando procurei a minha perguntei em uma loja de peças por uma válvula que só permitisse a saída de água sob pressão. Esta válvula tem uma seta indicando o fluxo de água) entre a bomba e os esguichos. Existe uma válvula deste tipo com duas saídas, evitando o uso do "T". Se não encontrar utilize o "T" e a válvula simples. Quanto à saída "extra" de água, foi um ATP do cara que adaptou a bomba e viu que não funcionava (ou funcionava sem parar ). O sistema tem que funcionar sem nenhuma ponta solta.

    PS.: Se falei alguma bobagem na parte mecânica, peço clemência e a correção dos erros aos colegas do fórum.

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    1 - Como disse o Cavalcante , a embreagem com certeza está com problema , troque os cilindros , Emissor e Receptor .

    2 - Pode ser só regulagem mesmo , vai tentando acertar entrada de ar que ajeita ..

    3 -alcante , da um pulo no final da Manifesto lado esq. é uma casa de borrachas que tem todo tipo de borracha de porta em metro , se não me engano o da Kombi era o que dava melhor no Niva ...

    4 - elimina essa mangueira pros faróis ..
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Rogério

    1 - Esclareça uma coisa, para o pedal subir você precisa sangrar o sistema ou apenas puxá-lo de volta? Se for a primeira opção, provavelmente você está com problemas nos cilindros ou no flexível, os cilindros você pode comprar na RDL (Cwb) (marca Cilindraço específico para o niva) e o flexível mandar fazer na 1a linha (SIA) ou comprar junto com os cilindros. Se for a segunda opção pode ser que a sua embreagem esteja sem a mola de retorno, ela fica junto ao cilindro inferior, por isto seu pedal vai "baixando" e não volta. Verifique rapidamente antes que sua embreagem estrague por ficar "parcialmente" acionada...

    4 - No meu niva também tem este incoveniente no lavador dos faróis, mas não elimine o sistema não. No meu caso, como as bombas originais estavam travada eu usei essas universais, só que quando lavo o farol não para de esguichar água... No caso, parece que se tem que colocar uma válvula que "esvazie" o sistema para que não forme o sifão invertido, segundo o Patrick (meu mecânico) se for feito um furinho no ponto de inflexão (ponto mais superior) da mangueira resolve o problema
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
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  • #5
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Christian, como disse, é só colocar uma válvula de passagem na saída da bomba: corte a mangueira e utilize-a como emenda. Se não me engano, esta válvula é utilizada nos carros da Fiat.
    Como estou sem máquina digital, segue um desenho:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -v_lvula_103.jpg  

  • #6
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    A seta indica o sentido do fluxo de água, e a válvula é preta.

  • #7
    Citação Postado originalmente por christian govastki
    Rogério

    1 - Esclareça uma coisa, para o pedal subir você precisa sangrar o sistema ou apenas puxá-lo de volta?

    4 - No caso, parece que se tem que colocar uma válvula que "esvazie" o sistema para que não forme o sifão invertido, segundo o Patrick (meu mecânico) se for feito um furinho no ponto de inflexão (ponto mais superior) da mangueira resolve o problema
    Christian,

    para subir o pedal, basta puxá-lo de volta .... Segundo o Carlos (ex-dono) o problema seria na mola mesmo, o que gostaria de saber é que mola posso colocar no lugar daquela que está "sem força".

    esse furinho na parte superior vai esguichar agua quando se acionar o motor certo ? então fica exatamente como esta hoje, que tem um pequeno "T", onde uma das conexões fica livre, servindo de respiro para o sistema, e com o incoveniente de molhar o interior do cofre do motor quando acionado .... sera que existe alguma valvula que possa ser colocada ali ? e se fizer um furo no proprio reservatorio ?

    ps. Eu sou o Rogério que ligou pra vc ontem sobre os bancos ... hehehe valeu !

  • #8
    Citação Postado originalmente por Cavalcante
    Christian, como disse, é só colocar uma válvula de passagem na saída da bomba: corte a mangueira e utilize-a como emenda. Se não me engano, esta válvula é utilizada nos carros da Fiat.
    Como estou sem máquina digital, segue um desenho:

    Opa, obrigado Cavalcante ! vou procurar nas lojas de peças aqui !

    [] 's

  • #9
    Rogério e demais

    Se ainda estiver com a mola, leve a uma auto-peças e procure uma de tamanho e "dureza" equivalente (PS a do meu niva é razoavelmente dura ...) . Você também pode colocar uma outra mola (bem mais mole... como de acelerador) no pedal da embreagem, para ele "puxar" o pedal de volta a posição original, mas seria apenas auxiliar, não substituindo a que vai no cilindro inferior.

    Cavalcante, o único Fiat que achei que possuia uma peça semelhante era o Marea, e custava mais de 50 reais a época e não tinha em estoque... mas estava procurando especificamente para lavador de farol.

    Rogério, como você colocou, ao usar o lavador vai esguichar um pouco de água dentro do motor sim, mas o "furinho" seria mínimo, apenas para romper o vaso comunicante entre o depósito de água e farol..., mas também estou a procura de uma solução melhor.

    Uma outra solução seria fazer uma derivação deste T e jogar a água de volta para o reservatório, mas ai você teria que acionar por muito mais tempo o lavador. Não adianta furar o reservatório pois o problema surge do fato da bomba estar "afogada" e a ponta inferior abaixo do nível de água do reservatório...

    Se achar a tal válvula de retenção me diz onde tem.
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  • #10
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    christian, esta peça me custou 3 reais!!!!

  • #11
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    Rogerio e Christian, na quinta vou ter de ir à loja onde comprei a válvula para ver outras coisas e posso ver quanto custa. Se vocês quiserem eu compro e mando por sedex pra vocês. Com certeza o sedex vai sair mais caro que a válvula

  • #12
    Cavalcante

    Agradeço a disponibilidade, mas primeiro vou procurar por aqui mesmo...se não achar ai você me manda por encomenda normal mesmo, sai mais barato .
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