x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Duvidas TR4 - Estabilidade e Tracao 4h




    Oi Pessoal,

    Estou querendo comprar uma TR4 e fui testar hoje - 2009 MT. Adorei o carro mas não comprei na hora porque fiquei em dúvida se o que eu vi era um problema do carro que testei ou caracteristicas das TR4.

    Os meus problemas foram:
    1. achei que ela tende a sair de traseira numa curva a uns 90km na estrada em uma curva tranquila.
    2. achei que o engate da 4h na existia. Na verdade era dificil colocar nele eu tirava da 2h e ele ia direto p/ a 4HLc e eu tinha q ficar procurando a 4h.

    Ela é assim mesmo ou eu peguei uma com algum problema?

    Obrigado pela ajuda.

    Antonio

  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Comigo não acontece isso não...
    4H é só um "totózinho" para frente e boa!

  • #3
    A 90km/h em uma curva tranquila ela não sai de traseira não, se o carro estiver em ordem.

    A mudança para o 4x4H não tem essa dificuldade não. É só um toque reto para frente e vc vai sentir na alavanca quando engatar. Para entrar no 4x4Hlc tem que estar no 4x4Hi primeiro, colocar para a esquerda e para frente. Não tem como entrar direto do 4x2 para o 4x4Hlc só colocando pra frente a alavanca.

    Abs

    Lindóia

  • #4
    Usuário Avatar de CID DOS SANTOS SCALA
    Entrada
    31/08/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    166
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ASoares Ver Post
    Oi Pessoal,


    "Os meus problemas foram:
    1. achei que ela tende a sair de traseira numa curva a uns 90km na estrada em uma curva tranquila.
    ....

    Ela é assim mesmo ou eu peguei uma com algum problema?

    Obrigado pela ajuda.

    Antonio
    Caro Antonio,
    observar que a suspensão deste veiculo foi desenvolvida pra emprego off road, com eixo rigido na traseira, cardan etc. Muito eficiente no emprego em condições adversas, conforme projeto, porem, sugiro tomar o devido cuidado em estradas com irregularidades no solo, principalmente se estiver em curva e o TR4 estiver trafegando acima de 120km/h. A Tracker/GV II tambem tem a mesma caracteristica, porem, um pouco mais "arisca" nesta condição citada, pois não tem a "amarração" que a Mitsubishi usa nos TR4.
    Jeep Compass 4x4
    Ex- SUZUKI S-CROSS GLS 15/16

    Ex- GV III 4X4 2011 MT/Tracker 2008

  • #5
    Usuário Avatar de Salazar
    Entrada
    07/12/2011
    Idade
    50
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Amigão!!!

    A minha é do mesmo ano e não apresenta este"lance" direto na mudança na tração, pois para mudar de 4x2 para o 4x4H não tem essa dificuldade não. É só um toque reto para frente e vc vai sentir na alavanca quando engatar.
    Melhor levar a um mecânico que seja do meio e tirar estas dúvidas mais a fundo.

    Abraço e boa sorte.

    Mitsubishi TR4 2009 Flex M/T

  • #6
    Usuário Avatar de rodrigoscf
    Entrada
    27/12/2011
    Local
    Recreio - Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    562
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo!

    Procure ver as buchas da suspensão traseira... As buchas das travessas!

    O eixo traseiro deve ficar com zero de convergência, mas essas buchas estouradas permitem que ele se movimente, fazendo o conjunto traseiro girar um pouco, como se tivesse uma direção na traseira... então, às vezes, mesmo com o volante sem puxar, o carro pode ir para um lado ou outro devido a esse movimento do eixo traseiro que não pode existir...

    Vá em um autocenter e FIQUE JUNTO. Peça para forçar bem as travessas com o carro no elevador... Vai ver como as rodas se movimentam...

    Se estiver tudo em ordem, veja se não está esperando da sua TR4 o comportamento de um Civic Si ou um Jetta TSI... rsrsrs

    Ela gruda bem nas curvas, mas como outros amigos citaram, há um risco quando a estrada é irregular pois ela balança e pula um pouco, podendo fazer perder o controle caso seja em curva e em alta velocidade... Mas no asfalto liso, é bem justa!


    Bucha Suspensão Traseira Pajero Tr4 Pajero Io - R$ 35,00 en MercadoLibre
    Espero ter ajudado...

    Abrações !!!!


    Citação Postado originalmente por ASoares Ver Post
    Oi Pessoal,

    Estou querendo comprar uma TR4 e fui testar hoje - 2009 MT. Adorei o carro mas não comprei na hora porque fiquei em dúvida se o que eu vi era um problema do carro que testei ou caracteristicas das TR4.

    Os meus problemas foram:
    1. achei que ela tende a sair de traseira numa curva a uns 90km na estrada em uma curva tranquila.
    2. achei que o engate da 4h na existia. Na verdade era dificil colocar nele eu tirava da 2h e ele ia direto p/ a 4HLc e eu tinha q ficar procurando a 4h.

    Ela é assim mesmo ou eu peguei uma com algum problema?

    Obrigado pela ajuda.

    Antonio

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas respostas. Comprei a TR4 hoje.
    Já vi que ela estava desbalanceada/desalinhada. Vou resolver isto amanhã e conversar com o mecânico sobre as dicas.

    Valeu!!!

    Antonio.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/06/2014
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    50
    Posts
    9
    Agradecimento: 1

    Dúvidas sobre tração 4H (pois é.. ela mesma)

    Boa noite, pessoal. Tenho bebido dessa fonte de conhecimento 4x4 que é esse fórum já há alguns, mas essa é minha primeira postagem. Tenho dúvidas (ainda) a respeito da tração 4x4 da TR4 2012 sem bloqueio de diferencial (4H). Vi em alguns lugares falarem que há um diferencial central E uma unidade de acoplamento viscoso que trabalham em conjunto. E, de fato, encontrei um vídeo gringo montando uma caixa de transferência de uma pajero (não lembro o modelo, mas era das irmãs maiores da TR4) onde se via claramente acima da correia, na montagem, um diferencial convencional e uma unidade de acoplamento viscoso dispostos acima da engrenagem da correia. Contudo, em outra imagem em que vi de uma caixa de transmissão de TR4 aberta, se vê apenas a unidade de acoplamento viscoso encaixando diretamente sobre a engrenagem da correia. Aí veio a dúvida, no caso da TR4 não há um diferencial baseado em engrenagens (semelhante em princípio ao traseiro e dianteiro) como nas pajeros maiores e sim, somente o acoplamento viscoso? E desse modo, ao andar em 4H seria na verdade tração traseira com acoplamento da tração dianteira sob demanda? E se houver, poderiam me explicar onde ele fica localizado dentro da caixa? Sei que muito já foi falado sobre isso, mas se puderem me ajudar agradeço.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    27/06/2014
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    50
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Bem, "acho" que consegui esclarecer minha dúvida. Segundo o esquema da figura abaixo da transmissão SS4-i que equipa a TR4, não há mesmo um diferencial distribuindo a torque para os dois eixos, mas somente o acoplamento viscoso, de maneira que no modo 2H a engrenagem da corrente fica desacoplada, no modo 4H fica ligada diretamente à unidade de acoplamento viscoso e no modo 4HLc acoplada diretamente ao eixo propulsor (o tal bloqueio do diferencial central).
    Se é mesmo isso, então no modo 4H só teremos tração nas dianteiras sob demanda e não em tempo integral como haverá em alguams outras pajero (já que o acoplamento da VCU exige rotação diferenciada entre os dois eixos). Em situação normal o torque é todo direcionado para as traseiras. Maaas, como a figura tá em russo, ta f* para entender.. kkk. Se alguém tiver uma imagem desse sistema e puder postar fico grato.
    Duvidas  TR4 - Estabilidade e Tracao 4h-ss4-i.jpg

    Esse vídeo mostra uma caixa de transferência de uma pajero Sport KH4W GLX com o diferencial + VCU


  • #10
    Usuário
    Entrada
    27/06/2014
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    50
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Modo 4H com melhor qualidade:
    Duvidas  TR4 - Estabilidade e Tracao 4h-ss4-i_modo4h.jpg

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/06/2014
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    50
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Bem, finalmente encontrei um texto da própria Mit que afirma claramente que no sistema SS4i a tração da dianteira é somente sob demanda. Então não haveria um diferencial propriamente dito transmitindo tração em tempo integral também para o eixo dianteiro como no SS4-II, mas somente uma unidade de acoplamento viscoso mesmo (VCU).

    "Indeed, in 4H SS4-i is in 'thinking' mode, because although you've selected 4WD, power is still only fed to the rear wheels until surface conditions dictate that the front wheels need it too. This is achieved via a device in the centre differential known as a viscous-coupling unit (VCU), which senses when the rear wheels are losing grip, and instantly feeds drive to the front wheels so that they can help with traction. This could happen when, say, you hit a patch of ice on the road. The benefit is that the vehicle is only using 4WD when it really has to, and so is always running as smoothly as possible as well as optimising fuel economy."

    Fonte:
    4-Wheel Drive

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    109
    Agradecimentos: 5
    Muito interessante. Se o sistema funciona dessa forma, realmente não dá bem pra perceber sua atuação, já que não chega a patinar as rodas traseiras para a dianteira se acoplar.

    Só não entendo porque a direção fica mais pesada ao acionar o 4H, se a tração não estará em uso a todo momento? O peso na direção é o mesmo de quando se bloqueia o diferencial central ou se aciona a reduzida. Deveria pesar apenas no momento em que a tração demandasse pro eixo dianteiro, não?

    Já cheguei a ler, em documentos não técnicos, que a tração em 4H seria na faixa de 60% traseira, podendo chegar até 50% devido ao acoplamento viscoso.

    Citação Postado originalmente por cleorb Ver Post
    Bem, finalmente encontrei um texto da própria Mit que afirma claramente que no sistema SS4i a tração da dianteira é somente sob demanda. Então não haveria um diferencial propriamente dito transmitindo tração em tempo integral também para o eixo dianteiro como no SS4-II, mas somente uma unidade de acoplamento viscoso mesmo (VCU).

    "Indeed, in 4H SS4-i is in 'thinking' mode, because although you've selected 4WD, power is still only fed to the rear wheels until surface conditions dictate that the front wheels need it too. This is achieved via a device in the centre differential known as a viscous-coupling unit (VCU), which senses when the rear wheels are losing grip, and instantly feeds drive to the front wheels so that they can help with traction. This could happen when, say, you hit a patch of ice on the road. The benefit is that the vehicle is only using 4WD when it really has to, and so is always running as smoothly as possible as well as optimising fuel economy."

    Fonte:
    4-Wheel Drive

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvidas sobre tração e reduzida
      Por Mar Falado no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/05/2022, 15:13
    2. Respostas: 12
      Última resposta: 22/03/2009, 20:25
    3. XJ: Dúvidas na seleção de tração ( 4x2 e 4x4 )
      Por lmazzucatto no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 12
      Última resposta: 27/07/2007, 11:42
    4. Pajero Sport 00 Revisoes, tração- Duvidas
      Por fpenna2 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/03/2007, 22:20
    5. Dúvidas - Tração e Pneus
      Por Níracas no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 08/09/2006, 22:52

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade