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  • #1

    TR4 flex ou Sport V6 gasolina ( consumo e manutenção)




    Prezados, estava à procura de uma TR4 flex por volta de 08/09 ou 010 quando me disseram o seguinte: cara um TR4 flex automática bebe a mesma coisa que uma pajero Sport V6 gasolina. Aí fui pesquisar e é realmente isso. Aí comecei a olhar os preçose me animei muito. Em torno de 50.000 pratas dá para garimpar um 2008 com 40.000 rodados. Agora só falta saber a diferença do custo de manutenção regular (óleo, fluidos, corrreias, filtros, pastilhas e amortecedores). Já tiva uma TR4 mecânica gasolina 05 e adorei o carro. Mas agora quero uma viatura automática. Quem puder ajudar esse velho camarada... Eu agradeceria muito. Grande abraço a todos.

  • #2
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    Prezado, eu tenho uma pajero sport 2007/08 e adquiri com 32.000km. Antes dela tinha uma tr4 automática 2005. Curti muito e viajei muito com ela. Muito confortavel e valente, fui no pantanal sul e uma incursão no interior do MT (estradão de chão). Acontece que realmente ela consome muito perto de uma sport e, a sport é mais pesada que ela. Troquei os amortecedores da TR4 por R$1000,00. E quando comparei os preços de peças de reposição da Sport, os amortecedores, a exemplo, custam R$400,00 os quatro. Algumas coisas são mais baratas e talvez outras serão mais caras, porem o conforto que ela vai te trazer em viagens de longa distância é muito superior. Consumo do TR4 fica em 5 e 6km/l e da sport conduzindo tranquilamente em uso urbano é em torno de 5,5km/l e estrada chega a fazer 10km/l andando a 110 -120 km/h e se não tiver muita serra para enfrentar, o normal é entre 8 e 9 km/l (Lembrando que estou falando de gasolina). Conjunto de pastilhas ficam em torno de R$ 100,00 o par dianteiro e 100 o traseiro. Tem algumas coisas que vc precisa ver quando comprar, verificar se não há trepidações na direção, isto enche muito o saco, mas vc acostuma. Acho que muito do problema é folga excessiva no cubo das rodas dianteiras, e veja também se não há problemas de cambagem, pois cada pneu custa em média 800,00 (bons pneus). De uma profunda olhada na borracha da tampa traseira, retire e veja se não há pontos de ferrugem, pois tem sérios problemas de acumular água lá, para resolver não sei o que fazer, ainda estou em testes, mas o fato é que isto enche o porta malas de água.
    No mais é só alegria, o conforto é absurdo, sem falar que sua estrutura é muito robusta. Suporta muito bem o tranco e não é um carro frouxo, pois tem um ótimo torque, melhor que o diesel 2.5 e não tem problemas de aquecimento. Subo serra de 2000 m de altitude sem parar (20min) e nem sinal de aquecimento tanto no motor quanto no câmbio automático.
    Compre e vá fazer um passeio no pantanal para curtir o carro.

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  • #3
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    Não tem nem compração: Pajero Sport V6 é anos-luz melhor que a TR4. Em qualquer aspecto (exceto, talvez, no seguro)
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #4
    Irmão, tem razão demais. Não há comparações entre um TR4 e uma Sport no quesito conformto e desempenho. A minha dúvida era a respeito da manutenção regular e do consumo. Mas a verdade é a seguinte, quando comprei a minha TR4 todo mundo me falava que o consumo dela era pesado, que iria fazer no máximo 8,5 km/h, em fim. Comigo dirigindo, na boa total, nunca fez menos de 9,5 km/h e, na maioria das vezes, fez 10 km/h e 10,3 km/h. Tá certo que ando sempre na velocidade da via e o meu trânsito diário é de quinta marcha, ou seja, é o representativo do trãnsito de estrada. Então penso que a Sport não vai fazer menos de 8,5 km/h na minha realidade. Sendo assim, começo hoje a garimpar a viatura. Ah, esse lance de trepidação da direção acontece também na Sport? Eu pensei que fosse coisa só de TR4. Realmente é um desconforto. Alguém sabe de mais algum ponto que eu deveria observar? Abração!

  • #5
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    A trepidaç!ao acontece sim na sport, mas hj fui ao mecanico e ele lubrificou e tirou a folga do cubo de roda dianteiras. Com isto a trepidação sumiu por completo, a menos da folga do acoplamento estriado da barra de direção.
    Abrçs

  • #6
    Citação Postado originalmente por mvarruda Ver Post
    Prezado, eu tenho uma pajero sport 2007/08 e adquiri com 32.000km. Antes dela tinha uma tr4 automática 2005. Curti muito e viajei muito com ela. Muito confortavel e valente, fui no pantanal sul e uma incursão no interior do MT (estradão de chão). Acontece que realmente ela consome muito perto de uma sport e, a sport é mais pesada que ela. Troquei os amortecedores da TR4 por R$1000,00. E quando comparei os preços de peças de reposição da Sport, os amortecedores, a exemplo, custam R$400,00 os quatro. Algumas coisas são mais baratas e talvez outras serão mais caras, porem o conforto que ela vai te trazer em viagens de longa distância é muito superior. Consumo do TR4 fica em 5 e 6km/l e da sport conduzindo tranquilamente em uso urbano é em torno de 5,5km/l e estrada chega a fazer 10km/l andando a 110 -120 km/h e se não tiver muita serra para enfrentar, o normal é entre 8 e 9 km/l (Lembrando que estou falando de gasolina). Conjunto de pastilhas ficam em torno de R$ 100,00 o par dianteiro e 100 o traseiro. Tem algumas coisas que vc precisa ver quando comprar, verificar se não há trepidações na direção, isto enche muito o saco, mas vc acostuma. Acho que muito do problema é folga excessiva no cubo das rodas dianteiras, e veja também se não há problemas de cambagem, pois cada pneu custa em média 800,00 (bons pneus). De uma profunda olhada na borracha da tampa traseira, retire e veja se não há pontos de ferrugem, pois tem sérios problemas de acumular água lá, para resolver não sei o que fazer, ainda estou em testes, mas o fato é que isto enche o porta malas de água.
    No mais é só alegria, o conforto é absurdo, sem falar que sua estrutura é muito robusta. Suporta muito bem o tranco e não é um carro frouxo, pois tem um ótimo torque, melhor que o diesel 2.5 e não tem problemas de aquecimento. Subo serra de 2000 m de altitude sem parar (20min) e nem sinal de aquecimento tanto no motor quanto no câmbio automático.
    Compre e vá fazer um passeio no pantanal para curtir o carro.

    Sem mais
    1- O preço das pastilhas dianteiras custa R$160 e as traseiras custam R$420, os amortecedores custam cerca de R$300 os dianteiros e R$400 e pouco os traseiros, isso na concessionária. Vamos usar os preços das peças originais, esses carros não se dão muito bem com peças paralelas.

    2- Meu carro tem 130.000km rodado, fazendo algumas trilhas e NUNCA tive essa folga de cubo de roda, nem nunca vi meu mecânico da concessionária falar a respeito disso, isso foi um fato isolado do seu carro. Cambagem eu so tive que fazer quando fiz a suspensão, não é nenhum problema, é somente manutenção preventiva.

    3- Vamos nos informar direitinho, a Pajero tem um sistema de arrefecimento diferente das L200, portanto não existe casos de superaquericmento nas Pajero Sport, somente nas L200. Vou daqui(Recife) pra Fortaleza(780KM) no pau na minha Pajero CHIPADA e nunca esquentou.


    A folga que ela tem, e TODAS tem é a da coluna de direção mesmo, isso eu não consegui resolver, ja tentei de tudo, colocar abraçadeiras, na concessionária foi feito diversos de procedimento com uma cola especial da Mitsubishi, e nada resolve, só a substituição, e que depois de um tempo volta a aparecer.

    Os preços que eu coloquei foram de peças originais. Tem muita peça safada no mercado, que não vale de nada... Embuchamento, peças da suspensão, peças do motor, só original! Cansei de gastar dinheiro com peças paralelas e a durabilidade ser de 1 mês... Coloquei toda suspensão original e estou feliz! Portanto eu garanto que sou bastante embasado para falar sobre esse assunto de peças

    abs

  • #7
    Sobre aquecimento, a minha Sport já aqueceu o câmbio duas vezes. Lembrando que é AT. Nas duas situações, fiquei mais de 20 ou 30 minutos direto a 150km/h, então, não vou dizer que é culpa do câmbio, hehehe.
    TR4 2010 MT Lift 2”/Proteções/Rancho RS9000XL/Mangels Trópico/BF KM2/AVM/Totem/Garmin 60CSX
    Equiped by 4WD Brasil Powered by SFI Chips

  • #8
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    Os preços que eu coloquei foram de peças originais. Tem muita peça safada no mercado, que não vale de nada... Embuchamento, peças da suspensão, peças do motor, só original! Cansei de gastar dinheiro com peças paralelas e a durabilidade ser de 1 mês... Coloquei toda suspensão original e estou feliz!

    Quando comentei os valores dos amortecedores e pastilha de freio, tinha falado de preços da Miltfort em Sao Paulo. Sei da pessima qualidade das peças paralelas, mas comprei peças na miltfort e nunca tive dor de cabeça. Tal forma que custa pouco mais da metade dos valores numa concessionária. A parte, as concessionárias precisam ganhar dinheiro com venda de pecas, mas se comprar por exemplo as peças pela Rockauto.com, EUA, os precos vao ser similar aos da miltfort, e a qualidade das peças são ótimas. Concordo com as peças de motor, as quais realmente compro na concessionária.
    Sem mais.

  • #9
    A tração da TR4 é superior a da Sport, que nao permite o uso do 4x4 no asfalto. A TR4 tem mais estabilidade tb, alem de freios a disco nas 4 rodas, abs e ebd que nao sei se equipa a Sport. Mas com a Sport vc vai ganhar em conforto e em espaço interno. Consumo eu acho que sera igual: faço 7,5km/l na gasolina, estrada a 4,5mil giros com a minha TR4.

  • #10
    Então minha gente, está decidido, comprei uma Sport 2008 com 62.000 km rodados, único dono, e todas as revisões carimbadas pela Mit no manual. Devo pegá-la apenas na terça ou quarta que vem. Minha TR4 tinha pneus bfgoodrich 225/75/16 e fiquei chocado com a competência do pneu. Andei 70.000km com ele, e, pelo visto, andará outros 70.000, se não mais. Essa medida 75 pegou um pouquinho quando se utilizava todo o giro do volante, mas ficou MUITO mais bonito rsrsrs. Estou pensando em fazer o mesmo na Sport, colocar um bf 265/75/16, ou seja, aumentar apenas de 70 para 75 como fiz na TR4. Será que vai pegar também? Qual é o óleo que sai nela de fábrica, é o magnatec também? Quantos litros de óleo ela pega? No rolé que dei não percebi nenhuma folga na direção, mas vou fazer mais testes quando pegá-la. No mais, mais alguma dica? Abração!

  • #11
    Então minha gente, está decidido, comprei uma Sport 2008 com 62.000 km rodados, único dono, e todas as revisões carimbadas pela Mit no manual. Devo pegá-la apenas na terça ou quarta que vem. Minha TR4 tinha pneus bfgoodrich 225/75/16 e fiquei chocado com a competência do pneu. Andei 70.000km com ele, e, pelo visto, andará outros 70.000, se não mais. Essa medida 75 pegou um pouquinho quando se utilizava todo o giro do volante, mas ficou MUITO mais bonito rsrsrs. Estou pensando em fazer o mesmo na Sport, colocar um bf 265/75/16, ou seja, aumentar apenas de 70 para 75 como fiz na TR4. Será que vai pegar também? Qual é o óleo que sai nela de fábrica, é o magnatec também? Quantos litros de óleo ela pega? No rolé que dei não percebi nenhuma folga na direção, mas vou fazer mais testes quando pegá-la. No mais, mais alguma dica? Abração!

  • #12
    Bom, eu tenho uma TR4 flex 2010 mec e uma Sport V6 2009 aut....

    consumo médio na estrada:
    TR4: 7km/l alcool. Sendo R$1,8/litro, são R$0,26/km
    Sport: 8km/l gasolina, se andar na boa. Sendo R$2,8/litro, são R$0,35/km

    Então, MINHA EXPERIÊNCIA mostra que a MINHA TR4 é mais econômica.
    Ando 1.000km/semana, hora com uma, hora com a outra.
    Claro que aqui no forum sempre tem alguém prá falar que não é nada disso etc.
    Por isso deixo claro que estou falando EXLUSIVAMENTE dos meus carros.

    Detalhe impotante é que não consigo fazer 8km/litro na Sport, porque acabo acelerando mais do que devia, o motor é muito bom, aí já era, cai para 7.

    O que fiz foi colocar GNV. O custo por km caiu paa R$0,16. Está funcionando muito bem, e não me arrependo porque calculei muito antes de colocar. Mas aí o problema é a autonomia, coloquei cilindro de 17, são 140km entre cada abastecimento. Outro ponto a considerar é a frequência de troca de velas e cabos. Considerando que são 6 velas, o custo acaba subindo, mais as revisões do sistema etc. Por outro lado, o IPVA cai 25% em SP. Para mim valeu a pena. Verdade que preferia ter trocado por uma diesel, mas não dava e o GNV foi a melhor solução.

    Claro que Sport é muito mais confortável que a TR4, por isso mesmo custava 40% a mais. Espaço interno excelente. O que pega mesmo é a direção, todo mundo tem ou teve algum problema de folga ou alinhamento, mas é questão de correr atrás e arrumar. A minha está puxando muito, cada hora para um lado, preciso ver isso. As peças são mesmo mais baratas, ao contrário do que eu pensava.

    A favor da TR4, a versatilidade na direção e o diferencial central com acoplamento viscoso variável, que permite andar com tração em qualquer tipo de piso. Na Sport não tem esta vantagem, tração só em piso com pouca aderência.
    TR4 2010 MT Lift 2”/Proteções/Rancho RS9000XL/Mangels Trópico/BF KM2/AVM/Totem/Garmin 60CSX
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