Se não me engano, o LESSA já resolveu o problema:concordo: e realmente era o cardã que estava desbalanceado,:parede: ele mandou balancear e está 100%:concordo: desde então mais ele não postou a solução aqui e sim no topico "FRONTIER 2.8 MWM"
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Se não me engano, o LESSA já resolveu o problema:concordo: e realmente era o cardã que estava desbalanceado,:parede: ele mandou balancear e está 100%:concordo: desde então mais ele não postou a solução aqui e sim no topico "FRONTIER 2.8 MWM"
a referencia das cruzetas, seria a do cardã traseiro ? meu mecanico falou q preciso trocar tb a cruzeta central alguem sabe qual daria certo??
Olá Wilson as cruzetas da Frontier são padrão são todas Iguais da saida do cambio, meio do cardã e a cruzeta do diferencial são as mesmas, até mais:karate:
Pessoal
Tenho uma frontier 4x4 2004 e ela estava trepidando quando eu usava o freio, mas não era aquela trepidação do pedal quando ativa o ABS, era muito mais forte, e também trepidava quando eu acelerava e soltava o acelador.
Então fui na concessionária da Nissan, o técnico me disse que provavelmente era o cardan e teria que trocar toda a transmissão, com certeza iria pagar muito caro pelo serviço.
Fui em uma oficina com experiência em caminhonete frontier, por meio de uma indicação muito segura, então o mecânico trocou a 3 cruzetas do cardan e mais o rolamento do cardan.
Para minho surpresa, o problema foi resolvido, a caminhonete esta show de bola, todas as trepidações dela sumiram.
O custo do serviço R$ 300,00 de peça e mais R$ 120,00 de mão de obra
O mecanico da concessionária afirmou que precisaria trocar todo o cardan pois a nissan não vende peças separadas. Um cardan completo até ano passado tava saindo por 1.800 lá.
- Porém para nossas camionetes já há no mercado paralelo grande variedade de peças.
Concordo plenamente com que o colega Vieira falou. Nessa situação é muito provável o carda não nao esta balanceado, e essa de eliminar o rolamento central é furada, segundo meu mecanico, uma das principais funções de tal peça é a flexibilidade entre o diferencial e a caixa de marcha.
Amigos, boa noite. Li seu os posts mas não compreendi bem quais cruzetas de outros veículos podem substitui a da frontier.
Eu estou com a tal vibração entre 80 e 100 km e gostaria de saber quais cruzetas são compatíveis.
O que sei até o momento é que as 3 cruzetas são iguais e intercambiáveis e que o rolamento original pode ser conseguido em casas especializadas com a referencia " perfect cicle" da SKF
A minha caminhonete é uma XE 2009/2010 Diesel 4x4.
Obrigado pela ajuda.
Colegas,
Com o rolamento de centro de uma frontier 2006 (cab. dupla, eletronic), nos últimos dias, passamos por uma sina que deu muita r***a aqui em Manaus.
A borracha externa ao rolamento de centro do cardan estava danificada. Muito prudente, compramos uma nova (R$ 130,00 em 11/2016) e instalamos no lugar da original.
Antes, veículo funcionava e andava normal, e as cruzetas não apresentam sinal nenhum de folga.
Após a instalação do novo rolamento, o veículo começou a vibrar (vibração, tremer) entre 10 e 30km/h.
Vibração insuportável, parecia que ia até quebrar a rabeta da caixa de marchas.
Após 25 - 30km/h a vibração parava.
Após muito pesquisar, encontramos um caso exatamente análogo com uma hilux, aqui postado no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...os-30km-h.html
Trechos do caso análogo:
"Essa camionete está vibrando ao arrancada parado, até os 25/30 km/h...."
"Uns dizem que é regulagem do rolamento de cardan, mas como ele só anda para frente e pra trás (e é pouco), não posso acreditar que seja."
"Acima de 30km/h não vibra de forma nenhuma!"
"VIBRAÇÃO AO ARRANCAR PARADO, e acontece dos 10 aos 30km/h.... como se o cardan ficasse batendo...."
"Não tem barulho, só vibração.... e se for em subida a coisa piora... passou dos 30km/h, tudo certo."
No meu caso, vibrava ao arrancar, piorando muito em subidas. Em descida, quando o carro começava o movimento sozinho, não vibrava. Apartir de 30km/h a vibração parava.
Parecia até embreagem ou que a caixa e/ou motor estavam com os coxins danificados. Mas os coxins estão ótimos. E antes da troca não vibrava, certeza absoluta.
O que eu fiz:
1. deixamos frouxo os parafusos de fixação do suporte do rolamento de centro, afim de dar uma margem de movimento maior ao cardan.
Não resolveu nada.
2. mudamos a posição da cruzeta do meio (girei 180 graus), a cruzeta que liga o cardan trazeiro ao mini-cardan, afim de "alinhar" o cardan trazeiro com o dianteiro.
Não resolveu.
3. rasgamos a borracha do suporte do rolamento, para soltar o rolamento, como estava o antigo.
Não resolveu.
4. Tiramos o suporte do rolamento de centro, para o cardan girar livre.
Piorou muito, não conseguimos nem andar 20m assim. O cardan até bate no assoalho da cabine.
5. Tiramos o mini-cardan e mudamos uns 2 dentes de posição da luva (aquela presa por uma porca 24mm, próximo a estria e onde fica o rolamento)
Após 3 montagens e teste, cada montagem numa posição diferente, achamos uma que não vibrou.
Fica o registro e dica:
Ao instalar novo rolamento de centro, marque exatamente onde fica a posição do cardan grande, do mini cardan e a posição exata da luva intermediária.
Eu tive sorte pois marcamos o cardan trazeiro e o dianteiro, ficando sem marca apenas a luva intermediária (que foi justamente o que deu problema).
Ao sacar a luva, muito cuidado. Não marrete nada, aquelas peças são muito sensíveis de empenamento.
No meu caso, aparentemente resolvemos o problema. Já andamos alguns quilômetros sem vibração. Mas poderia ser pior. Já estávamos nos preparando para comprar outro cardan ou confeccionar um novo inteiriço (sem luvas e/ou rolamentos).
Agradeço
Fiquem com Deus
Esse foi o Comentário que me salvou!!
Pois bem, logo depois de trocar o rolamento da borracha do cardã percebi uma trepidação mais forte principalmente entre 1 e 2 marchas e entre 10 e 40 km/h e trepidação muito severa em subidas, mas em alta velocidade , nenhuma trepidação. Segundo o mecânico que fez a troca da borracha do cardã, o problema estava relacionado ao fato de que com tal troca o conjunto ficou justo e a trepidação estava sendo transmitida para o interior do veículo e ele diagnostoucou que o problema estava relacionado ao volante bi-massa e a embreagem.
depois de ler esse tópico resolvi consultar outro mecânico que observou o alinhamento das cruzetas e percebeu que a cruzeta antes da borracha, que vai em direção ao diferencial traseiro, estava colocada em posição invertida. Daí ele desmontou essa peça, virou o cardã e o carro ficou uma maravilha!! 100% resolvido, mas fui eu que levei a solução, explicando todos os detalhes ao mecânico depois de ler esse tópico descrito pelo colega animalan, que me poupou 3 mil reais.
A minha viatura é uma Frontier 2.8 4x4 2006/06.
Minha Frontier coloquei pneu novos balanceada e alinhada apartir de 80km/h começa a vibrar a direção ela é 4x2 !!!! Alguém pode me ajudar ??
Perfeita definição do problema, passei pela mesma coisa, igual. A única diferença é que o rolamento que eu troquei estourou, e o segundo que coloquei não tirou a vibração..
se eu tivesse lido esse tópico a tempo teria sugerido marcar a posição do cardan... eu se tivesse lido até ontem teria pedido pra tentar regular isso.
Infelizmente não deu tempo e fui convencido por um mecânico a fazer o cardan interiço.
Gostaria de pedir opiniões a respeito do cardan interiço.