Postado originalmente por
avalanche
Bom galera to restaurando meu niva, e estou pensando seriamente em trocar o motor e cx do meu niva e colocar um motor e cx de opala 4 cilindros no meu niva, pois apesar do meu motor e cx esta em bom estado (so preciso trocar o kit corrente motor e a 4 marcha da minha cx que esta escapando), todos sabemos que nosso nivinha tem um motor muito bom porem, relativamente fraco, principalmente pra quem utiliza GNV, então analisando os motores economicamentes viaveis estou pensando no opala 4c com cx de opala 5 marchas ou chevette 5marchas, sei que alguns podem indagar e dizer para por o VW AP 1.6 , 1.8 , 2.0, alcool ou gasolina, mas estudando mas a fundo e comparando esses motores percebi q o motor AP tem alto torque (1.8 gasolina maximo de torque - 15.5 kgfm a 3000 rpm) porem com giro mais alto que o do opala 4 cilindros (maximo torque 19,8 kgfm a 2800 rpm) que ainda tem um torque maior ou seja pelo pouco que entendo e sobre oq ja pesquisei, digamos que um niva cm o 151 ficaria melhor em desempenho e com possivel melhora de controle nas trilhas deivido ao baixo RPM, então galera estou precisando confirmar essas informações e derrepente alguem aki do forum que tenha ou ja teve ou conheça alguem que ja fez essa adaptação no niva e puder me ajudar, desde ja agradeço...