Gil
Este material foi colocado no cofre do motor(parede corta fogo) ou embaixo do painel?
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Gil.
Este material a que você se refere acredito ser uma manta de polietileno. Podem ser utilizadas como proteção térmica ou mesmo para transportes de equipamentos, frutas, eletrônicos....
Um dos fabricantes é a Joongbo, que inclusive fica pertinho da terrinha do Bacalhau.....não, não é Portugal.....estou me referindo ao Bacalhau "Cearense" :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
http://www.joongbo.com.br/produtos/produtos.htm
Abraços
Cesar
Pois é, Gil e companhia. Como eu escrevi anteriormente a minha preocupação maior não é o interior. Até porque eu troquei todo o assoalho, removi todos os buracos, originais ou não, e, trocar a forração ali não é muito complicado.
O "pobrema" é a parede corta-fogo.
Do lado externo (motor), depois de colocar toda a tralha que vai ali, servo-freio, caixa de direção, motor,.... colocar um material isolante ali e ficar bem feito, é impossível. Por isso é que eu tenho que resolver isso primeiro. Estou pensando em colocar um folha de cortiça de uns 5mm coberta com uma chapa bem fina de algum material aluminizado ou mesmo ferro pintado com tinta alumínio resistente ao calor. Antigamente tinha uma tinta spray que resistia até 600ºC. O problema que a única loja que eu conhecia, em Fortaleza, que vendia essas folhas de cortiça, não vende mais esse produto.
Do lado interno (atrás do painel), também o melhor é agora, já que ele está sem nada. Mas aí o tipo de material não é tão crítico em relação ao calor, porém, tem que ser resistente à água.
Vou ver como fica o teste de "derretimento" da amostra de manta asfáltica que eu sugeri ao Peter e vou aguardar uma amostra para eu fazer também. Acho que vai dar para utilizá-la no assoalho, uma vez que ali o calor não é tão intenso, creio eu, ao ponto de amolecer esse produto.
Vamos aguardar.
De ser revestimento interno ou externo, opte por algum que não encharque, senão vai se arrepender depois (profecia).
O antigo dono do meu niva fez um trabalho memorável, revestindo com manta aluminizada e aquele forro de feltro (interior e parede corta fogo e capô). Era bem menos quente e mais silencioso. só que depois de umas voltinhas mais "molhadas", começou um cheiro de cachorro molhado na viatura. Fui ver e estavam todas encharcadas. Foi uma trabalheira para tirar tudo (o dono anterior soube e ficou puto!!!!), mas fazer o que, o podre ia ser eu que ia aguentar.
abraços.
Talvez tenha encontrado a solução para o isolamento termo-acústico.
Vejam as características destes materiais. (http://www.armacell.com)
Achei adequadas as características do HT/Armaflex para o isolamento dentro do cofre do motor. As especificações indicam que resiste a até +175 ºC (mais que suficiente), é flexível, é resistente à maioria dos produtos químicos (óleo e gasolina?), auto-extinguível, não produz gotas e baixa geração de fumo em caso de incêndio. Creio ainda que esse produto possa ser combinado com o Arma-Chek S, para aumentar a eficiência do bloqueio, sendo este último colocado na face do HT/Armaflex que ficaria voltada para o motor.
No interior dos veículos, assoalho e o lado interno da parede corta-fogo, deduzo que seria indicado o AF/Armaflex. Este produto seria usado como um "carpete", não sendo colado no assoalho, para facilitar a limpeza e o escoamento de água e/ou lama que entrem no veículo (fato comum na prática de Off-Road).
Outra característica interessante para a aplicação desses produtos, no nosso caso, é o fato deles serem resistentes ao envelhecimento, à putrefação e à água e ao óleo.
Armacell Brasil Ltda Fábrica: Praça Dom Epaminondas, 52
CEP: 12421-020 - Pindamonhangaba - SP
Tel.: (12) 3648-6900- Fax: (12) 3648-5113
Vendas: Rua Itapeva, 366 - 13º a. Cj 134
CEP: 01332-000 – São Paulo - SP
Tel.[IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_ln.gif[/IMG][IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/call_small_off.gif[/IMG][IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_ln.gif[/IMG][IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/call_small_off.gif[/IMG](11) 3541-2002[IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/famfamfam/br.gif[/IMG][IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_r.gif[/IMG][IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/famfamfam/br.gif[/IMG][IMG]chrome://skype_ff_toolbar_win/content/inactive_r.gif[/IMG] Fax: (11) 3541-2008
Alguém tem condições de passar para dar uma checada "in loco"?
Ver preços, quantidades mínimas de venda, etc.
Para o restante do Brasil, ou quase todo... (Ceará, não)
http://www.armacell.com.br/representantes.asp
Bacalhau, este produto tem todas as características de um produto industrial, a ser vendido por atacado, para empresas. Como particular (varejo), creio que você teria melhores chances de ser bem atendido dirigindo-se diretamente para um dos representantes comerciais mencionados no site.
Gil, a mensagem foi editada.
No Ceará não tem representantes.
Entre os 23 estados do Brasil onde eles têm representantes, o Ceará não conta.
Lembrei de uma trova do Juca Chaves. Ele sabia o que estava cantando...
Quanto ao fato de ser um produto industrial, acho que aí é que está a solução. E depois, sempre se pode pleitear uma amostra para testes.
Se der certo, acho que não vai faltar freguês.
Segue mensagens trocadas com o Sr. Luis Fernando, da Morganite do Brasil Ltda.
De: Gadus Morhua [mailto:bacalhaucsb@hotmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 4 de junho de 2008 15:00
Para: Luis Fernando Caetano Fraga
Assunto: Mantas p/ Isolamento Térmico
Sr. Luís Fernando, saudações.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua atenção e a pronta resposta à minha mensagem anterior.
Nas fotos anexas, os pontos onde necessito de isolamento termo-acústico, hachurados em verde.
Nas fotos 1 e 2, a parede corta-fogo (lado do motor) e o "túnel" onde ficam alojadas a caixa de marchas, caixa de redução e bloqueio dos diferenciais. Todos geradores de calor e ruído.
Para esses locais, se faz necessário um tipo de manta de aproximadamente 10 mm de espessura. Além de promover o isolamento ao calor e ao ruído, deverá ter como características não propagar chamas, não apodrecer nem perder a suas propriedades quando molhada, ser resistente a óleos e combustíveis. É desejável ainda, que possua uma das faces revestidas de material aluminizado para melhor refletir a radiação térmica, que seja resistente a impactos de pedriscos e a jatos d'água por ocasião das lavagens. Este revestimento de alumínio, no entanto, não é imprescindível, uma vez que pode ser substituído por uma fina folha de chapa galvanizada, que seria sobreposta à manta isolante, como forma de protegê-la de impactos, além de possibilitar refletir parte do calor, podendo até ser pintada com tinta alumínio própria para altas temperaturas.
Até o momento, o material que vi no comércio que mais se aproxima das minhas necessidades é uma manta de amianto.
Na foto 3, os mesmos pontos, porém do lado de dentro do veículo. Nesses locais, além das características necessárias de isolar ruído e calor, esse material quando molhado, o que freqüentemente acontece na prática Off-road, não deve apodrecer, desmanchar ou perder as suas características isolantes. A idéia é usá-lo por baixo do carpete do veículo, de tal maneira que possa ser retirado facilmente para limpeza e secagem.
Na apresentação que me mandou, notei a imensa variedade de produtos afins, produzidos por sua empresa. Se possível gostaria de maires informações a respeito dos mesmos, notadamente, isolamento térmico de escapamentos, outro item que tenho que levar em consideração.
Caso faça-se necessário o exame "in loco" de um veículo, posso entrar em contato com algum proprietário de NIVA no Rio de Janeiro, de onde sou natural, para que o mesmo se dirija até onde o senhor determinar.
Desde já agradeço o seu empenho, ficando, assim como inúmeros "niveiros" e "jipeiros", na expectativa de uma solução adequada a este problema. Se precisar de mais algum esclarecimento, estou às suas ordens.
Nos links abaixo, algumas das muitas discussões e tentativas de solução para o problema. Como pode ver, o problema é antigo e aflige um sem números de proprietários de vários veículos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1081
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=19542
G. Morhua
P.S.: Gostaria de obter a sua autorização para divulgar as informações disponibilizadas pelo senhor no Fórum 4X4 Brasil. Caso algum item não possa ser divulgado, por favor sinalize-o.
__________________________________________________
Prezado Gadus,
Somos o fabricante dos materiais que você irá precisar para resolver os problemas nos veículos Off road mencionados, porém não possuímos atendimento direto ao mercado e trabalhamos com representantes e distribuidores. Desta forma, vou me colocar a sua disposição para quaisquer esclarecimentos técnicos que julgar necessário, porém vou direcioná-lo comercialmente ao Sr. Da Mata da Fence Espumas em São Paulo, especialista em soluções de isolamentos especiais, inclusive fornecedor tradicional da industria Automobilística e parceiro da Morganite no desenvolvimento de soluções para isolamentos. Com relação ao material entregue pode divulgá-lo à vontade..
Contatos:
Da Mata: 011 4099-2000
e-mail: denise@fenceespumas.com.br
A disposição para esclarecimentos adicionais julgados necessários,
Atenciosamente,
Luis Fernando Caetano Fraga
Coordenador de Mercado
Departamento de Engenharia de Aplicação
Morganite Brasil Ltda. - Divisão Thermal Ceramics
FÁBRICA E ESCRITÓRIO:
Rua Darcy Pereira, 83 – Distrito Industrial de Santa Cruz.
Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP 23565 -190
Celular: 55 21 9428-8409
Telefone : +55 (21) 3305-7457 – Fax: +55 (21) 2418 -1318
e-mail : fraga@morganitethermal.com.br
Web site: http://www.morganitethermal.com.br/
Recebi dessa empresa uma apresentação PPS, mas não sei como enviá-la por aqui. Quem quiser mande-me o e-mail, para bacalhaucsb@hotmail.com, que eu envio.
Tem toda uma linha de isolamento, inclusive de escapamento.
E aê, Bacalhau... BELEZA :concordo: ?
Cara, o Fórum "não aceita" extensões .PPS (assim como .EXL e outras) :putz: , contudo, você pode
"contornar o problema" compactando o arquivo (por exemplo em .ZIP), e anexá-lo aqui normalmente :dance: . . .
VALEU!!!!
[]'s
Bacalhau
Veja o link abaixo. Nele tem uma "receitinha", passo a passo, de como instalar a manta asfáltica ( aquela de impermeabilização, lembra? ) com a função de revestimento termo-acústico em automóveis.
abs
Cesar
Bacalhau
O link é este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=45022
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: