Olá pessoal, tenho uma Pajero Sport V6 Flex 2010 e posso dizer que o consumo é satisfatório. Anteriormente tive uma Strada Adventure 1.8 16v Etorq e a diferença de consumo não foi tão grande. Minha Pajero faz uma média de 4.3 km/l na cidade com etanol e 6.0 km/l na estrada (média 110 km/h) também com etanol. Aqui na minha cidade não compensa usar gasolina. Etanol R$ 1,79 e gasolina R$ 2,99.
A Strada tinha uma média de 6.0 km/l e 8.0 km/l também com etanol (o detalhe é que na Strada só andam duas pessoas, não tem cambio automático, não tem 4x4, não tem uma boa suspensão e o custo de manutenção como os pneus é praticamente o mesmo e sob esse ponto de vista, essa pequena diferença de consumo se tornou insignificante).
Quando fui comprar a viatura, coloquei várias coisas na ponta do lápis e acabei optando pela versão flex. Vou listar os pontos que mais influenciaram:
-os motores mit a diesel que equipam estes modelos são subdimensionados para o peso e cambio do carro;
-costumam dar problemas de aquecimento;
-as manutenções são mais caras e mais frequentes;
-seguro mais caro;
-esses motores diesel tem fama de serem difíceis de retificar quando é preciso reparar cabeçote;
-consumo dos motores diesel fica na faixa de 6.5 km/l em um ciclo misto; etc.
Ah, existe ainda um fator importante entre a Sport e a TR4 que eu também levei em consideração e acabou pesando positivamente para a compra do modelo Sport Flex que além ser mais robusta, ter um maior espaço interno, um melhor motor, melhor suspensão, consumo praticamente igual e maior prazer de dirigir, acreditem se quiserem, várias peças são bem mais baratas na versão Sport Flex que na TR4, como é o caso dos amortecedores, pastilhas de freio, discos de freio, Correia Dentada, Bomba de Combustível, etc.
Longe de propagandas (não estou tentando vender meu peixe), estou apenas deixando minha opinião para os amantes da máquina, mas para aqueles interessados, irei vender a viatura. Estou negociando um apartamento e precisarei usar o dinheiro dela para complementar a entrada. Deem uma olhada no link abaixo. Estou à disposição para dúvidas.
http://sp.olx.com.br/regiao-de-ribei...xtnp=1&xtcr=14
De qualquer maneira, optem sempre por carros mais conservados, nem que isso lhe custe um pouco mais. A recompensa vem a longo prazo, quando perceber que aquela diferença serviu para lhe deixar longe das oficinas.
Boa sorte a todos com suas viaturas, e aproveitem os "tramboios" (nome carinhoso do meu quase micro ônibus que ostenta na grade os três diamantes).