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Visão do Encadeamento

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    Usuário Avatar de Queiroz
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    13/01/2006
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    Roda livre pajero tr4 / pajero io




    Toda TR4/PAJERO IO tem roda livre, acionada por um sistema de cuíca a vácuo, localizada atrás do diferencial/eixo dianteiro. (foto anexo1)
    Tal cuíca é acionada pelo vácuo , e libera a roda livre. O eixo e cardã dianteiros, só devem funcionar com o 4x4 ligado, e em velocidades até 100km/h.
    Acontece que o controle desse vácuo é feito eletricamente por alguns sensores, dentre eles, os solenóides da foto (anexo2).
    A função do solenóide é de liberar ou interromper o vácuo. Quando ele estraga (queima ou entope), no caso da TR4/IO, ele não manda mais vácuo, logo a cuíca perde a força para acionar a roda livre. Com da roda livre desligada, todo o conjunto gira conforme as rodas dianteiras rodam. A consequência é que o eixo dianteiro fica acionado todo o tempo, o que gera desgaste precoce da tração, aumento significativo do consumo de combustível, diminuição do desempenho (o carro fica mais "pesado"), desgaste prematuro dos pneus, e em velocidades acima de 100km/h, compromete rapidamente a caixa de transferência e diferencial dianteiro. A corrente da tração (que só deveria funcionar em 4x4), passa a rodar todo o tempo, e com o desgaste, ela começa a afrouxar e roçar na carcaça da caixa de transferência (barulho e perfuração). O diferencial dianteiro(que também deveria funcionar somente no 4x4), começa a esquentar, estragar os retentores, e dar vazamentos.
    Então, se aquela luz do painel começar a dar problemas (acender e piscar indevidamente), verifique a roda livre, pois acho que ela é responsável por boa parte dos relatos de problemas nas TR4/IO, digo, excesso de consumo, frouxa para andar, barulho na caixa de transferência, luz piscando no painel, estalos na dianteira, dentre outros.

    Na prática, se estivermos em um atoleiro, e a cuíca perder o vácuo, não perderemos a tração na dianteira. Porém no uso diário urbano ou rodoviário, isto é um sério agravante.

    Observação importante: Nas L200, PAJERO SPORT, o sistema de vácuo é invertido, ou seja, quando pára o vácuo, a roda livre fica liberada. A cuíca trabalha na função inversa.

    Espero ter contribuído

    Abraço

    Queiroz
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Roda livre pajero tr4 / pajero io-imagem0175.jpg   Roda livre pajero tr4 / pajero io-imagem0172.jpg  

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