Você não vai obter nenhuma informação útil com multímetro nesse caso.
Nissan Frontier LE 2011/12 motor 2.5 de 172 CV com 200.000 Km. Após uma viagem longa sem problemas, chegando na cidade, ela começou a fumacear e não ter arranque nas paradas dos semáforos. Experimentei 4 válvulas solenoides novas e não tive sucesso com nenhuma. Levei na oficina. Trocaram os filtros de combustível e nada. Removeram o tubo resfriador do EGR, coletor de escape, turbina e catalisador.
O tubo resfriador estava trincado junto a flange que conecta ao coletor. Foi recuperado com uma solda inox.
O coletor estava empenado e também trincado na sua porção central. Não tem novo pra comprar. Dei sorte e encontrei um em útimo estado no ferro-velho.
A turbina passou por testes e não teve nada alterado.
O catalisador foi substituído por outro novo.
Depois de tudo montado o defeito continuou o mesmo.
Resolveram experimentar uma nova valvula moduladora. Desta vez MWM. Também não mudou nada.
Desistiram do serviço (mas cobraram é claro) e eu desisti da oficina.
Encontrei este tópico aqui no 4x4 que é praticamente a descrição do meu problema.
Estou anexando um vídeo que mostra o funcionamento da haste do wastegate. Talvez alguém possa ajudar.
https://youtube.com/shorts/NjvlbGGWXFQ?feature=share
Típico caso de diagnóstico mal realizado.
No link que você mandou, o vídeo mostra claramente que a wastegate está sim funcionando certinho.
Se tem um problema com potência desse veículo ou outra coisa, nessa válvula da geometria da turbina é que não vai ser.
Att.
Enrico.
FRONTIER 2012 AUTO COM VÁLVULA MODULADORA SUBSTITUIDA PELA VALVULA DE PARTIDA A FRIO DO FOX!!!
É isso mesmo...você não leu errado... adquiri a caminhonete recentemente, e esperava um consumo de pelo menos 10kml na estrada.... viajei 800 km... medi tres vezes... 8,8 foi a melhor média... andando a 90/100 toda hora, quase nada de área urbana.... na cidade... 6,5... gasta mais que minha tiguan a gasolina!!!
Comecei a verificar itens... pesquisar, tudo está no lugar, mangueiras perfeitas, no lugar certo, as únicas alterações são o DPF isolado e a válvula moduladora diferente das que tem à venda na internet... AQUI ESTÁ O ESTRANHO... desmontei a que está lá fiz uma pesquisa, e é a válvula usada para partida a frio em vários carros 1.0... gol, fox... conector igual, três vias... mas é pequenininha... um pouco maior que um ovo de codorna...
SUPONHO que, mecanicamente, uma válvula pequena não terá a mesma atuação de uma grande como é a original...
AH! A caminhonete funciona como um relógio... partida ótima, um pouco de fumaça esbranquiçada assim que liga (uns 5 segundos) e um pouco de fumaça escura quando dá uma acelerada, como arrancar num sinal.. depois não fumaça....
gostaria de saber o que os amigos acham.... se essa adaptação pode ser a responsável pelo alto consumo.
Se essa sua Frontier tiver DPF, ela não tem essa válvula moduladora da turbina, a turbina terá atuador elétrico.
É outro sistema.
Você pode ter se enganado com a válvula de vácuo do by-pass do trocador de calor da EGR, que é igual à uma válvula de partida a frio...
Olá. Alguém poderia me ajudar. As mangueiras que sai da moduladora do turbo aqueles finas. Estão rachadas e não consigo encontrar... Alguém poderia me ajudar daí devido a esta assim a westgate não está modulando e está, fazendo uma fumaça preta... O veículo é uma frontier 2.5 XE manual 2010.. Obrigado
Vá em qualquer ferragista que trabalhe com mangueiras, existem vários tipos de mangueiras que você pode usar ali comprando por metro, desde mangueiras aquelas mangueiras cristal pra linha de combustível de carros carburados, até mangueiras de linha de combustível pretas, tecalon, etc. Não é difícil encontrar mangueiras que dão certo ai.
Muito obrigado pela a ajuda. Vou em uma casa que vende mangueiras de borracha e procurar.. Pois preciso trocar imediato pois está com vazamento e isso não permite o funcionamento correto a westgate e limitando a velocidade e muita fumaça preta..