x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Queiroz
    Entrada
    13/01/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    51
    Posts
    235
    Agradecimento: 1

    Roda livre pajero tr4 / pajero io




    Toda TR4/PAJERO IO tem roda livre, acionada por um sistema de cuíca a vácuo, localizada atrás do diferencial/eixo dianteiro. (foto anexo1)
    Tal cuíca é acionada pelo vácuo , e libera a roda livre. O eixo e cardã dianteiros, só devem funcionar com o 4x4 ligado, e em velocidades até 100km/h.
    Acontece que o controle desse vácuo é feito eletricamente por alguns sensores, dentre eles, os solenóides da foto (anexo2).
    A função do solenóide é de liberar ou interromper o vácuo. Quando ele estraga (queima ou entope), no caso da TR4/IO, ele não manda mais vácuo, logo a cuíca perde a força para acionar a roda livre. Com da roda livre desligada, todo o conjunto gira conforme as rodas dianteiras rodam. A consequência é que o eixo dianteiro fica acionado todo o tempo, o que gera desgaste precoce da tração, aumento significativo do consumo de combustível, diminuição do desempenho (o carro fica mais "pesado"), desgaste prematuro dos pneus, e em velocidades acima de 100km/h, compromete rapidamente a caixa de transferência e diferencial dianteiro. A corrente da tração (que só deveria funcionar em 4x4), passa a rodar todo o tempo, e com o desgaste, ela começa a afrouxar e roçar na carcaça da caixa de transferência (barulho e perfuração). O diferencial dianteiro(que também deveria funcionar somente no 4x4), começa a esquentar, estragar os retentores, e dar vazamentos.
    Então, se aquela luz do painel começar a dar problemas (acender e piscar indevidamente), verifique a roda livre, pois acho que ela é responsável por boa parte dos relatos de problemas nas TR4/IO, digo, excesso de consumo, frouxa para andar, barulho na caixa de transferência, luz piscando no painel, estalos na dianteira, dentre outros.

    Na prática, se estivermos em um atoleiro, e a cuíca perder o vácuo, não perderemos a tração na dianteira. Porém no uso diário urbano ou rodoviário, isto é um sério agravante.

    Observação importante: Nas L200, PAJERO SPORT, o sistema de vácuo é invertido, ou seja, quando pára o vácuo, a roda livre fica liberada. A cuíca trabalha na função inversa.

    Espero ter contribuído

    Abraço

    Queiroz
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Roda livre pajero tr4 / pajero io-imagem0175.jpg   Roda livre pajero tr4 / pajero io-imagem0172.jpg  

  • #2
    Boa noite Queiroz.
    Estou montando um prototipo 4x4 com diferenciais Pajero Sport, e como o vacuo esta desconectado, deveria estar desengatado e esta engatado, sua explicação esta me sendo muito util, amanha vou dar uma olhada melhor no sistema.
    Abraço.
    Cherokee Sport Turbo.

  • #3
    Usuário Avatar de RicTedesco
    Entrada
    16/10/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Tens os codigos destas duas peças? Quero trocar na minha 2004 pois está a pouco até soltava a roda (roda-livre). Achei que a minha havia sanado deste problema pois tinha voltado a soltar a roda e agora nao mais e voltou a piscar o 4x2.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    Recife/PE
    Idade
    41
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Talvez isso explique uma situação.
    Eu levantei o carro (com motor desligado) e girei a roda dianteira esquerda. Pra isso precisei de muita força e cheguei a conclusão de que poderia ter algo errado. Como você falou que com o carro desligado não tenho vácuo e a roda fica engatada, agora vou fazer o mesmo teste porém com o motor do carro ligado e sentir se ela continua pesada.
    O meu carro para empurrar na garagem é um peso da porra, eu estava achando que estava com problemas. Já examinei freios e não é o problema da roda pesada.
    Pajero TR4 4x4 2009 câmbio manual
    - Para-choques em aço - Pneus 235/70-16. - Velas Denso Iridium IK20 TT - Filtro de AR K&N - Lift de 3,5"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    Recife/PE
    Idade
    41
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Realmente as rodas dianteiras ficam pesadas ao desligar o carro pois não há vácuo para manter as rodas dianteiras livres, daí elas se conectam ao diferencial e demais partes do sistema de transmissão.
    Fiz o teste de girar as rodas com o carro ligado e suspenso, o que revelou que elas estão bem livres mesmo.
    Pajero TR4 4x4 2009 câmbio manual
    - Para-choques em aço - Pneus 235/70-16. - Velas Denso Iridium IK20 TT - Filtro de AR K&N - Lift de 3,5"

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/10/2015
    Local
    Anchieta/ES
    Idade
    33
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde!
    Estou lendo essa postagem e me questiono se pode ter alguma correlação com o problema que estou tendo na minha TR4 2009 AT.
    Ela faz um barulho, acima de 30km/h, parecido com quando damos ré, mas apenas quando acelera. Sempre que tiro o pé do acelerador, o barulho para. Acelero novamente e som volta "de onde parou", pois a intensidade do barulho aumenta proporcional à velocidade.

    Junto disso, reparei hoje um vazamento embaixo do carro, na frente. E, ainda, a luz da reserva do combustível está acendendo, depois de um tempo apaga, mesmo com 1/4. Troquei as duas boias tem umas duas semanas.

    Estou pesquisando sobre esse barulho, vi mta gente com o mesmo problema e ninguém achou solução. Achei que fosse diferencial, mas alguns até abriram e constataram estar tudo perfeito.

    Sei que a postagem é bem antiga, mas alguém que acompanha aqui sabe dizer se pode ser algo haver com a postagem? Vou levar pro mecânico especializado em Mit pra trocar o motor (azar no carro, sorte no amor?? Kkkk) e ver tudo isso.

    Espero que alguém possa ajudar a encontrar a solução, pois esquenta a cabeça de muuuita gente aqui no forum rsrs

    Se for preciso, posto fotos aqui do vazamento. Se desse, enviada audio do barulho do carro.

  • #7
    Usuário Avatar de isilva
    Entrada
    25/05/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    35
    Posts
    77
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Luanacanal Ver Post
    Boa tarde!
    Estou lendo essa postagem e me questiono se pode ter alguma correlação com o problema que estou tendo na minha TR4 2009 AT.
    Ela faz um barulho, acima de 30km/h, parecido com quando damos ré, mas apenas quando acelera. Sempre que tiro o pé do acelerador, o barulho para. Acelero novamente e som volta "de onde parou", pois a intensidade do barulho aumenta proporcional à velocidade.

    Junto disso, reparei hoje um vazamento embaixo do carro, na frente. E, ainda, a luz da reserva do combustível está acendendo, depois de um tempo apaga, mesmo com 1/4. Troquei as duas boias tem umas duas semanas.

    Estou pesquisando sobre esse barulho, vi mta gente com o mesmo problema e ninguém achou solução. Achei que fosse diferencial, mas alguns até abriram e constataram estar tudo perfeito.

    Sei que a postagem é bem antiga, mas alguém que acompanha aqui sabe dizer se pode ser algo haver com a postagem? Vou levar pro mecânico especializado em Mit pra trocar o motor (azar no carro, sorte no amor?? Kkkk) e ver tudo isso.

    Espero que alguém possa ajudar a encontrar a solução, pois esquenta a cabeça de muuuita gente aqui no forum rsrs

    Se for preciso, posto fotos aqui do vazamento. Se desse, enviada audio do barulho do carro.
    Com a alavanca em 4x2 as rodas dianteiras do painel piscam?
    Verifique se o cardan dianteiro gira com o carro ligado em 4x2
    TR4 2008 MT - Lift 2" / Bloqueio Traseiro Kaiser 100% / Quebra-mato 4WD / Guincho Warn Tabor 10k / Dunlop MT1 30x9,5r15
    Ex-TR4 2011 AT

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/10/2015
    Local
    Anchieta/ES
    Idade
    33
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por isilva Ver Post
    Com a alavanca em 4x2 as rodas dianteiras do painel piscam?
    Verifique se o cardan dianteiro gira com o carro ligado em 4x2
    Não pisca. Se for levar em consideração apenas as luzes, o 4x4 está funcionando 100%. Engata todas as modalidades muito rapido, apenas quando volto pra 4x2 que eu preciso dar ré pra desengatar.

    O carro está na oficina agora, vamos ver o que o mecânico vai dizer.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/08/2017
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    37
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Queiroz Ver Post
    Toda TR4/PAJERO IO tem roda livre, acionada por um sistema de cuíca a vácuo, localizada atrás do diferencial/eixo dianteiro. (foto anexo1)
    Tal cuíca é acionada pelo vácuo , e libera a roda livre. O eixo e cardã dianteiros, só devem funcionar com o 4x4 ligado, e em velocidades até 100km/h.
    Acontece que o controle desse vácuo é feito eletricamente por alguns sensores, dentre eles, os solenóides da foto (anexo2).
    A função do solenóide é de liberar ou interromper o vácuo. Quando ele estraga (queima ou entope), no caso da TR4/IO, ele não manda mais vácuo, logo a cuíca perde a força para acionar a roda livre. Com da roda livre desligada, todo o conjunto gira conforme as rodas dianteiras rodam. A consequência é que o eixo dianteiro fica acionado todo o tempo, o que gera desgaste precoce da tração, aumento significativo do consumo de combustível, diminuição do desempenho (o carro fica mais "pesado"), desgaste prematuro dos pneus, e em velocidades acima de 100km/h, compromete rapidamente a caixa de transferência e diferencial dianteiro. A corrente da tração (que só deveria funcionar em 4x4), passa a rodar todo o tempo, e com o desgaste, ela começa a afrouxar e roçar na carcaça da caixa de transferência (barulho e perfuração). O diferencial dianteiro(que também deveria funcionar somente no 4x4), começa a esquentar, estragar os retentores, e dar vazamentos.
    Então, se aquela luz do painel começar a dar problemas (acender e piscar indevidamente), verifique a roda livre, pois acho que ela é responsável por boa parte dos relatos de problemas nas TR4/IO, digo, excesso de consumo, frouxa para andar, barulho na caixa de transferência, luz piscando no painel, estalos na dianteira, dentre outros.

    Na prática, se estivermos em um atoleiro, e a cuíca perder o vácuo, não perderemos a tração na dianteira. Porém no uso diário urbano ou rodoviário, isto é um sério agravante.

    Observação importante: Nas L200, PAJERO SPORT, o sistema de vácuo é invertido, ou seja, quando pára o vácuo, a roda livre fica liberada. A cuíca trabalha na função inversa.

    Espero ter contribuído

    Abraço

    Queiroz
    Socorro!!!!!!
    Minha viatura uma tr4 2005 está com o problema inverso, ou seja, qdo eu engato o 4x4 as rodas dianteiras permanecem livres e as luzes referente a elas no painel ficam piscando .....aí eu tenho q ficar indo pra frente e pra traz pra ver se engata...as vezes da certo e engata as luzes ficam acesas e o carro funciona normalmente....mas as vezes isso não acontece e eu desisto de botar na areia....por favor se alguém puder ajudar eu vou deixar meu email aki....cicero.a@hotmail.com....aguardo contato dos amigos....obg

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/10/2019
    Local
    Natal/RN
    Posts
    10
    Agradecimentos: 3

    TR4 com problema ao tracionar em movimento

    Olá a todos...

    Comprei recentemente uma TR4 2007 automática e já fiz a revisão geral, com troca preventiva de todos os fluidos, correias e várias peças de suspensão e freio. Motivado pelo tópico dos pneus, também já comprei um jogo de BFG 235/70 r16 que ainda não chegou.

    Observei um defeito no 4x4 dela. O manual e o adesivo na porta informam que a mudança entre 4x2, 4x4 hi e 4x4 hi/lock pode ser feita a até 100 km/h, desde que aliviando o acelerador. Pois bem, ao engatar a 4x4 hi e voltar para a 4x2 andando, após cerca de 30s escuto um barulho muito alto, e noto que não consigo acionar a 4x4 high lock (a alavanca da tração não sobe). O problema só é resolvido parando o carro e andando um pouco de ré (menos de 1 m já resolve). Resumindo, ao passar de 4x2 para 4x4h e retornar para 4x2, não consigo subir a alavanca para a 4x4hl e aparece um barulho de ronco. Ao pesquisar no fórum e na internet em geral, não achei o mesmo problema, apenas uns similares falando que poderia ser o atuador da roda livre. Vale ressaltar que, com o carro parado, todas as opções de tração acoplam sem problemas, inclusive a reduzida (com o câmbio em N).

    Alguém já passou por isso ou tem ideia do que pode ser? O mecânico suspeitava das buchas da alavanca do seletor de tração, mas como o problema não acontece com o carro parado, não vejo muito sentido...

    Além disso, notei que ao andar na 4x4 hi/lock (na areia), escuto um pequeno ronco, que creio vir do diferencial central. Isso é normal?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/10/2019
    Local
    Natal/RN
    Posts
    10
    Agradecimentos: 3
    Ninguém tem ideia do que pode ser? Levei no mecânico de novo hj, que disse ter olhado tudo e não ter achado nenhum problema... inclusive que o roncado ao andar com o diferencial bloqueado era normal. Falei com um amigo que já teve uma outra TR4 e pelo que ele lembra, não era normal roncar... como é na de vcs?

  • #12
    Usuário Avatar de diogofalcomer
    Entrada
    15/09/2017
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    34
    Posts
    292
    Agradecimentos: 24
    Citação Postado originalmente por Rafaell Ver Post
    Ninguém tem ideia do que pode ser? Levei no mecânico de novo hj, que disse ter olhado tudo e não ter achado nenhum problema... inclusive que o roncado ao andar com o diferencial bloqueado era normal. Falei com um amigo que já teve uma outra TR4 e pelo que ele lembra, não era normal roncar... como é na de vcs?
    Na minha não da nenhum ronco ou tranco. Procura um grupo no facebook nação tr4 e posta lá, no facebook tem mais gente e o pessoal responde mais rápido, se der até pra filmar.
    --------------------------------
    Mitsubishi Pajero TR4 06. (Calango)
    Instagram: @diogo_falcomer e @vamosnatrilha

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. alargadores de roda Pajero V6 3.5 2P
      Por Cleberr no fórum Mitsubishi
      Respostas: 11
      Última resposta: 17/03/2011, 16:43
    3. Roda Livre Manual AVM = Pajero Sport Aut 2007
      Por danilobelmonte no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/12/2009, 12:02
    4. Roda Pajero GLS-B 1998
      Por Oscar Kratz no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/07/2009, 22:31
    5. BAGAGEIRO PAJERO SPORT / PAJERO FULL / PAJERO IO/TR4
      Por D2IMPORTS no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/11/2005, 16:17

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade