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  • #1
    Usuário Avatar de Luciano Rodrigues 4x4
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    17/11/2011
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    Dúvidas na compra de uma TR4




    Pessoal,

    Vou comprar uma TR4 (2007/2008) e tenho as seguintes dúvidas:

    - Quais os itens tenho que redobrar a atenção na avaliação antes de comprar?
    - Automática ou Manual. Qual tem o melhor consumo?

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

    Abçs,
    Luciano

  • #2
    Luciano,

    Sugiro vc pesquisar nos demais tópicos, pois tem bastante informação sobre isso.

    Eu iria de uma modelo 2009, pois são flex, tanques maiores e algumas outras modificações que eu acho que compensa pagar um pouco mais pra ter. Eu fiz essa "conta" quando comprei a minha que é 08/09.

    Esqueça a automática. O cambio é uma bosta, tem só 4 marchas e pula igual a cabrito nas trocas. Sem contar que o carro fica mais lento nas retomadas e pelo que ouvi dizer não reduz tanto quanto a manual. Sobre o consumo entre uma e outra não sei dizer.

    O que vc tem que ver na hora da compra é qual a versão da TR4. Tem duas: uma completa (HPE) e outra depenada (GLS). A difrença vc perceberá olhando o painel: na GLS (que vem com Air Bag apenas para o motorista) o painel tem uma saliência logo acima do porta luvas (tipo um porta treco).

    No mais, recomendo o carro se vc for fazer uso dele também no off road. Se for pra andar só no asfalto, apesar dele ir muito bem, não é a melhor opção.

    Abs

    Lindóia

  • #3
    Usuário Avatar de jpuerro
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    13/05/2010
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    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    Luciano,

    Sugiro vc pesquisar nos demais tópicos, pois tem bastante informação sobre isso.

    Eu iria de uma modelo 2009, pois são flex, tanques maiores e algumas outras modificações que eu acho que compensa pagar um pouco mais pra ter. Eu fiz essa "conta" quando comprei a minha que é 08/09.

    Esqueça a automática. O cambio é uma bosta, tem só 4 marchas e pula igual a cabrito nas trocas. Sem contar que o carro fica mais lento nas retomadas e pelo que ouvi dizer não reduz tanto quanto a manual. Sobre o consumo entre uma e outra não sei dizer.

    O que vc tem que ver na hora da compra é qual a versão da TR4. Tem duas: uma completa (HPE) e outra depenada (GLS). A difrença vc perceberá olhando o painel: na GLS (que vem com Air Bag apenas para o motorista) o painel tem uma saliência logo acima do porta luvas (tipo um porta treco).

    No mais, recomendo o carro se vc for fazer uso dele também no off road. Se for pra andar só no asfalto, apesar dele ir muito bem, não é a melhor opção.

    Abs

    Lindóia
    Amigo das siglas me mostre aonde tem tr4 HPE pois troco na hora com a minha!!!! que é automática (sim não é o melhor cambio do mundo) mas não pula tanto assim...

    abs

  • #4
    Citação Postado originalmente por jpuerro Ver Post
    Amigo das siglas me mostre aonde tem tr4 HPE pois troco na hora com a minha!!!! que é automática (sim não é o melhor cambio do mundo) mas não pula tanto assim...

    abs
    Caro Jpuerro,

    Em 2008 e 2009 havia duas versões de TR4 (acho que continua tendo): a completa, que era chamada nas concessionárias de HPE (High Performance Equipment), que podia ser MT ou AT; e a pelada, que era chamada de GLS (vinha sem air bag do passageiro e sem ABS/EBD e só tinha MT). A motorização era a mesma em qualquer versão.

    Abs

    Lindóia

  • #5
    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    Luciano,

    Sugiro vc pesquisar nos demais tópicos, pois tem bastante informação sobre isso.

    Eu iria de uma modelo 2009, pois são flex, tanques maiores e algumas outras modificações que eu acho que compensa pagar um pouco mais pra ter. Eu fiz essa "conta" quando comprei a minha que é 08/09.

    Esqueça a automática. O cambio é uma bosta, tem só 4 marchas e pula igual a cabrito nas trocas. Sem contar que o carro fica mais lento nas retomadas e pelo que ouvi dizer não reduz tanto quanto a manual. Sobre o consumo entre uma e outra não sei dizer.

    O que vc tem que ver na hora da compra é qual a versão da TR4. Tem duas: uma completa (HPE) e outra depenada (GLS). A difrença vc perceberá olhando o painel: na GLS (que vem com Air Bag apenas para o motorista) o painel tem uma saliência logo acima do porta luvas (tipo um porta treco).

    No mais, recomendo o carro se vc for fazer uso dele também no off road. Se for pra andar só no asfalto, apesar dele ir muito bem, não é a melhor opção.

    Abs

    Lindóia
    Caro amigo para vc usar estes nomes aqui no forum ta certo que gosto tem que ser respeitado mas nao apelar para b,,,, estes nomes, imprima sua opniao ,alem do mas acho que vc foi um pouco sem educaçao para o forum , leia as normas amigo, bom mas sobre a questao da tr mecanica e tao boa quanto a automatica mas economica e claro, eu tenho automatica to feliz nao fico trocando de marcha e pago mas no consumo e bem isso a realidade , mas como o outro amigo ai do forum falou prefere automatica e eu tambem e so isso , quanto ao amigo que quer comprar se for usar traçao mesmo e uma boa pedida as duas tanto auto como mecanica , carro bem legal para ter e tem seu valor bem adequado para este ano ,sem mas modere seus comentarios acho que foi demais ,,,,
    Paulo Lond.

  • #6
    Usuário Avatar de yoda
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    17/08/2009
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    Brasília/DF
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    Eu gosto da automática. Não corro feito louco e o consumo pra quem não tem o pé muito pesado não assusta tanto assim. Eu tinha uma flex e só usava gasolina devido à autonomia maior. Em Brasília nunca compensou colocar álcool porque os preços sempre ficavam na faixa de 70% da gasolina (antes da alta absurda do etanol).

    Sou daqueles caras que acreditam em teoria da conspiração e que carro flex não passa de uma pegadinha do malandro.
    ---------------------------------------------
    Pajero Dakar
    Ex-Troller; Ex-TR4 (saudade); Ex-S10

  • #7
    Luciano,

    É minha segunda TR4 automática e eu concordo com o Lindóia, o câmbio é um lixo. Aliás, sem medo de errar, é o pior câmbio automático que já vi num carro sem sombra de dúvida. Pula muito, dá tranco, é indeciso (até pra acelerar depois de um quebra-molas), faz o motor parecer que vai sair debaixo do capô (só tem 4 marchas mal escalonadas) e se for subir serra, prepare-se pra andar junto com os caminhões na faixa da direita e ver Celtas e Unos piscarem farol pra você sair da frente. Mas como o "carlos abatepaulo" bem falou, no off-road é excelente !

    Pro meu uso que é 80% de trânsito muito muito ruim, ele é perfeito. Nos 20% é que vem o sofrimento.

    Já tinha falado isso aqui no fórum, tentei (em vão) acompanhar uma TR4 mecânica na estrada e é impossível. O desempenho de ambas é um abismo de diferença. Cheguei a achar que a TR4 do cara era "mechida".

    Se eu já sabia que o câmbio era horrível, por quê não comprei uma mecânica na segunda vez ?
    Porque a mecânica bebe menos, anda mais, mas do meu ponto de vista, não compensa o conforto da AT. Fico tranquilo junto com os caminhões na faixa da direita e deixo os Celtinhas passarem numa boa.

    Você vai precisar se decidir quanto a isso: conforto x desempenho e economia.

    Sobre quais itens verificar, não perca seu tempo. Leve o carro num mecânico que seja especialista em carros 4x4 mesmo que você tenha que pagar pra ele analisar, a menos que você entenda bastante de mecânica. Nesse caso, daqui a pouco vai aparecer gente aqui que entende do riscado pra te falar quais peças tem que ser verificadas.

    Abraço e boa sorte na compra !
    Neilson


  • #8
    Usuário Avatar de Luciano Rodrigues 4x4
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    17/11/2011
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    Galera!
    Muito obrigado a todos! Vc’s estão me ajudando muito na decisão!
    Testei ontem uma manual 06/07 e me apaixonei. Novíssima, único dono, 45.000 KM, todas as revisões feitas na Mit Brabus (SP)!
    Amanhã testarei mais duas: manual 07/07 e outra automática 07/08!
    Alguém conhece um mecânico de 4x4 bom aqui em São Paulo (Zona Sul) onde eu posso levar p/ avaliar?

  • #9
    Citação Postado originalmente por Paulo Sergio V. muller Ver Post
    Caro amigo para vc usar estes nomes aqui no forum ta certo que gosto tem que ser respeitado mas nao apelar para b,,,, estes nomes, imprima sua opniao ,alem do mas acho que vc foi um pouco sem educaçao para o forum , leia as normas amigo, bom mas sobre a questao da tr mecanica e tao boa quanto a automatica mas economica e claro, eu tenho automatica to feliz nao fico trocando de marcha e pago mas no consumo e bem isso a realidade , mas como o outro amigo ai do forum falou prefere automatica e eu tambem e so isso , quanto ao amigo que quer comprar se for usar traçao mesmo e uma boa pedida as duas tanto auto como mecanica , carro bem legal para ter e tem seu valor bem adequado para este ano ,sem mas modere seus comentarios acho que foi demais ,,,,
    Caro Paulo,

    Quando escrevo aqui no Forum penso estar falando com amigos em uma conversa informal, sem melindres ou coisa do tipo. Mas se vc se sentiu ofendido com o meu jeito de escrever, perdoe-me, não era essa a intenção.

    Tb não foi a intenção (é claro!) ofender quem tem TR4 com câmbio automático. O que eu quis dizer é que o cambio automático da TR4 não presta em relação à tecnologia que temos disponível hoje. Se você comparar com o que existe no mercado, o câmbio automático da TR4 realmente fica muito abaixo do que se espera de um carro de R$ 70mil (mal escalonado, indenciso, 4 marchas e por ai vai).

    Espero ter desfeito o mal entendido.

    Abs,

    Lindóia

  • #10
    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    Caro Paulo,

    Quando escrevo aqui no Forum penso estar falando com amigos em uma conversa informal, sem melindres ou coisa do tipo. Mas se vc se sentiu ofendido com o meu jeito de escrever, perdoe-me, não era essa a intenção.

    Tb não foi a intenção (é claro!) ofender quem tem TR4 com câmbio automático. O que eu quis dizer é que o cambio automático da TR4 não presta em relação à tecnologia que temos disponível hoje. Se você comparar com o que existe no mercado, o câmbio automático da TR4 realmente fica muito abaixo do que se espera de um carro de R$ 70mil (mal escalonado, indenciso, 4 marchas e por ai vai).

    Espero ter desfeito o mal entendido.

    Abs,

    Lindóia
    Caro amigo entendo bem o que me falou e e assim mesmo que devemos ser ,acho que estamos em um forum entao e bom discutir os assuntos dos nossos carros , acertos , dicas , e realmente nenhum carro e perfeito mesmo ,no caso do preço concordo que nova e caro mesmo o tr4,
    no meu caso comprei usada a pouco tempo , valor ja bem abaixo dos 70,mas o cambio vc tem razao tambem e 4 marchas poderia ser um 5 ou 6 marchas, mas isso nao e defeito so dela amigo todos os carros pelo menos ate 100.000 tem 4 marchas auto
    com traçao 4x4,ate o wrangler que e meu sonho de consumo , so agora vai sair 5 nos eua,mas como moramos no brasil e pagamos o carro mas caro do mundo em impostos ,temos que ficar andando nos 4 auto e 5 mecanicos mesmo, acho que tambem fui claro e expliquei bem meu caso a voce e outros amigos aqui do forum , vamos trocando ideia das nossas tr por ai .
    Paulo Lond.

  • #11
    Banido
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    25/06/2010
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    579
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    cambio AT 4 marchas ser sinônimo de cambio mau escalonado não é totalmente verdade.

    tive um vectra elite - (2.4 16v) cambio AT 4 marchas - era um corisco...poucas vezes indecisos, normal de cambio de AT, pois relaciona velocidade x aceleração e, às vezes, fica indeciso. Detalhe, o mesmo cambio AT com motor 2.0 da própria GM é mais tranquilo, quero dizer, o funcionamento cambio/motor é mais suave...o vectra, como disse, era arisco, era pensar em acelerar e o bichão já começava...rsrsrsrs

    agora, a relação cambio x motor no Pajero TR AT deixa realmente muito à desejar.

    afirmar que a MT é mais econômica, discordo em parte, pois isso depende muito da forma de dirigir do cidadão. um exemplo que distorce esta certeza afirmada por todos é o fato de 120 km/h o motor trabalha a 3.200 rpm na AT, enquanto na MT, trabalha a 3.500 rpm, isso porque a 4ª da AT é mais longa que a 5ª da MT

    outra coisa, vários carros flex fazem em torno de 5,5km/l no álcool e ninguém reclama, já o Pajero TR4 é dito por todos e a todos que é beberrão. eu, como ando (nada econômico e com a viatura um tanto mexida) tenho feito médias de 6 km/l NO ÁLCOOL em caminho misto e acho muito boa esta média.

    mas, uma coisa é inegável, o conforto do cambio AT é incomparável.

    Luciano, finalmente, embora o post já esteja muito longo, o que peço desculpas, vc tem certeza que TR4 vai te atender? a depender do uso, existem viaturas muito superiores em termos de conforto e consumo do que o tão amado e odiado Pajero TR4.

    abs

  • #12
    Usuário Avatar de carlos abatepaulo
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    29/07/2009
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    Luciano vamos por partes:
    1- Atualmente e provavelmente daqui para a frente a unica vantagem da flex é a capacidade do tanque se for usada a gasolina.
    2- Portanto talvez compense pagar bem menos por uma 2007 a gasolina completa e automatica.
    3- O cambio automatico é ótimo na estrada e no off road uma delícia, só não serve pra tirar racha e dar arrancadas nos semaforos, mas necessita uma certa adptação de sua forma de dirigir.
    4- É muito importante encontrar um veículo em bom estado e de preferencia de pessoas que não tenham utilização pesada dele.
    5- Não deixe de levar para alguem que conheça bem para examina-lo, porque tem muitas funções e itens de mecanica referente à trasmissão que talvez voce não conheca e os preços das peças de reposiçâo das caixas de transmissão e redução são altissimos, mas se forem bem conservadas duram a vida toda.
    Podem parecer sugestões obvias, mas são veículos que quando bem usados tendem a ficar conosco por varios anos sem nenhum tipo de despesas alem das basicas como oleo, filtros, pneus etc...
    Mas prepare-se para o consumo, com gasolina na estrada deverá ficar em torno 9,5 km/lts se você for pé leve, e pelo que eu pude ler não difere muito em relação ao tipo de cambio.
    Pajero TR4 2007 AT Gasolina
    www.abatepaulo.com.br

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