Postado originalmente por
jpuerro
Ola pessoal 4x4!!
o caster direito da minha branquinha esta desalinhado e fui na Konigame
Alinhamento Técnico - Konigame
e me cobraram R$950,00 e 4 dias de trampo.....
alguém pode me dar alguma dica!!
na estrada não esta puxando muito para direita, mas ao esterçar para minha esquerda ao final do batente o pneu direito "arrasta" no chão.
abs e obrigado!
joao
Olá Amigo,
O desajuste de cáster na TR4 pode ser corrigido, até certo limite, atuando nos tirantes dos braços inferiores. Uma montagem semelhante era usada nos Opalas. A causa pode ser devido a uma pancada forte em algum buraco ou mesmo o mal estado das buchas de borracha dianteiras. Um diagnóstico preciso poderá evitar gastos desnecessários. Para o carro ficar 4 dias nesse serviço, o caso deve (ou deveria ser) muito grave e vc estaria sofrendo com sérios problemas de dirigibilidade.
Leia abaixo um texto técnico sobre cáster.
Sds,
Octávio
Caster
É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou
braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável
pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um
bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de
rodagem de um pneu.
O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular
da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e
prematuro da banda de rodagem do pneu.
• Positivo - quando a inclinação do eixo de giro é para a frente
• Negativo – quando a inclinação do eixo de giro é para traz
• Zero – quando o eixo de giro está na vertical
11
Função
Proporcionar estabilidade direcional.
O caster, quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto
de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem
a manter-se alinhadas para frente, impondo ao veículo uma trajetória em linha reta.
O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influencia no
desgaste dos pneus.
Os efeitos de um caster fora das especificações são os seguintes:
Quando insuficiente
• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade
Quando excessivo
• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade
• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade
Diferente lado a lado
• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas
em freagens violentas
• A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau