Perfeita explicação amigo. É exatamente isso. Se não houver perda de pressão no sistema, mesmo com água, não haverá problema.
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Gente, brigadão pela força.
Vou colocar um aditivo destes que elevam o ponto de ebulição.
Outra coisa, alguem sabe a especificação, como eu peço na auto-peças, a tampa do radiador. Vi no manual que a tampa do reservatório é de pressão e a do radiador, não é. A tinha voltado do mecânico com as duas tampas pressurizadas.
Não existe essa tampa no paralelo, só original. E como eu falei aqui, ela estar com água apenas não vai fazer o motor ferver. Olha, eu quando faço um motor rodo primeiro apenas com água limpa no sistema, pois se der algum vazamento eu não perco o aditivo. Só depois de tudo testado e verificado, sem vazamentos, eu faço a limpeza do sistema e coloco o aditivo.
Enricof18, tô te alugando, mas... me dá mais uma luz, por favor...
Li no tópico sobre o bloqueio da EGR que pode levar a fissuras no tubo trocador de calor que refrigera a dita cuja, e que isto tambem pode levar a um superaquecimento por fazer pressão do sistema.
Então pergunto: Tem como testar se tem vazamento por esse tão tubo sem tirar ele do lugar?
Se isolar a EGR DO JEITO CERTO, não tem risco de ter fissuras no trocador de calor. O que muitos fazem é isolar apenas na entrada da válvula devido a facilidade do serviço, e aí sim tem esse risco. Mas do jeito certo, não tem risco nenhum. E também, se estiver bloqueado do jeito certo, mesmo que o trocador de calor estiver trincado, não vai passar pressão pro sistema de arrefecimento pois ele estará totalmente isolado.
Pra testar, retire o trocador de calor do lugar, mas não tire as mangueiras dele. Coloque pressão no reservatório do radiador com a ferramenta adequada (1,5 bar) e espere. Se sai água pelo trocador, ele está trincado.
Vou pedir para o mecânico ver se a EGR foi fechada pela antigo dono e se o tubo está trincado tb.
Mais uma vez, obrigado.
Prezado Enrico.
Abrimos a bomba d'agua e estava zerada.
Então andamos com ela com o aparelho ligado pra ver se o marcador estava com defeito, mas o scanner acusava que ela aumentava a temperatura mesmo.
Então fiquei grilado com aquela questão que você havia me falado por primeiro, do radiador entupido e resolvi levar noutra casa de radiadores.
E não deu outra. Estava entupido mais na parte de baixo das galerias, tipo por umas casquinhas esbranquiçadas que também saiu da água.
Verifiquei que quando fiz a revisão dos 80.000km na oficina que eu costuma levar (hj ela está com 109.000km) havia sido trocado o líquido do arrefecimento.
Na nova mecânica que ela estava me falaram que provavelmente colocaram líquido/fluído com as especificações erradas, que deve ter sofrido alguma reação química formando essas casquinhas. O fluído que foi tirado era o original dela.
Seja como for troquei o radiador (coloquei um recondicionado) e ela ficou zerada.
Então agradeço imensamente.
Vc tinha cantado a pedra.
Bom dia pessoal, queimou a junta do cabeçote da minha frontier, o mecânico aqui da minha cidade tá com medo de fazer porque a retificadora assustou ele dizendo que era muito problemático esse Motor, que não vai ficar bom.
Alguém que tenha passado por isso pra dar um help aí?
Se precisar de ajuda, entra em contato comigo no (64)99988-2703 via whatsapp.
Att.
Enrico.