Postado originalmente por
semloção
rbata,
minha experiência é um tanto semelhante... moro no Buritis em BH e o bairro é só morro... perto de casa tenho que passar numa ladeira que carro mecânico só sobe em 1a. Já vi muito 1.6 refugar ou ter que fritar a embreagem pra subir. A melhor maneira que descobri de subir (e de andar no bairro) é em "D" e com o OverDrive em "off". Parece que assim o câmbio estica mais as marchas (pelo menos é a minha impressão)... qunado saio do bairro, ligo de novo o OD e vou-me embora...
Outra coisa que notei é que se vc faz um kick-down e NÃO mantém o pé embaixo, o câmbio tende a logo passar para a marcha superior (uma medida que visa economia, talvez...) mas quando vc mantém o "pé embaixo", ele estica a marcha (até demais às vezes...)
Mais um porém, e este é uma dúvida de algum tempo... O câmbio funciona de forma diferente com o ar condicionado ligado? Dia desses numa subida longa e íngreme (estrada nova da Ibituruna, em Governador Valadares), estava eu em "D", OD "off" e 4x4H pois era estrada de cascalho e ar condicionado ligado.... Notei que nas partes mais cascudas, mesmo em marchas baixas (1a/2a) a bichinha penava, e dava "saltos", como se de repente liberasse mais potência para o motor (sem mudar a marcha).... resolvi fazer um teste e desliguei o ar condicionado, e ela parou de apresentar este comportamento... :pensativo::pensativo: Que pasa, afinal?
Sds,
Daniel (SL)