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  • #1

    Consumo Pajero 2.8 HPE diesel




    Minha Pajero Sport 2.8 HPE AT faz no maximo 8 Km / l de diesel , tenho lido por aqui que isso pode ser considerado muito bom; eu não acho. Pode ser melhorado? Tenho escutado falar de carros mais pesados que fazem até 12 Km / l de diesel na estrada !!! Calibro os pneus com regularidade e só abasteço em postos BR , de preferncia com o selo "De olho no combustivel " .
    O consumo alto tem a ver com o fato de ser 4 x 4 ? Qdo ela está no asfalto rodando em 4 x 2 o diferencial dianteiro está "ativo" apesar de não estar tracionado ou ele fica livre ? Outra coisa: Qdo ponho carro em "N" e deixo ele correr um pouco no embalo , sinto como se o carro não estivesse 100% solto, será só uma sensação ? Recentemente troquei oleo da trasmissão automatica, cx de transferencia e diferenciais.
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #2
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    O consumo da Pajero Sport realmente é por aí...
    Se der pra melhorar alguma coisa ainda tem que levar o carro num bombista e dar uma geral da bomba injetora e nos bicos dela.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
    Eis o que descobri hoje em visita a uma concessionaria Mit :
    "Desative o modulo HPE , retire a valvula/modulo otimizador e coloque no lugar uma parafuso calibrado , o HPE do seu carro faz ele gastar mais diesel e fumaçar mais em troca de um aumento de potencia pouco relevante" .
    De fato, um amigo tem uma Pajero Intercooler mais antiga com motor 2.8 ~ 4m40 como o meu e diz que faz 11K/L na estrada andando a 100 / 110 Km /H.
    Como isso tem que ser feito no bombista , aproveito e verifico bicos e etc. Vou levar o possante em posto / serviço de bombas autorizado Bosch.
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Leo Maluf Ver Post
    Eis o que descobri hoje em visita a uma concessionaria Mit :
    "Desative o modulo HPE , retire a valvula/modulo otimizador e coloque no lugar uma parafuso calibrado , o HPE do seu carro faz ele gastar mais diesel e fumaçar mais em troca de um aumento de potencia pouco relevante" .
    De fato, um amigo tem uma Pajero Intercooler mais antiga com motor 2.8 ~ 4m40 como o meu e diz que faz 11K/L na estrada andando a 100 / 110 Km /H.
    Como isso tem que ser feito no bombista , aproveito e verifico bicos e etc. Vou levar o possante em posto / serviço de bombas autorizado Bosch.
    Não recomendo tirar o módulo HPE. Você vai se arrepender amargamente.
    Se esse motor tiver EGR, vale a pena isolá-lo, melhorará bastante. Isso mais a recalibragem da BI e bicos vai melhorar a potência e o consumo do carro.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    E o que seria o EGR , Imperador ?
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #6
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    Dá pra ter uma ideia nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...hando-egr.html (Fechando a EGR.)

    Esse motor tem EGR, dá uma olhada nesse tutorial: http://www.delicaclub.ru/Files/L400_...howing_EGR.doc
    Vai melhorar bastante, segundo relatos do fórum, além de melhor o consumo.

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rc...41ofIg&cad=rja
    http://www.google.com.br/url?sa=t&rc...9knpGA&cad=rja
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #7
    Grande Imperador !
    Obrigado pelas informações , mas esse lance de soldar uma chapa no bloco...Eu não me arriscaria.Acho que vou ter que me acomodar com o consumo alto.
    Feliz 2012 !
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Não recomendo tirar o módulo HPE. Você vai se arrepender amargamente.
    Se esse motor tiver EGR, vale a pena isolá-lo, melhorará bastante. Isso mais a recalibragem da BI e bicos vai melhorar a potência e o consumo do carro.
    eu tenho uma pajero sport hpe e o consumo dela na cidade esta em torno de 5 km/l e na estrada esta em torno de 8,5 km/l, sinto que ela esta meio amarrada tipo presa , onde fica o egr da minha como faço para isolar ele e fazer ela ficar mais solta e mais potente?

  • #9
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    Boa tarde caro Maluf, desativar o HPE pode dar problema na queima.
    A minha e uma Sport 2.8, não esquento com o consumo dela. O que me irrita e estar a 1500 rpm 5° marcha, afundar o pé até rasgar o tapete e a bixinha só crescer depois que a turbina enche aos 2000 rpm

  • #10
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    capao da canoa/RS
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    A minha esta fazendo 6 k/l na cidade , to fazendo um caixa($$%%$%%$) e mandar pra uma bosch service ver bomba e bicos rsrs.....bebendo mais que eu a mardita!!
    Pajero GLS-B(Full) 2001 2.8 td(4m40)

  • #11
    Usuário Avatar de gperius
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    Citação Postado originalmente por Marcolin Ver Post
    A minha esta fazendo 6 k/l na cidade , to fazendo um caixa($$%%$%%$) e mandar pra uma bosch service ver bomba e bicos rsrs.....bebendo mais que eu a mardita!!
    Bah, fiz a minha na SOARES DIESEL em Joinville. Gastei demais, mas vou te contar. Estou há 5 anos com o carro, mas só agora que pude sentir o motor dessa camioneta.

    O senhor Ademar me convenceu a fazer o serviço completo: foi bomba de palheta original, bicos zexel originais, velas bosch originais, enfim...

    Tá um foguete, dentro dos limites do que pode se esperar. Eu diria que está até pra lá do limite. Muita leveza no dirigir, muito torque.

    Já ia vendendo ela por 20 mil. Se me oferecerem 30 no dinheiro ainda não largo.

    Abraços

  • #12
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    Citação Postado originalmente por gperius Ver Post
    Bah, fiz a minha na SOARES DIESEL em Joinville. Gastei demais, mas vou te contar. Estou há 5 anos com o carro, mas só agora que pude sentir o motor dessa camioneta.

    O senhor Ademar me convenceu a fazer o serviço completo: foi bomba de palheta original, bicos zexel originais, velas bosch originais, enfim...

    Tá um foguete, dentro dos limites do que pode se esperar. Eu diria que está até pra lá do limite. Muita leveza no dirigir, muito torque.

    Já ia vendendo ela por 20 mil. Se me oferecerem 30 no dinheiro ainda não largo.

    Abraços
    Mais diga se melhorou o consumo??? qual o ano e modelo da sua?

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