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Convex Datacenter
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  • #1
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    27/12/2006
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    Bicos injetores, problemas




    E aí pessoal do 4X4

    Seguinte, levei minha Nissan p/ revisão, tive uma surpresa desagradável... segundo o bombista, 2 bicos "trancaram" e segundo ele não adianta qualquer recuperação, só colocando novo (que custam a bagatela de R$ 350,00 cada - prejú de 1400 latinhas) - estão mijando muito...

    1) Alguém já passou por isso no fórum? É normal isso com apenas 80.000 km rodados?

    2) O "reparo" (parte de baixo) sai por 260 cada, será que é melhor trocar logo tudo (kit com a caneta, pronto p/ colocar no lugar) ?

    3) Qualquer outra dica será bem vinda...

    Obrigado a todos

  • #2
    Infelizmente você provavelmente terá de trocar os bicos, no meu caso mês pasado, cai na besteira de levar minha ranger (90.000 km) para aumentar a presão da bomba, escolhi o canto errado e mandei ele testar os bicos, simplesmente depois de colocá-los de volta eles não prestaram mais, o carro ficou sem força e fumaçando demais, procurei saber esses bicos são auto-limpantes e os meus estavam perfeiros (porém já usados) não precisaveam de limpeza, o bombista (luiz diesel) foi inventar de "calibrar" meus bicos e acabou os inutilizando, fiz um acordo com ele e trocamos somente essa parte de baixo , (acho que chamamos de cabeça sei lá) parece que as canetas só precisam ser trocadas se não conseguir uma vedação perfeita, coloquei os bicos originais que são da bosch, o carro ficou perfeito, ficou pra min essa lição de escolher melhor o local que levamos as viaturas para revisão, pois acho que ele não deveria ter me omitido o fato de que bicos injetores só devem ser mexitos quando há constatação de que eles estão com defeito, pois parece que é muito difícil conseguir recalibrar bicos já usados.então na minha modesta opinião dá para trocar só as cabeças dos bicos (originais), e quanto a quilometragem 80.000 km, acho prematuro, porém depende muuuuito da manutenção que o carro recebeu (troca de filtro de combustível e qualidade do combistível que você usa), se esses cudados forem tomados com certeza dura muito mais de 80.000 km.


    []´s.
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • #3
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    Procura um distribuidor mwm que custa mais barato, ou compra os bicos do Rasch motorem que de quebra a potência sobe bastante!
    O sistema de injeção só necessita de regulagem quando perde força.
    Na maioria das vezes a fumaça e perda de potência é justamente quando os bicos estão "mijando" e dessa forma os bombistas ganham a MO da bomba injetora também em vez de mexer só nos bicos.
    Para aumentar o débito na bomba é mais fácil fazer em casa mesmo.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Banido Avatar de ojaneri
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    Quanto a trocar caneta, dificilmente se troca ela, apenas os bicos.

    Sim, o bico pode colar e só numa limpeza conseguir deixá-los direitinho. Mas as vezes, não adianta. As vezes só de botar óleo de motor no tanque, aumenta a viscosidade do combustivel e a injetora dá mais pressão, e consegue limpar e 'descolar' o bico.

    Não, 80 mil km é pouco para esses bicos. Eles tem a mesma estimativa de vida do motor, pelo menos 200 mil km. A não ser por esquente, veja se eles estao com a ponta levemente azulados. Leve-os numa autorizada Bosch e veja se eles conseguem limpa-los e calibra-los novamente.

  • #5
    Pessoal,

    Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Pessoal,

    Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...

    também achei estranho, mas levei os bicos desmontados em 2 lugares, e a mesma avaliação... dizem que um dos motivos é diesel ruim...

  • #7
    Banido Avatar de ojaneri
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    01/07/2004
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Pessoal,

    Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...
    O meu travou agora depois de menos de 10 mil km com os bicos novos. Pensei que era os bicos (são paralelos) e levei pra uma autorizada Bosch. Tinha tanta sujeira no tanque oriunda do diesel que tinha 'fechado' o bico. Depois de retirada, limpeza e recalibrada dos bicos, alem de uma limpeza no tanque, voltou tudo a 100% novamente.

    Ou seja, não é só esquente que pode estragar os bicos...

  • #8
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    O meu travou agora depois de menos de 10 mil km com os bicos novos. Pensei que era os bicos (são paralelos) e levei pra uma autorizada Bosch. Tinha tanta sujeira no tanque oriunda do diesel que tinha 'fechado' o bico. Depois de retirada, limpeza e recalibrada dos bicos, alem de uma limpeza no tanque, voltou tudo a 100% novamente.

    Ou seja, não é só esquente que pode estragar os bicos...
    Osvaldo,
    Verifica o filtro que deveriam segurar essa sujeira. Não deveria chagar nada aos bicos...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Pessoal,

    Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...
    X2.............

    O que mata a bomba injetora/bicos em condições normais de uso é a qualidade do diesel.

    Ações preventivas:
    - diesel de boa procedência
    - troca dos filtros de diesel; se não houver corrosão no tanque e partes metálicas internas e o diesel vier limpo, os filtros estarão sempre limpos.
    - em locais frios manter o tanque sempre cheio para evitar condensação de água.

    Ações corretivas:
    - mexa na bomba/bicos apenas se tiver problema.
    - se não conhecer um bombista, peça referencias (caminhoneiros e frotistas diesel), não caia na mão de inexperientes ou picaretas.
    - use peças de 1° linha (nada de xing-ling).
    - alteração da configuração/ajustes recomendados pelo fabricante SEMPRE tem custo, seja por aumento de consumo, poluição ou durabilidade; portando deve ser sempre bem avaliado.

    []´s

  • #10
    Banido Avatar de ojaneri
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    O filtro eu trocava a cada 3 trocas de oleo, ou seja, a cada 15.000 kms...esse foi trocado com os bicos, ta quase fazendo 10.000 km...e é original. To trocando novamente, e devo trocar agora pelo menos a cada 10.000 km.

    Mas tá bravo, o combustivel anda muito ruim, e ultimamente tava abastacendo só com biodiesel (b2). É provavel do biodiesel ter 'descolado' tudo quanto era sujeira encrustada no tanque e tubulação.

  • #11

    Vamos lá pessoal

    Pergunto alguem já viu um bico injetor desmontado ?
    Sabe como funciona ?
    Aqui vai um desenho esquemático par amelhor compreensão:



    No manual de operação do MWM Sprint refere-se ao período de 45000km para se retirar e calibrar os bicos injetores, "sistema mecanico é claro"
    No manual da Bosch, fabricanto do bico, a vida util média dos mesmos é 100000km.
    Ademais os Bosch Serviçes tem acesso a quase todas as peças de desgaste dos bicos e não são caros, lembrando-se que são componentes de mecanica fina, não devem ser mexidos por mexanicos curiosos.
    http://www.bosch.com.br/br/autopecas..._injetores.htm.
    Vamos as perguntas dos companheiros do forum.
    Prezado Sr. Walter como é que pode um conjunto de molas, duas no caso do MWM Sprint, abrir e fechar varias vezes por minuto, resistindo a pressão de 221 bar antes de injetar na camara e não perder a tensão por 300000km, Eh ruim heim!
    Para isso troca-se os calços(pinos) ou mesmo as molas, isto é que se chama calibar os bicos, pelo menos no meu entendimento.
    Outra coisa que pega são as sedes onde as "agulhas" que fazem a vedação batem continuamente num abrir e fechar. Esse martelar continuo acaba deformando o metal e ai já era.
    Tanbem temos os orificios de pulverização que depois de milhares de litros pulverizados, sofrem erosão lembra de trocar o filtro ze senão fica a pé. Se altera a forma e o diametro dos orificios prejudica a pulverização.
    Resumindo durar 300000km acredito que dura mesmo. O vovo tem 90 anos e tai ai mesmo, mas manda ele correr 100m !! E a fumaça?
    Os bicos do meu MWM já calibrei (troquei os pinos da mola) da uma diferença legal no torque em baixa.
    Estão com 83000km e fiz orçamento da proxima revisão aos 100000km e já observei que não compensa trocar todas as peças originais Bosch para recolocar a performance no nível do original. Sai muito proximo aos bicos da Rasch com 30% a mais de volume injetado, ou seja vou comprar 4 conjuntos completos com o Mauricio e guardar os velhos para quando vender o carro.
    Sds
    4X4 Brasil

  • #12
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Pergunto alguem já viu um bico injetor desmontado ?
    Sabe como funciona ?
    Aqui vai um desenho esquemático par amelhor compreensão:
    Já vi sim, inclusive tinha usado um antigo como chaveiro. Poli o bico dele..dificil foi furar

    E inclusive, isso não é diagrama do bico, mas sim do porta-injetor = caneta.

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