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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de LEONARDORAZO
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    Troca da Resistência da Ventilação Xterra




    Amigos do fórum,
    Resolvi postar este tópico para relatar uma experiência minha e acredito que algum dos senhores passou ou está passando por isso.
    Vi em alguns relatos e quando estava procurando para comprar minha X que alguns veículos não funcionava corretamente todas as velocidades da ventilação. O problema é uma pequena resitência que é muito fácil ser comprada e instalada.
    Para comprar a resistência procure no ebay (eBay | Electronics, Cars, Clothing, Collectibles and More Online Shopping) em "xterra blower motor resistor", custa em torno de 20 dolares. ( na concessionária custa a bagatela de 390,00 e no ML , 195,00 sem o frete ).
    Chegando a peça, em torno de 20 dias, vamos trocá-la .
    Ela fica atrás do porta luvas, colada na coluna da porta, é preciso se entortar um pouquinho para entrar ali em baixo mas não é tão dificil, vc irá precisar somente de uma chave phillips,solte a resistencia, puxe para baixo com o chicote para depois soltá lo e PRONTO ! Economia de pelo menos 300,00 (peça genérica mais mão de obra, pq em alguma loja de ar condicionado vão dizer que "tem que desmontar o painel todo"

    Em anexo a imagem da resistência que foi retirada.

    Boa sorte a todos !!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc03428.jpg   -dsc03427.jpg  
    Ex Ranger centennial
    Xterra 03/04

  • #2
    Usuário Avatar de Cafred
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    Tive esse problema recentemente, retirei a resistencia e refiz as soldas esta funcionando perfeitamente e custo $0

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Cafred Ver Post
    Tive esse problema recentemente, retirei a resistencia e refiz as soldas esta funcionando perfeitamente e custo $0

    caracas, Cafred! Passa aí como você fez essa solda? Estou com problemas na velocidade 2 e não encontro em BH uma alma que possa recuperar...
    Nissan Frontier SE 4x4 CD D23 2.5 T/A 2017/2018 Laranja Imperial

  • #4
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    na minha comprei no ML e eu mesmo troquei, tranquilo link: Resistencia Ventilacao Xterra - MercadoLivre Brasil
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

  • #5
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    Somente para constar, pois não possuo Xterra e sim uma Frontier SEL 2008.
    Ocorreu o mesmo problema e para ter certeza que se tratava da resistência do ventilador, fiz um jump com fios flexíveis e soldei as extremidades na placa. Funcionou.
    Procurei na Net e, como fiquei confuso em relação ao encaixe, resolvi procurar numa concessionária Nissan. Para minha surpresa, encontrei em duas e por um preço justo; R$ 90,00. Isso mesmo.
    Conversei com o pessoal que faz manutenção atrás de duas respostas; porque queima e porque não se recomenda reutilizá-la.
    A primeira resposta foi "dar a partida com o ventilador ligado", ou seja, recomenda-se colocar na posição 0 (zero) ao ligar o carro e, a segunda é mais lógica, pois a resistência é o primeiro elemento de proteção quando ocorre sobrecarga no sistema. O segundo é o fusível. O risco que se corre ao reutilizar a placa, através de um jump é um super aquecimento da fiação podendo ocasionar até incêndio.

    Abraços a todos,

    JC Dorini/SP

  • #6
    Usuário Avatar de rubemnet
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    Citação Postado originalmente por jcdorini Ver Post
    Somente para constar, pois não possuo Xterra e sim uma Frontier SEL 2008.
    Ocorreu o mesmo problema e para ter certeza que se tratava da resistência do ventilador, fiz um jump com fios flexíveis e soldei as extremidades na placa. Funcionou.
    Procurei na Net e, como fiquei confuso em relação ao encaixe, resolvi procurar numa concessionária Nissan. Para minha surpresa, encontrei em duas e por um preço justo; R$ 90,00. Isso mesmo.
    Conversei com o pessoal que faz manutenção atrás de duas respostas; porque queima e porque não se recomenda reutilizá-la.
    A primeira resposta foi "dar a partida com o ventilador ligado", ou seja, recomenda-se colocar na posição 0 (zero) ao ligar o carro e, a segunda é mais lógica, pois a resistência é o primeiro elemento de proteção quando ocorre sobrecarga no sistema. O segundo é o fusível. O risco que se corre ao reutilizar a placa, através de um jump é um super aquecimento da fiação podendo ocasionar até incêndio.

    Abraços a todos,

    JC Dorini/SP

    Caramba, Dorini! R$90,00? Quando você comprou? Aqui na MISAKI em BH custa R$300,00!
    Nissan Frontier SE 4x4 CD D23 2.5 T/A 2017/2018 Laranja Imperial

  • #7
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    Citação Postado originalmente por rubemnet Ver Post
    Caramba, Dorini! R$90,00? Quando você comprou? Aqui na MISAKI em BH custa R$300,00!
    Comprei em Julho/12 na Fuji Japan (concessionária localiza na Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, 1655 - SP - Tel.: 11-3386-3000).
    Também havia encontrado na concessionária Grand Brasil (Av. dos Bandeirantes,1585 - SP - Tel. 11-3048-1100).
    Lembre-se que provavelmente a placa é a mesma, porém o encaixe da fiação e a fixação dos parafusos talvez sejam diferentes entre o da Xterra e da Frontier modelo SEL.
    Boa sorte.

    JC Dorini/SP

  • #8
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    Complementando a mensagem anterior, pois encontrei a peça queimada.
    Os encaixes são realmente diferentes. Vejam as fotos.


    -_dsc0045_01.jpg-_dsc0047_01.jpg

  • #9
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    Resistencia

    Ola Dorini, sei que faz tempo que trocastes as resistencias, tenho uma Frontier XE 2010, tu saberia se essa peça que comprastes tambem serve para o meu modelo.
    Abs
    Mauricio

    Citação Postado originalmente por jcdorini Ver Post
    Somente para constar, pois não possuo Xterra e sim uma Frontier SEL 2008.
    Ocorreu o mesmo problema e para ter certeza que se tratava da resistência do ventilador, fiz um jump com fios flexíveis e soldei as extremidades na placa. Funcionou.
    Procurei na Net e, como fiquei confuso em relação ao encaixe, resolvi procurar numa concessionária Nissan. Para minha surpresa, encontrei em duas e por um preço justo; R$ 90,00. Isso mesmo.
    Conversei com o pessoal que faz manutenção atrás de duas respostas; porque queima e porque não se recomenda reutilizá-la.
    A primeira resposta foi "dar a partida com o ventilador ligado", ou seja, recomenda-se colocar na posição 0 (zero) ao ligar o carro e, a segunda é mais lógica, pois a resistência é o primeiro elemento de proteção quando ocorre sobrecarga no sistema. O segundo é o fusível. O risco que se corre ao reutilizar a placa, através de um jump é um super aquecimento da fiação podendo ocasionar até incêndio.

    Abraços a todos,

    JC Dorini/SP

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