Postado originalmente por
RicardoFLN
Acho que cabe umas correções. Primeiro que todo motor a combustão sofre com blow-by (passagem dos GASES pelos anéis), seja velho, seja zero quilômetro. Segundo, um intercooler com uma fina camada de óleo diminui as trocas térmicas, ou seja retira menos calor do ar pressurizado pela turbina. Terceiro, o tal "vapor de óleo" está longe de ser meramente só isso. Há toda uma "fauna"

de gases por ali, como, hidrocarbonetos (obviamente!), monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxidos nitrosos, vapor d'água e traços de sulfatos e aldeídos. Se a tua pressão no cárter é grande, provavelmente a difusão de toda essa "sopa gasosa" no óleo lubrificante seja maior do que se a pressão fosse aliviada ao máximo.
Há pouco tempo atrás, eu tb pensava que quando se falava de respiro, estávamos falando somente de um inofensivo vapor de óleo, mas estudos para proceder a reformulação do meu sistema de respiro me clarearam que não é bem assim.
Só para ter uma ideia do potencial destruidor do blow-by gas, a Caterpillar menciona em um manual técnico, que quando o blow-by for aliviado diretamente para atmosfera, ao invés de ficar recirculando, as troca de óleo podem ter sua frequencia espaçadas até o dobro!
Sds.
.