Olha só,
o motor começou a apresentar queima forte de óleo, baixando bastante a cada 1000 km, apresentou também, vazamentos no retentor do volante, perda de potência razoável, daí parei para fazer serviço, abrir cabeçote, verificar desgastes e retentores de válvulas, problema mais comum com este motor depois dos 120.000km. Minhas decepções começaram, além de retentores de válvulas com desgastes, descobriu-se que o motor tinha passado por um "remendo" para venda, tendo camisa lixada a mão, junta do cabeçote fora da especificação e outras coisas, o motor já tinha sido feito mas de maneira quase que "criminosa" para permitir a venda do veículo.
Resumindo, precisaria refazer o motor, após os levantamentos de peças e serviços, fazendo do jeito correto com peças originais (compradas via ebay, via revendas e concessionárias), levaria tempo (como só tenho a Pajero pro dia-a-dia, não poderia esperar muito) e o custo seria alto, comparado com a oferta do motor 2.0 não pensei muito, já que a diferença seria pequena em Reais e teria a vantagem de estar com um propulsor 0km e de quebra, com maior torque. Por isso optei pela troca, poderia ter feito o motor, sairia um pouco mais em conta mas, preferi trocar de uma vez por causa dos benefícios citados.
Pensei em trocar por um diesel, mas teria que mudar o câmbio também, que é automático mas ajustado para gasolina, fora as outras adaptações que seriam necessárias, que elevariam o custo da aquisição do motor e sua instalação, por estes motivos desisti da idéia de usar diesel.