Amigos do fórum,
Resolvi postar este tópico para relatar uma experiência minha e acredito que algum dos senhores passou ou está passando por isso.
Vi em alguns relatos e quando estava procurando para comprar minha X que alguns veículos não funcionava corretamente todas as velocidades da ventilação. O problema é uma pequena resitência que é muito fácil ser comprada e instalada.
Para comprar a resistência procure no ebay (eBay | Electronics, Cars, Clothing, Collectibles and More Online Shopping) em "xterra blower motor resistor", custa em torno de 20 dolares. ( na concessionária custa a bagatela de 390,00 e no ML , 195,00 sem o frete ).
Chegando a peça, em torno de 20 dias, vamos trocá-la .
Ela fica atrás do porta luvas, colada na coluna da porta, é preciso se entortar um pouquinho para entrar ali em baixo mas não é tão dificil, vc irá precisar somente de uma chave phillips,solte a resistencia, puxe para baixo com o chicote para depois soltá lo e PRONTO ! Economia de pelo menos 300,00 (peça genérica mais mão de obra, pq em alguma loja de ar condicionado vão dizer que "tem que desmontar o painel todo"
Em anexo a imagem da resistência que foi retirada.
Somente para constar, pois não possuo Xterra e sim uma Frontier SEL 2008.
Ocorreu o mesmo problema e para ter certeza que se tratava da resistência do ventilador, fiz um jump com fios flexíveis e soldei as extremidades na placa. Funcionou.
Procurei na Net e, como fiquei confuso em relação ao encaixe, resolvi procurar numa concessionária Nissan. Para minha surpresa, encontrei em duas e por um preço justo; R$ 90,00. Isso mesmo.
Conversei com o pessoal que faz manutenção atrás de duas respostas; porque queima e porque não se recomenda reutilizá-la.
A primeira resposta foi "dar a partida com o ventilador ligado", ou seja, recomenda-se colocar na posição 0 (zero) ao ligar o carro e, a segunda é mais lógica, pois a resistência é o primeiro elemento de proteção quando ocorre sobrecarga no sistema. O segundo é o fusível. O risco que se corre ao reutilizar a placa, através de um jump é um super aquecimento da fiação podendo ocasionar até incêndio.
Somente para constar, pois não possuo Xterra e sim uma Frontier SEL 2008.
Ocorreu o mesmo problema e para ter certeza que se tratava da resistência do ventilador, fiz um jump com fios flexíveis e soldei as extremidades na placa. Funcionou.
Procurei na Net e, como fiquei confuso em relação ao encaixe, resolvi procurar numa concessionária Nissan. Para minha surpresa, encontrei em duas e por um preço justo; R$ 90,00. Isso mesmo.
Conversei com o pessoal que faz manutenção atrás de duas respostas; porque queima e porque não se recomenda reutilizá-la.
A primeira resposta foi "dar a partida com o ventilador ligado", ou seja, recomenda-se colocar na posição 0 (zero) ao ligar o carro e, a segunda é mais lógica, pois a resistência é o primeiro elemento de proteção quando ocorre sobrecarga no sistema. O segundo é o fusível. O risco que se corre ao reutilizar a placa, através de um jump é um super aquecimento da fiação podendo ocasionar até incêndio.
Abraços a todos,
JC Dorini/SP
Caramba, Dorini! R$90,00? Quando você comprou? Aqui na MISAKI em BH custa R$300,00!
Nissan Frontier SE 4x4 CD D23 2.5 T/A 2017/2018 Laranja Imperial
Caramba, Dorini! R$90,00? Quando você comprou? Aqui na MISAKI em BH custa R$300,00!
Comprei em Julho/12 na Fuji Japan (concessionária localiza na Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, 1655 - SP - Tel.: 11-3386-3000).
Também havia encontrado na concessionária Grand Brasil (Av. dos Bandeirantes,1585 - SP - Tel. 11-3048-1100).
Lembre-se que provavelmente a placa é a mesma, porém o encaixe da fiação e a fixação dos parafusos talvez sejam diferentes entre o da Xterra e da Frontier modelo SEL.
Boa sorte.
Ola Dorini, sei que faz tempo que trocastes as resistencias, tenho uma Frontier XE 2010, tu saberia se essa peça que comprastes tambem serve para o meu modelo.
Abs
Mauricio
Postado originalmente por jcdorini
Somente para constar, pois não possuo Xterra e sim uma Frontier SEL 2008.
Ocorreu o mesmo problema e para ter certeza que se tratava da resistência do ventilador, fiz um jump com fios flexíveis e soldei as extremidades na placa. Funcionou.
Procurei na Net e, como fiquei confuso em relação ao encaixe, resolvi procurar numa concessionária Nissan. Para minha surpresa, encontrei em duas e por um preço justo; R$ 90,00. Isso mesmo.
Conversei com o pessoal que faz manutenção atrás de duas respostas; porque queima e porque não se recomenda reutilizá-la.
A primeira resposta foi "dar a partida com o ventilador ligado", ou seja, recomenda-se colocar na posição 0 (zero) ao ligar o carro e, a segunda é mais lógica, pois a resistência é o primeiro elemento de proteção quando ocorre sobrecarga no sistema. O segundo é o fusível. O risco que se corre ao reutilizar a placa, através de um jump é um super aquecimento da fiação podendo ocasionar até incêndio.