x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23

Hybrid View

[quote="Cavalcante"]Christian, a propósito, tinha uma bobina !@%!#$%# marflex (acho que era isso) no niva e ela quase que literalmente entrava em ignição de tão quente.
    Durante a recente temporada de problemas do meu niva troquei-a por uma bosch e coloquei um resistor de 0,8 ohms x 30 W em série com a bobina (acho que isso só protege o platinado, não é?). Pois bem, continua esquentando pra burro. As velas são as BP5S NGK, cabos bosch novos. Alguma dica do que causa esse aquecimento?[/quote

Camarada e dificil sem sentir a temperatura da bobina , mas eu trocaria o capacitor do platinado . Nao vou ficar explicando mas ela fica em paralelo ao circuito , protegendo o platinado . Sem ela o platinado aquece e desgasta mais rapido e pode tb aquecer toda fiacao

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    chegade4x2,

acho que você me deu uma luz: havendo uma fuga no capacitor do platinado, que está conectado em série à bobina, pode existir uma corrente maior do que a adequada circulando pela bobina, que por isso aquece. Estou no caminho?

Bem, os cabos, tanto de ignição quanto de alimentação da bobina e platinado, não chegam a aquecer; o resistor de proteção se aquece a uns 50~60ºC, o que é normal (por isso mesmo ele tem corpo cerâmico). O duro é a bobina, que fica "intocável", coisa de mais de 80ºC... Mas não há falhas (pelo menos perceptíveis por mim, que manjo tanto de ignição de motores quanto de reprodução de jupiterianos...) de ignição...

Camaradas,

Este tópico é um assunto que nosso camarada Sukys domina.

Pena ele ter mandado uma mensagem ainda no ano passado se desligando do forum.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...493&highlight=

Porem podemos tentar contato com ele direto na pagina dele.
    http://www.geocities.com/rsukys/

Enviei um e-mail pra ele sobre este tópico vamos ver no que pode nos ajudar.

[ ]'s e Sucesso !

Citação Postado originalmente por Cavalcante
    chegade4x2,

acho que você me deu uma luz: havendo uma fuga no capacitor do platinado, que está conectado em série à bobina, pode existir uma corrente maior do que a adequada circulando pela bobina, que por isso aquece. Estou no caminho?

Bem, os cabos, tanto de ignição quanto de alimentação da bobina e platinado, não chegam a aquecer; o resistor de proteção se aquece a uns 50~60ºC, o que é normal (por isso mesmo ele tem corpo cerâmico). O duro é a bobina, que fica "intocável", coisa de mais de 80ºC... Mas não há falhas (pelo menos perceptíveis por mim, que manjo tanto de ignição de motores quanto de reprodução de jupiterianos...) de ignição...
    Cavalcante , por causa da minha proficao e das epocas de dureza em que eu era estudante de eletronica e tinha um velho passat com platinado acabaram me obrigando a dominar esta area de eletricidade automotiva. Se quer um conselho troque o seu capacitor , o objetivo dele e impedir que em seu movimento de abrir e fechar produza faiscas ( energia termica ) e assim aquecimento. Mais uma dica : o rotor do niva da muito defeito , pois nao e lacrado ( a resistencia e encaixada) e ela e muito importante . Quando comprei o JR ela estava ferrada e nenhum mecanico descobriu. Somente quando eu resolvi eu mesmo dar uma revisada e que vi a M..

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    acho que vou começar pelo condensador. até porque tenho um de reserva, então é só tirar um e por outro. não resolvendo, vou para o rotor. Obrigado, chegade4x2 e no aguardo de novas suspeitas...

pôxa, não sabia que o Sukys saiu do fórum
    é uma pena... perdemos muuuuuuuiiiitooooo mais que ele...

Camaradas.

De fato a saida do Sukys é uma perda grande, porem quando o cara é gente boa, independente do Forum, o CARA É GENTE BOA MESMO !!!!

Veja abaixo a resposta que ele me mandou...
    -------------------------------------------------------------

Emerson,

Em distribuidor equipado com platinado não existe muito o que fazer. Ou se faz uso da bobina original (Bosch E-12V, carcaça cor aluminio, ou K-12V, carcaça cor azul, que é um pouco mais eficiente) ou então a KW-12V (carcaça cor vermelha) com razoável diminuição na vida util do platinado.
    As duas primeiras tem uma corrente de primario em torno de 4 Ampéres, valor limitado neste patamar por conta da vida útil dos contatos do platinado, já a KW tem corrente de 8 Ampéres e foi projetada para uso em sistemas eletrônicos.

Muita gente pensa que é só instalar a KW com resistor Ballast que tudo fica resolvido, mas a coisa não é tão simples assim e para explicar o assunto em detalhes seria necessário muita conversa sobre indutância - que é uma das propriedades mais importantes da bobina de ignição - e é esta propriedade que na verdade "frita" os contatos do platinado.

De forma simples e bem resumida, para se obter faísca mais energética - em tensão e/ou corrente - maior deve ser a indutância da bobina, e quanto maior a indutância maior a corrente circulante, e uma forma de limitar a corrente é incluir um resistor em série com o primário da bobina. Com isso limita-se a corrente mas em contrapartida aumenta-se o tempo de carga da bobina, que requer alteração - para mais - no tempo de permanência dos contatos do platinado (menor abertura), caso contrário a bobina não terá tempo para armazenar energia na quantidade adequada, tendo como resultado uma faísca "fraca".
    Primeiro resumo: instalar bobina mais energética - precisando ou não de resistor Ballast - sem a devida alteração no ângulo de permanência é o mesmo que gastar dinheiro para trocar seis por meia duzia.

Em termos de vida útil do platinado o resistor Ballast resolve parte do problema, pelo menos no que diz respeito ao período em que os contatos ficam fechados, porém não resolve o grande problema ocasionado pela força contraeletromotriz, e é justamente esta força a maior responsável pelo desgaste dos contatos e que é tanto maior quanto maior for a indutância, e que dá o ar da graça no momento em que os contatos se abrem.
    Uma forma de atenuar a força contraeletromotriz é a inclusão, em paralelo aos contatos, de capacitor (condensador) de maior valor, só que este artifício tem resultado prático muito limitado e não "segura a onda" sequer de uma bobina de baixa indutância, quem dirá de uma bobina mais energética. Tanto isso é verdade que o capacitor original, que tem valor adequado para uma bobina também original, não impede o faiscamento dos contatos no momento da abertura, e o aumento indiscriminado na capacitância em paralelo aos contatos armazenará tanta energia que no momento do fechamento dos contatos a energia acumulada (força contraeletromotriz) será dissipada nestes contatos, diminuindo a vida vida útil dos mesmos.
    Ultimo resumo: se ficar o bicho pega se correr o bicho come, literalmente!

Sds,

--------------------------------------

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    eu não disse que foi a gente que perdeu?

Camaradas,

Podemos ter perdido, mas o cara é "o cara".

Pela pronta resposta acredito que o cara ainda pode nos ajudar muuuuiiiitttooooo.

Sukys, estamos te devendo umas geladas, NAO HESITE EM COBRAR !!!

[ ]'s e Sucesso !

Ok,

1. o Sukis é um cara Show de bola mesmo

2. o Cav é um cara Show de bola mesmo

3. O Emmo é um cara Show de bola mesmo

4. O Chegade4x2 também é um cara show de bola.

5. Todos vocês tem platinado pra ignição do Niva

6. AGORAM RESPONDAM UMA COISA: MINHA BOBINA FOI PRO SACO

E TENHO IGNIÇÃO ELETRONICA.

QUE BOBINA EU COMPRO. A VERMELHA OU A PRATA.

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    manfredi
    6. AGORAM RESPONDAM UMA COISA: MINHA BOBINA FOI PRO SACO

sukys disse
    Emerson,

Em distribuidor equipado com platinado não existe muito o que fazer. Ou se faz uso da bobina original (Bosch E-12V, carcaça cor aluminio, ou K-12V, carcaça cor azul, que é um pouco mais eficiente) ou então a KW-12V (carcaça cor vermelha) com razoável diminuição na vida util do platinado.
    As duas primeiras tem uma corrente de primario em torno de 4 Ampéres, valor limitado neste patamar por conta da vida útil dos contatos do platinado, já a KW tem corrente de 8 Ampéres e foi projetada para uso em sistemas eletrônicos.
    Logo, é a kw-12v, carcaça cor vermelha...

Em tempo, Manfredi, não esqueci do seu convite... É que estou enrolado com o meu russo, que achou de f!@#$!$%!#$% tudo de uma vez, e ainda preocupado em terminar de arrumar o carro pra temporada de raids que começa em 4 de março com o raid do batom. Por sinal, é um raid leve, era bom pra você participar e viciar na brincadeira. Comigo são quatro que já foram a raids, e mesmo não se dando tão bem, não querem mais saber de outra coisa. Meu irmão vendeu um Palio 2004 pra comprar um Vitara 94 pra brincar. Minha mulher fica olhando na folhinha o dia do raid do batom e o Emmo vai correr a copa sudeste (ora navegando o meu carro ora eu navegando o dele). Entra nessa e você vai ver que o niva foi feito pra muito mais que um simples passeiozinho.

Aos demais, perdão pelo off-topic, mas vale o convite!!
    http://www.jeepclube.com.br/inscricoes/

Então Cav, não pude esperar e fui checar qual bobina tinha no meu Niva e apesar do papel estár ruim pude ver que era a 067 que todos falam. Portanto vou substituir pela mesma 067.

Quanto a parte eletrica que você ia fazer pra mim, agora é tarde, TUDO RESOLVIDO, E FUNCIONANDO.

Agora o convite está de pé. se tiver um findi livre pega o Emerson e esposas e me liguem que estão indo em casa pro churras.

Ainda faltam alguns detalhes pra terminar a reforma do Niva. Neste carnaval vou tentar montar os vidros das portas e dai partir pra colocação do vidro eletrico.

Espero que o Emerson lembre de me mandar as fotos da adaptação que ele tem.

Sobre o Raid vamos ver após terminar a reforma.

[]s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem