
Postado originalmente por
Bigsd
Caro Nilton
Aqui fala do consumo dela:
Teste Nissan Frontier S MT: Aqui e trabalho
Aos que buscam uma picape econômica para o trabalho, a Frontier S se mostrou uma ótima contratação. Na cidade, com o bom torque em baixas rotações, marcou 11,5 km/litro de diesel, enquanto na estrada, com a sexta marcha engatada, cravou 15,3 km/litro.
Mas o pessoal do grupo diz que sabendo conduzir ela, as médias são melhores do que isso. Tem colega lá que está batendo médias de 17km/l (entre 16,8 e 17,3 km/l) em rodovia. Outro colega disse que conseguiu mais de 18 km/l, mas desengatando as marchas em algumas situações o que todos os colegas acharam pouco recomendável.
Esse mesmo artigo comenta algo que o Cirão já citou aqui (e até publicou um artigo técnico) sobre a forte participação da engenharia da Mercedes-benz no projeto desta picape:
Apesar de ser o mesmo propulsor YS23, fruto da parceria com a Mercedes-Benz, ele tem apenas um turbo de geometria variável
O controle de tração, a suspensão traseira, bancos zero gravidade e muitos outros itens foram desenvolvidos conjuntamente com tecnologia da Mercedes (e tecnologia de ponta aplicada só por ela em modelos de luxo como o controle de estabilidade inteligente de última geração), já que a Mercedes pretendia montar uma versão (e chegou a montar) utilizando a mesma plataforma.
O melhor de tudo é que mesmo a Mercedes percebendo que ela não teria competitividade nesse mercado, e mesmo saindo dele, deixou a sua contribuição ao modelo.
O artigo também faz elogios interessantes em relação à suspensão, que mesmos endo um modelo básico, é a mesma de toda a linha:
Levei a Frontier S para um terreno acidentado para testar a tração 4x4, com reduzida e bloqueio de diferencial. Com as chuvas dos dias anteriores, os buracos e valetas estavam profundos e escorregadios. Mesmo com pneus de uso mais urbano, a picape venceu tranquilamente as "barreiras" usando apenas a tração 4x4. Com a reduzida, ela chega a pular ao soltar a embreagem, mostrando que Frontier tem força de sobra. A suspensão traseira, com eixo rígido, molas helicoidais e cinco braços de controle, tem curso longo e segura bem a carroceria na terra ou no asfalto. A Frontier permite até ser provocada que, sem os feixes de molas, pula menos quando vazia e tem um chassi bem firme, que valoriza a dirigibilidade.
Eu acho o modelo S bem bacana, e se for para uso pessoal ela permite você personalizá-la ao seu gosto. Tem muitos colegas no grupo que compraram esse modelo e gostaram muito. Na faixa de preço dela, eles dizem que não encontraram nada similar.